CURTAS DC MAIS | 29/12

Luzes na Praça da Liberdade
A programação do Natal Liberdade Cemig, que estava prevista para terminar no último domingo, foi estendida até 6 de janeiro, com a iluminação na Praça da Liberdade. A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) com patrocínio da Cemig. Na data, está prevista uma celebração de Folia de Reis, vinda do município de Itapecerica, fechando as comemorações natalinas. A iluminação nos mais de 35 mil metros quadrados da praça é composta por túneis de led, animais de arame iluminados e milhares de pontos de luz. As luzes se acendem por volta das 18h30. Parte da iluminação é apagada às 23h, enquanto o restante da praça fica aceso até mais tarde. A programação aberta em 7 de dezembro contou com aproximadamente 60 atrativos distribuídos nos diversos espaços integrantes do Circuito Liberdade. A grade era composta por cantatas, apresentações musicais e teatrais, mostra de artes, exposição de presépios, entre outros. O destaque foi para a tradicional iluminação natalina na Praça da Liberdade.
Libertas Coletivo de Artes
Libertas Coletivo de Artes, coletivo que reúne mais de 200 artistas em Minas Gerais, em parceria com o Agosto Butiquim, bar localizado no bairro Prado, sendo famoso por seus tira-gostos inspirados na cultura gastronômica mineira e por ser um espaço de recepção da arte local, estabeleceram parceria para criar a Exposição Lagoinha, trazendo 27 artistas e suas releituras desse ícone da cultura local: o famoso copo lagoinha. O vernissage da exposição acontece hoje, às 19h, no Agosto Butiquim (rua Esmeralda, 298, Prado). A exposição se estende até 30 de janeiro. A ideia da exposição veio com o propósito de celebrar o término de um ano difícil, em que o Libertas demonstrou resistência, organizando por conta própria diversas exposições híbridas e virtuais do coletivo, nestes tempos de pandemia.
Lugar de Criação Digital
A última edição do ano do Lugar de Criação Digital, do CCBB Educativo, traz ao público a oportunidade de criar seu próprio museu em casa. A oficina “Museu Imaginário em uma gaveta” estará disponível em vídeo a partir de hoje, às 10h. O acesso é gratuito e a atividade pode ser conferida pelo site www.ccbbeducativo.com.br. A atividade “Museu Imaginário em uma gaveta” convida famílias e públicos de todas as idades para uma investigação sobre a própria relação com os objetos e os museus. A ideia é criar um pequeno museu dentro da sua própria casa. Para participar são necessários alguns materiais de fácil acesso, que podem ser encontrados no próprio lar, como é o caso de tesoura, fita adesiva, bonecos de brinquedo e uma gaveta vazia. O Lugar de Criação busca sempre propor atividades que envolvam variadas linguagens artísticas com educação e conhecimento. Assim, de maneira lúdica, os participantes aprendem brincando. Após o lançamento, a atividade permanece on-line, podendo ser acessada pelo público sempre que quiser.
“O Som do Rosário”
Hoje, às 16 horas, o músico e professor de tuba e congadeiro Aldo Cesar da Silva fará, no YouTube do Memorial Vale, a palestra “O Som do Rosário”. O objetivo da palestra é trazer o público para dentro da tradição do reinado ou congado mineiro, a partir da visão e vivência de um capitão de Moçambique, que experimenta música acadêmica, com seus cantos, relatos, louvores e construção de saberes que emergem a partir dos “Sons do Rosário”. A oficina foi selecionada pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale. Aldo Cesar da Silva é mestre em ensino das práticas musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio (2018), pós-graduando em regência pela Alphas Cursos e graduado em música – instrumentos de corda, sopro e percussão pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011).
Palavra Cruzada
Cris Guerra é a entrevistada do programa Palavra Cruzada, da Rede Minas. A comunicadora, escritora e produtora de conteúdo digital tirou o rótulo de futilidade da área da moda, embarcou em uma carreira empreendedora de sucesso e levou a experiência de ser mãe para um de seus livros. Na atração, ela conta sua história, fala sobre o mundo da moda e os desafios da mulher moderna que trabalha, vive a família, envelhece e encara os desafios. Sob o comando da jornalista Daniela Murad, o programa ainda conta com a participação da jornalista Flávia Ivo, que está à frente do portal e podcast Estilo em Dia. O Palavra Cruzada vai ao ar hoje, às 20h, pela Rede Minas. O público também confere a atração, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.
Ouça a rádio de Minas