Variedades

CURTAS DC MAIS | 30/08

CURTAS DC MAIS | 30/08
Crédito: Freepik

Livro de Marcelo Rubens Paiva

O escritor, dramaturgo e roteirista Marcelo Rubens Paiva é o convidado do Sempre Um Papo Itabira hoje, às 19h. Na conversa, que acontece on-line com transmissão pelo YouTube e Facebook do projeto, o autor lança seu mais novo romance, “Do começo ao fim” (Companhia das Letras), no qual fala sobre a busca do primeiro amor. O bate-papo tem mediação do jornalista Afonso Borges. Escrito durante o período da pandemia, o livro conta a história de uma relação que é interrompida na juventude e retomada décadas depois. Marcelo Rubens Paiva nasceu em São Paulo, em 1959, e é escritor, dramaturgo e jornalista. Estreou na literatura em 1982 com o romance “Feliz Ano Velho”, que logo se tornou um sucesso de vendas. No livro, de caráter autobiográfico, o autor narra como ele fraturou a quinta vértebra da coluna cervical e ficou tetraplégico aos 20 anos de idade. Rubens tem dezenas de obras publicadas, incluindo “Blecaute”, “Ainda estou aqui”, “Crônicas para ler na escola” e “O orangotango marxista”, além de roteiros para o teatro como “As mentiras que os homens contam” e “A noite mais fria do ano”.

Cartas de Jorge de Lima e Alceu Amoroso Lima

A Academia Mineira de Letras (AML) promove o lançamento do livro “Jorge de Lima – Alceu Amoroso Lima – Correspondência”, do professor e escritor Leandro Garcia. Com cartas inéditas, esta é a primeira vez que se publicam correspondências de Jorge de Lima. O evento de lançamento ocorre hoje, às 19h, com palestra que aborda aspectos relevantes dessa literatura epistolar. Para Leandro Garcia, “ler uma correspondência não é apenas ter contato com determinados textos epistolares, é algo que vai mais além, é adentrar e participar de um intricado mundo de relações que é pensado e compartilhado nas missivas”. Assim, a correspondência inédita entre Jorge de Lima e Alceu Amoroso Lima é rica em temas e assuntos debatidos: literatura, política, religião, pessoas e a forte amizade que os unia. Vários são os nomes que atravessam essas cartas: Mário de Andrade, Graciliano Ramos, Murilo Mendes, José Lins do Rego, Aluísio Branco e tantos outros escritores que formam uma complexa rede de sociabilidade cultural ora revelada neste epistolário.

Agosto Indígena

Integrando a programação do Agosto Indígena, o Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, realiza hoje, às 19h, mais uma edição do Papo em Pauta tendo como convidadas mulheres indígenas, das etnias Xakriabá e Tupinikim. Simone Xakriabá é graduada em Enfermagem pela UFMG, vinculada ao Programa de Vagas Suplementares para estudantes Indígenas e enfermeira da Unidade Básica de Saúde Indígena do Polo Barreiro Preto, na Terra Indígena Xakriabá-São João das Missões (MG). Taís Cruz dos Santos é estudante do curso de Medicina da UFMG vinculada ao Programa de Vagas Suplementares para estudantes indígenas. O debate será mediado por Livia de Souza Pancrácio de Errico, professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG e tutora do Programa de Educação Tutorial – PET- Indígena Conexão de Saberes.

Projeto CineMaterna

Amanhã, o Boulevard Shopping exibe o filme “Trem-bala”, às 14h, pelo projeto CineMaterna. Trata-se de sessões especiais para mamães com bebês até 18 meses, reunindo o público em um ambiente tranquilo e acolhedor. O mall disponibiliza dez cortesias para a sessão, que são distribuídas por ordem de chegada meia hora antes do início do filme. Nas sessões CineMaterna, a iluminação e o ar condicionado são ajustados de forma suave e confortável para os bebês. Além disso, o áudio é mais baixo e a sala de cinema é equipada com várias utilidades, como trocadores, fraldas, pomadas, lenços umedecidos e tapetes para brincar. A socialização, entre mulheres que passam pelas mesmas situações, com filhos da mesma faixa etária, também é uma parte importante do projeto. Um assassino de aluguel azarado está decidido a fazer apenas mais um trabalho de forma tranquila, depois de ter passado por tantos outros que saíram do seu controle. O destino, entretanto, tem outros planos, e a última missão de Joaninha o coloca em rota direta de colisão com adversários letais vindos de todas as partes do mundo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Banda Áspro no Projeto Recitais

Na próxima quinta-feira às 19h30, o Centro Cultural UFMG recebe a banda Áspro para a apresentação “Áspro: rock, poesia e fantaseiação II”. A entrada é gratuita e integra o projeto Recitais. O espetáculo contará com oito músicas autorais da banda que passam por diferentes vertentes do rock, como o folk e o alternativo, com intervenções e performances literárias, que dialogam com grandes escritores da literatura no mundo. O próprio nome da banda remete ao célebre romance “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, em momento no qual o protagonista, Riobaldo, refletindo sobre sua vivência passada como jagunço, diz: “Quem mói no asp’ro, não fantasêia”. A banda dialoga com essa ideia, tanto no que se refere à constante presença da literatura em seus shows quanto no caráter reflexivo das suas canções autorais. O Projeto Recitais foi desenvolvido para acolher manifestações artísticas e culturais de artistas que estão começando sua trajetória nos palcos e atéjá consagrados, disponibilizando um espaço de estímulo e visibilidade para apresentarem seus trabalhos autorais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas