CURTAS DC MAIS | 29/12

Revitalização da rua Sapucaí
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está ouvindo a população da Capital sobre a implantação e melhorias na estrutura e o espaço de convivência na rua Sapucaí, no bairro Floresta. A rua é considerada ponto turístico e local de encontro em uma das regiões culturais mais efervescentes da capital, com opções gastronômicas, culturais e de convivência do espaço público. Por estar localizada em área elevada, funciona como mirante para o Centro, propiciando uma visão e experiência singular de observação do conjunto urbano do hipercentro e dos murais do Projeto Cura. A proposta desenvolvida pela PBH prevê que os três primeiros quarteirões da via – entre as avenidas Assis Chateaubriand e Francisco Sales – sejam destinados ao uso prioritário de pedestres. Com o redesenho, o espaço pode ganhar área de permanência, mobiliário urbano, arborização e paisagismo, arquibancada mirante, quiosques comerciais com banheiro público, e ainda, prevê acesso local para carros das garagens existentes e vagas de carga e descarga. As linhas de ônibus que chegam pelo viaduto Santa Tereza e entram na Sapucaí, passariam a subir a av. Assis Chateaubriand, virar na Francisco Sales e retornar à rua Sapucaí. A consulta realizada por meio do formulário pode ser respondida até o final de janeiro de 2023.
Concerto “Saulo visita o sertão de Elomar”
Saulo Laranjeira completou, em novembro, sete décadas e quem ganha presente é o público. O artista festejou a data com show no Palácio das Artes interpretando Elomar Figueira Mello e a Rede Minas exibe o espetáculo hoje, às 22h, na programação especial de fim de ano. “Foi uma honra comemorar o meu aniversário de 70 anos interpretando a obra do grande menestrel”, diz ele, que faz o convite ao público para conferir o espetáculo pela TV. Cantor, compositor, ator e humorista, Saulo construiu uma trajetória artística na televisão e nos palcos. Para comemorar seu aniversário, Saulo escolheu Elomar, de quem interpretou músicas e realizou parcerias, como a narração do DVD “O Auto da Catingueira”, do cancioneiro. O concerto “Saulo visita o sertão de Elomar” pode ser visto também no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay. A exibição faz parte da programação especial de fim de ano da emissora, que também traz o show de Hermeto Pascoal, amanhã, às 22h, e a Vesperata de Diamantina, no sábado (31), às 22h. Para marcar o primeiro dia do ano, tem a ópera “A flauta mágica”, às 22h, e “Rede Minas Memória – Especial 80 anos Milton Nascimento”, às 23h.
“Mundo Vasto Acaba Mundo”
Até amanhã, O Educativo do Memorial Vale apresenta a exposição “Mundo Vasto Acaba Mundo – A cidade invade a vila ou a vila invade a cidade?” que conta a trajetória da Vila Acaba Mundo por meio da história dos mapas, percurso apaixonadamente percorrido pelo urbanista e arquiteto Rogério Passos, que o explorou ao longo da dissertação de mestrado defendida junto ao Departamento de Geografia da UFMG, no ano de 2021. A mostra acontece no Cyber Café e conta com vídeos nos monitores, que abordam questões relativas à Cartografia, produção de mapas e seus usos. Também estão na mostra reproduções físicas de mapas, uma projeção em uma das colunas transversais e uma plotagem no vidro da porta do jardim de inverno, remetendo à Vila Acaba Mundo. Rogério Passos é urbanista e arquiteto formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Geografia e doutorando em arquitetura e urbanismo na mesma instituição. Atuou em educativos de museus como Espaço do Conhecimento UFMG e Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau). Desenvolve pesquisas sobre cartografia, urbanismo com perspectiva de gênero e planejamento urbano e regional.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas