Variedades

CURTAS DC MAIS | 30/07

CURTAS DC MAIS | 30/07
Crédito: Freepik

Biografia de Hélio Garcia

Nesta segunda-feira (1º), será lançado “Hélio Garcia: A Arte Mineira de Fazer Política”, de autoria do jornalista e professor Itamar de Oliveira. O evento acontece na sede da Academia Mineira de Letras (AML), a partir das 19h30, em evento com entrada franca e aberto ao público. Na ocasião, o autor falará um pouco sobre a obra e seu processo de escrita. Depois de mais de cinco anos de pesquisa e coleta de depoimentos, o autor acaba de finalizar “Hélio Garcia: A Arte Mineira de Fazer Política”. O livro-reportagem foi dividido em três partes. Na primeira, “Nos tempos de Hélio Garcia”, está registrada a trajetória política do ex-governador de Minas Gerais, desde quando ele nasceu, em Santo Antônio do Amparo, até o final de uma caminhada política iniciada nos anos sessenta, sob a proteção do ex-governador Magalhães Pinto e terminada em 1998, quando desistiu da vida pública. Na segunda parte estão registrados depoimentos de amigos, adversários e companheiros de Hélio Garcia na política mineira.

“Instrumental Villa-Lobos”

Com aproximadamente 2.000 peças escritas, Heitor Villa-Lobos é considerado o compositor mais prolífico e importante do Brasil. Para evidenciar o legado, revisitar a obra e a importância do músico carioca na contemporaneidade, em especial na música mineira, a Fundação Clóvis Salgado realiza nesta segunda-feira (1º) e na terça-feira (2), às 19h, o “Instrumental Villa-Lobos”. A programação é presencial e acontece na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. O evento é gratuito, com retirada de ingresso na bilheteria do espaço 30 minutos antes das apresentações. O “Instrumental Villa-Lobos” conta com a participação de músicos mineiros que interpretam ao vivo obras do compositor modernista. Fernando Araújo, Renata Xavier, Celso Faria, Patrícia Valadão e a família Barros são alguns dos nomes que participam do evento. Os concertos levam ao público interpretações de “O canto do Cisne Negro”, “Bachianas Brasileiras“, os “Prelúdios I, II, III, IV, e V”, além de outros clássicos do compositor carioca.

Reabertura de CTI da Santa Casa BH

Na noite do último dia 27 de junho, a rotina do maior hospital 100% SUS de Minas Gerais foi interrompida por um incidente que traria inúmeros impactos para a assistência à saúde dos mineiros. O 10º andar da Santa Casa BH foi atingido por um incêndio, que resultou na desativação de 50 leitos de terapia intensiva, sendo que alguns foram totalmente destruídos pelo fogo. Após um mês do ocorrido, para devolver as unidades de internação em sua totalidade para a população, ainda melhor do que já eram, a instituição lançará, no dia 3 de agosto, às 19h, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, a “Santa Causa”, campanha de financiamento coletivo que tem como meta arrecadar R$ 5,4 milhões. Os recursos serão investidos nas obras de recuperação e revitalização, no sistema de climatização, equipamentos e mobiliários do andar. A campanha “Santa Causa” pretende mobilizar toda a sociedade para fazer parte do projeto de reabertura total do CTI.

Clube da Esquina

O Cold Hot já virou tradição na programação cultural de Belo Horizonte e volta a acontecer neste sábado (30), na Praça José Mendes Júnior, na Savassi. Para celebrar sua 10ª edição, o festival vai homenagear um dos movimentos musicais e culturais mais importantes do país, reconhecido internacionalmente, patrimônio cultural da nossa cidade: o Clube da Esquina. Para isso, conta com apresentações que permeiam os caminhos desse movimento, como Rodrigo Borges, Ian Guedes, herdeiros da velha guarda do Clube, e a banda Allunar – que vai trazer como convidados os icônicos Beto Guedes (pai do Ian) e Toninho Horta. Além disso, uma participação pra lá de especial da cantora Martn´alia. Maurício Tizumba e Tambor Mineiro fazem um cortejo em homenagem a Milton Nascimento e o cantor Marcos Catarina faz um show para lembrar os seis anos sem Vander Lee. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar os ingressos no site da Sympla e apresentá-lo junto a um quilo de alimento não perecível.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Viagem ao Centro da Terra” 

O espetáculo “Viagem ao Centro da Terra” está em cartaz até esta segunda-feira  (1º) no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH). A montagem integra a trilogia “Viagens Extraordinárias”, com montagens de livre adaptação das obras de Júlio Verne, da premiada Cia. Solas de Vento (SP). Os ingressos, a R$ 30 (inteira), estão à venda no APP e site da Eventim (https://bit.ly/3nx7kEp) e na bilheteria física do CCBB BH. Além de assistir o espetáculo, presencialmente, no CCBB BH, o espectador poderá ver ou rever a montagem no formato on-line pelo canal do Youtube do Banco do Brasil. O acesso é gratuito e sob demanda, ou seja, o espectador pode assistir no dia e horário que quiser, dentro das datas disponibilizadas, de sábado (30), a partir de 00h01 a segunda (1º), até 23h59) em https://youtu.be/Tlltcguc0q8. Essa é a primeira vez que a peça é apresentada em Belo Horizonte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas