CURTAS DC MAIS | 30/03

Sempre Um Papo presencial
O Sempre Um Papo retoma as atividades presenciais, suspensas desde 2020, em função da pandemia de Covid-19, recebendo o jornalista e escritor Jamil Chade para uma conversa sobre “Literatura, Jornalismo e Guerra”. O evento acontece hoje, às 19h, no auditório da Cemig, com entrada gratuita. Além de acontecer presencialmente, o bate-papo, mediado pelo jornalista Afonso Borges, contará com transmissão ao vivo pelas redes sociais do projeto. Após a conversa, Jamil participa de uma sessão de autógrafos, também aberta ao público. Jornalista especializado em coberturas internacionais, Jamil Chade mora em Genebra, na Suíça, e atua como correspondente na Europa há mais de duas décadas. Ao longo de sua carreira, já passou por mais de 70 países, cobrindo assuntos como crises de refugiados, eleições, cúpulas de chefes de estado e grandes eventos esportivos. É a partir dessa sua vasta experiência e formação na área que Chade comenta, no Sempre Um Papo, sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, em curso desde o dia 24 de fevereiro de 2022.
Coral Cidade dos Profetas
O projeto “Coral Cidade dos Profetas e as Grandes Celebrações Coloniais” vai levar para cinco cidades de Minas, além dos tradicionais concertos, uma série de atividades formativas gratuitas. Serão realizados workshops destinados a alunos e professores de instituições de ensino, tendo como temática a importância da arte e da cultura por intermédio da música colonial mineira. Também acontecerão palestras sobre os principais compositores do período e as respectivas relações com as cidades que receberão os concertos e, ainda, sessões comentadas do documentário “Coral Cidade dos Profetas e a Música Colonial Mineira”. A primeira cidade a receber as ações gratuitas será Congonhas, hoje , amanhã e sexta-feira. As inscrições podem ser realizadas até amanhã, através dos telefones (31) 99127-8503 e (31) 99672-8987 ou pelo email [email protected]. Além de Congonhas, os concertos e as ações educativas serão realizadas em Ouro Preto, São João del-Rei, Diamantina e Belo Horizonte.
Clube de leitura
Amanhã, das 19h às 20h, o Instituto Cervantes Belo Horizonte promove mais uma edição do seu clube de leitura de 2022. Organizada em conjunto pelos Institutos Cervantes de Brasília, Curitiba, Recife e Salvador, a atividade em espanhol, on-line, gratuita e aberta ao público, terá como tema a escritora uruguaia Cristina Peri Rossi, que recebeu o Prêmio Cervantes 2021, o mais prestigiado e importante da literatura hispânica. Cristina Peri Rossi é autora de contos, romances, poesias e ensaios, e tem uma escrita eminentemente experimental, engenhosa, irônica e metafísica, unificada por uma visão lírica do mundo. “Além disso, é uma escritora que transmite com sabedoria e personalidade suas mensagens, foi pioneira como autora em uma época – o boom hispano-americano – quando a literatura de prestígio era fundamentalmente dos homens. É uma escritora importante para a cultura hispano-latino-americana”, destaca a professora que conduzirá o clube, Esther Blanco. O evento será realizado na Plataforma Zoom e as inscrições podem ser feitas em [email protected].
“Trilhas de Cinema”
A Orquestra Opus faz única apresentação, na próxima, sexta-feira, às 21h, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, do espetáculo “Trilhas de Cinema”. Na apresentação, com a regência do maestro Leonardo Cunha, clássicos do cinema serão interpretados enquanto cenas dos filmes serão exibidas no telão atrás dos músicos. Os ingressos podem ser comprados no site da Eventim ou na bilheteria do Teatro e custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Para a apresentação, a Orquestra Opus ensaiou as trilhas sonoras de filmes clássicos como E.T., Indiana Jones, Star Wars, Piratas do Caribe, Psicose, entre outros. Também estarão na apresentação, músicas que são os temas de películas como Zarathustra (2001 Uma odisseia no espaço), Gonna fly now (Rocky – um lutador), Poderoso Chefão, O vento levou, A lista de Schindler, Por una cabeza (Perfume de Mulher), Senhor dos anéis, Forrest Gump, Missão Impossível, Cinema Paradiso, Marcha imperial (Star Wars), De Volta para o Futuro, entre outras. A orquestra Opus é formada por 17 músicos que tocam instrumentos de cordas, sopros, percussão, guitarra e baixo elétrico.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Marina Araújo lança EP autoral
“Quero ver de novo / o sorriso no rosto / o abraço infinito / nosso amor tão desmedido. Nas notícias que leio / e em tudo que creio / me apego à esperança / de saber que vai passar”. Em tempos de reclusão, saudades e incertezas, é impossível não se identificar com as estrofes de “Canto de Euforia”, faixa-título do novo trabalho de Marina Araújo. O EP da cantora e compositora mineira traz cinco músicas autorais e fecha o projeto “Natural”, que conta com outras nove canções, lançadas desde 2021. “Canto de Euforia” já está nas plataformas digitais, com direito a videoclipe da música que intitula o EP. Até o fim de abril, serão lançados, também, clipes das outras quatro canções do trabalho no YouTube. O EP integra um projeto que contou com a gravação de 14 faixas, sendo 12 músicas autorais, uma coautoria e uma versão de “Sozinho”, do compositor Peninha, eternizada na voz de Caetano Veloso.
Ouça a rádio de Minas