Variedades

CURTAS DC MAIS | 29/12

CURTAS DC MAIS | 29/12
Crédito: Freepik

Passeio de férias no Memorial Vale

O Memorial Vale está aberto nesta semana (exceto nos dias 31 e 1º) e é uma ótima opção para um passeio de férias. Os visitantes encontram surpresas e encantamentos em cada uma de suas salas. São 31 ambientes, entre salas expositivas e espaços de convivência, distribuídos em três pisos. Neles ocorrem as exposições de longa duração, mostras temporárias de arte e as atividades culturais e educacionais da programação regular do museu. O visitante está livre para construir o seu percurso, contando sempre com o suporte dos educadores do Memorial. Quatro exposições são atrações em andamento: até dia 31 de dezembro, “Mundo Vasto Acaba Mundo – A cidade invade a vila ou a vila invade a cidade?”, do urbanista e arquiteto Rogério Passos; até dia 8 de janeiro, “Para Além das Margens”, com fotografias de fotógrafos renomados, como Pierre Verger, entre outros; até 29 de janeiro, as fotografias de Rafael Freire seguem em cartaz no Café do Memorial, espaço que acaba de ser reinaugurado com o cardápio do Café Grão Maior. E até 5 de fevereiro, na Midiateca, a exposição “Rainhas Negras”, do fotógrafo e produtor cultural, Márcio Silva.

Experiências e interatividade

O Memorial Vale é um “museu de experiência”. Faz uso de tecnologias, ambientes sensoriais e atividades educativas para abordar a cultura, a arte e a história. Suas exposições combinam cenários, luzes, sons, vídeos, imagens, algumas obras e objetos de época, a fim de recontar a Minas Gerais dos séculos 18 ao 21. Nas salas, o visitante interage com os elementos formadores da cultura mineira, em um ambiente próprio à experiência e ao aprendizado pessoal.Inaugurado em 2010, o Memorial Minas Gerais Vale (MMGV) está localizado na Praça da Liberdade, no coração de Belo Horizonte. Sua vocação é valorizar a história e as tradições de Minas Gerais, junto às artes e às expressões do contemporâneo, propondo o intercâmbio entre passado e presente e a reflexão sobre o futuro. O resultado é um centro cultural vivo e dinâmico, para todos os públicos e em constante renovação.O Memorial Vale é um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale e tem entrada gratuita.

Fundação de Belo Horizonte

Para marcar os 125 anos de Belo Horizonte, celebrado em 12 de dezembro, o Educativo do Memorial Vale traz à tona a história de Dona Maria, uma senhora que teve sua casa destruída (assim como as casas dos seus vizinhos) para a construção de Belo Horizonte, sem nenhuma indenização. Dizem as lendas da fundação da capital que, após ser expulsa de sua própria casa e vê-la destruída, haveria rogado uma praga, amaldiçoando os construtores da nova capital e assombrando a cidade até os dias de hoje. O Educativo convida o visitante a pensar sobre essa história, que revela o apagamento da identidade de uma personagem negra e pobre que morava no Curral Del Rey. A ação junto ao visitante é feita por meio de uma fotografia tamanho gigante de Dona Maria, encontrada nos arquivos do Museu Abílio Barreto. A história de Dona Maria é contada na Sala Belo Horizonte do Memorial Vale, que exibe um vídeo sobre o surgimento da capital mineira e seus personagens.

FEA chega aos 60 anos

A Fundação de Educação Artística completará 60 anos em 2023! São seis décadas de afetos, abrindo caminhos nas trilhas da cultura para milhares de crianças e jovens, formando profissionais de excelência e cidadãos sensíveis e generosos.Polo de cidadania, inovação e diversidade, a FEA viu passar pelos seus corredores artistas conhecidos e reconhecidos pela singularidade do seu trabalho, como Uakti, Titane e O Grivo. Formou professores de música das principais universidades mineiras, alguns com carreira artística ou acadêmica internacional, e parte dos virtuoses da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.Sem qualquer apoio financeiro assegurado para o ano do sexagenário até este momento, a FEA conta com uma campanha de doações com abatimento no Imposto de Renda para preservar, ao menos, sua tradicional política de bolsas de estudos, que oferece aulas gratuitas a centenas de bolsistas todos os anos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Visitas ao CCBB BH

Personagens que fizeram parte da memória de Belo Horizonte ou do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) viajam no tempo ara contar um pouco da história da cidade, da Praça da Liberdade e da arquitetura do edifício. Numa inusitada imersão cênica, o visitante é convidado a acompanhar essa história percorrendo os espaços do prédio. Programada para a próxima sexta-feira, às 18h, a visita tem duração de até 1h e é destinada para o público espontâneo.Que tal visitar as exposições do CCBB acompanhado de um educador? Visitantes de todas as idades participam de uma visita mediada em grupo, sem necessidade de agendamento. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. O programa está disponível hoje e amanhã, às 12h e 18h, e na próxima sexta-feira, às 12h. O Programa Educativo não irá oferecer no dia 31 de dezembro, em atenção ao fechamento do CCBB.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas