CURTAS DC MAIS | 29/09

Sarau Literário
O Sesc Palladium volta a receber de forma presencial o Sarau Literário, que acontece hoje, às 19h30, no Teatro de Bolso, com a proposta de explorar nossos sentidos, “em todos os sentidos”. O evento terá como convidada principal a performer, jornalista, escritora e compositora Brisa Marques, que receberá outros dois convidados. O músico, multi-instrumentista, compositor, educador e ativista cultural Felipe José; e a artista da dança, docente e pesquisadora em dança contemporânea Renata Mara. Juntos, no palco do Teatro de Bolso, eles pretendem provocar os sentidos do público a partir da conexão da poesia com as outras linguagens artísticas. “Eu sou mais próxima da literatura e da poesia, então foi uma ótima oportunidade de pensar na poesia pelo viés dos sentidos”, explica Brisa. Essa edição do Sarau Literário, intitulada Sarau Sensorial, segue os protocolos sanitários vigentes contra a Covid-19. A capacidade do Teatro de Bolso está limitada a 32 dos 82 lugares. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados pelo site Sympla.
“O Céu do Sertão”
O Espaço do Conhecimento UFMG vai divulgar o resultado do concurso de poemas “O Céu do Sertão” hoje às 19h, em uma live com a comissão julgadora para anunciar os melhores poemas. O evento será transmitido no canal www.youtube.com/espacoufmg. Será possível assistir pelo canal www.youtube.com/espacoufmg e interagir pelo chat. Foram 234 poemas, enviados por 117 autores, de cidades localizadas em 22 estados do Brasil, numa mostra de um país inteiro conectado pela poesia. Foram selecionados dez poemas, que receberão certificado on-line. Os três poemas vencedores do concurso irão compor (na íntegra ou em parte, em forma escrita ou oral) produções audiovisuais e textuais da exposição “Sertão Mundo”, a serem veiculadas no Planetário, Fachada Digital, na exposição virtual e em outras mídias do Espaço do Conhecimento UFMG e serão apresentados regularmente ao público do museu, quando voltarmos às nossas atividades presenciais.
Futuro das escolas
Como será o futuro das escolas após tantos meses fechadas e com a mudança no comportamento de alunos e professores? Essa discussão ganha os holofotes do Transversalidades, projeto do CCBB Educativo, que recebe o artista e curador Fábio Tremonte. “Imaginar uma escola. Em poucas palavras: façamos novas perguntas para podermos dar novas respostas” será transmitido em tempo real aos participantes, hoje, às 15h, pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em libras. As escolas já ensaiam suas reaberturas, muitas já recebem parcialmente seus alunos, após um longo período fechadas pela pandemia da Covid-19.O artista e curador Fábio Tremonte tem muitas dúvidas sobre as perspectivas futuras da escola.
“Fora do Normal”
Paula Santoro já dividiu o palco e estúdios com mestres da música brasileira, como Chico Buarque e Milton Nascimento. Em mais de 30 anos de carreira, emprestou sua voz a atriz Maria Fernanda Cândido na minissérie global “Aquarela do Brasil”, cantou o tema de abertura do sucesso da TV “Ana Raio e Zé Trovão” e participou do programa “Later with Jools Holland”, na mesma noite de Amy Winehouse. Agora, ela se apresenta na série Fora do Normal, da Rede Minas, ao lado de Saulo Laranjeira, em bate-papo descontraído com direito à ‘canja’. Na atração, a artista relembra momentos da sua trajetória e conta seus novos projetos. A série “Fora do Normal” traz, semanalmente, um bate-papo entre as equipes dos programas da Rede Minas e convidados. A atração com Saulo Laranjeira, apresentador do programa Arrumação, e a cantora Paula Santoro vai ao ar hoje, às 20h30. O público também pode conferir a série, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.
“Entre a Fenda e o Abismo’
Até 5 de novembro a fotógrafa Bárbara Schall apresenta a exposição “Entre a Fenda e o Abismo”, no site do Memorial Vale. “Entre a Fenda e o Abismo” é uma exposição fotográfica que coloca em diálogo dois territórios, o primeiro localizado na Rota do Diamante, na região de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e o segundo localizado no Caminho dos Incas, na região mais árida do mundo, o Quilágua, em Atacama, Chile. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Mostra de Fotografia” do Memorial Vale. Bárbara Schall vive e trabalha atualmente em Belo Horizonte. È formada em artes plásticas pela Universidade Estadual de Minas Gerais – Escola Guignard e especialização em fotografia pela Akademie der Bildenden Künste München (Daad).
Ouça a rádio de Minas