CURTAS DC MAIS | 29/10 a 31/10

“Uma Carta Para Mário”
Minas Gerais, Amazonas, Bahia. Esses foram alguns dos estados visitados por Mário de Andrade em sua busca por descobrir as raízes do Brasil. As itinerâncias, realizadas de 1919 a 1929 por um dos principais expoentes do modernismo nacional, ajudaram a construir a identidade do movimento brasileiro. As jornadas ao território mineiro, em 1919 e 1924, são o mote do documentário “Uma Carta Para Mário”, dirigido por Armando Mendz, que estreia nesta segunda-feira (31), às 19h30, no Cine Humberto Mauro. A exibição, que é gratuita, integra as comemorações dos 120 do poeta modernista mineiro Carlos Drummond de Andrade. Os ingressos vão estar disponíveis na bilheteira do cinema uma hora antes do início da sessão. é Parte das ações do programa “O Modernismo em Minas Gerais”, o evento ainda conta com os filmes “Poeta de Sete Faces”, de Paulo Thiago, e “Umana Divina Geometria”, de Livia Raponi. O filme de Mendz parte de uma carta escrita por Luiz Ruffato a Mário de Andrade, em que o escritor de “Eles eram muitos cavalos” faz um relato das consequências da Semana de Arte Moderna de 1922 para a cultura de Minas Gerais e do País.
“Pão com Poesia”
Em sua segunda edição, o Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) dá sequência à proposta de levar a poesia ao dia a dia dos itabiranos, com a distribuição de sacos de pão com poemas impressos no verso. É o “Pão com Poesia”. Com a parceria das padarias de Itabira, os pães estão sendo entregues às pessoas em sacos personalizados com poemas de Carlos Drummond de Andrade, cujos 120 anos de nascimento o festival celebra nesta edição. O 2.° Flitabira, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, acontece a partir desta segunda-feira (31) e até 6 de novembro, em formato híbrido, ou seja, tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto digital, pelo YouTube, Instagram e Facebook. “Não ser feliz tudo explica.” é um verso do poema “A mesa”, escrito por Carlos Drummond de Andrade e contido em seu livro “Claro enigma”, publicado em 1951. Essa é também a frase impressa nos sacos de pães que o 2.° Flitabira distribui na cidade onde nasceu o poeta. Os sacos, que possuem a pesagem de um, três e cinco quilos, têm impressos os poemas “Poesia”, “Toada do amor” e “Quero me casar” respectivamente.
“Carta de Niños”
O Centro Cultural Unimed-BH Minas apresenta, com o patrocínio máster da Gerdau, seu primeiro festival de teatro. O “Entre – Festival das Infâncias Gerdau” tem como objetivo oferecer oficinas e peças teatrais para o público infantil entre setembro e novembro de 2022. Com a curadoria de Brenda Campos, atriz, pedagoga e fundadora da Insensata Cia. de Teatro, o festival visa levar para o público uma programação de teatro que não tenha rótulos e que seja pautada em criar nos pequenos o pensamento crítico, fomentar o desejo pela expressão artística e fidelizar o público. Os ingressos são vendidos a preços populares na bilheteria do teatro. Neste sábado (29) e domingo (30), às 16h, será apresentada a peça “Carta de Niños”, da chilena Compañía La Negra Maria Teatro, O espetáculo é inspirado em cartas de meninos e meninas escreveram para seus pais detidos ou desaparecidos na ditadura militar no Chile (1973-1990). Através de um olhar poético e sensível, a obra estimula o resgate da memória e do conhecimento de nossa história, abordando o universo da criança a partir das perspectivas e experiências da infância.
Brincadeiras tradicionais
O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) promove oficinas gratuitas neste sábado (29) e domingo (30), que proporcionam ao público a oportunidade de conhecer brincadeiras tradicionais do Brasil, da América Latina e de outras partes do mundo. Ministradas pelo Grupo Serelepe, referência em pesquisa de brincadeiras tradicionais, as oficinas são divididas em dois temas: “Jogos tradicionais brasileiros” e “Jogos tradicionais pelo mundo afora”. Na primeira, que ocorre às 11h neste sábado (29) e às 15h no domingo (30), os participantes são convidados a fazer uso descontraído da imaginação, do corpo e da voz através de brincadeiras tradicionais do Brasil. Na segunda, que ocorre às 15h no sábado (29) e às 11h no domingo (30), crianças, jovens e adultos poderão se divertir cantando em outras línguas e conhecendo outras culturas através de brincadeiras tradicionais da América Latina e de outras partes do mundo. A atividade, associada à exposição “Marc Chagall: Sonho de Amor”, é um convite ao resgate da nossa ancestralidade e à valorização da cultura popular.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Concerto para bebês
Já imaginou um espetáculo onde bebês e crianças de todas as idades são incentivados a participar da apresentação, sem limitações, ou cara feia, já que muitas vezes é a expressão mais comum de alguns adultos, quando pensam que a criança aprontou? Isso porque os bebês não apenas ouvem as músicas (clássicas e de outros ritmos), mas participam da apresentação com balbucios, gestos, movimentos, danças, olhares e sorrisos e podem, inclusive, interagir e brincar com os artistas. Assim será o “Multiverso: Concerto para bebês Dó-Mi-Bebê”, que acontecerá neste sábado (29), às 17h, no 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, com capacidade para até 60 pessoas (por ordem de chegada). O Concerto para bebês Dó-Mi-Bebê foi concebido e produzido pelas professoras Betânia Parizzi e Angelita Broock, da Escola de Música da UFMG e do Centro de Musicalização Integrado (CMI), com a participação dos alunos da disciplina optativa Espetáculos Musicais para Bebês, oferecida pelas duas professoras.
Ouça a rádio de Minas