CURTAS DC MAIS | 30/12

José Maria Rabelo
O jornalista José Maria Rabelo faleceu ontem aos 93 anos de falência múltipla dos órgãos. Ele foi velado na Casa do Jornalista. Fundador do semanário Binômio, considerado um dos precursores da imprensa alternativa no Brasil, e exilado político por sua atividade jornalística, José Maria é natural de Campos Gerais, no Sul de Minas. Em Belo Horizonte, José Maria Rabelo vendia anúncios para uma publicação chamada Cultura Magazine, que era do ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Washington Albino, que foi quem o levou para sua primeira experiência em uma redação de jornal. José Maria Rabelo foi trabalhar como repórter no “Informador Comercial”, publicação do jornalista José Costa que se transformou no DIÁRIO DO COMÉRCIO. No início dos anos de 1950, José Maria Rabelo ficou conhecendo o jornalista Euro Arantes, com quem fundaria o jornal “Binômio”, que circulou semanalmente, durante 12 anos, de 1952 a 1964. O “Binômio” era um jornal posicionado à esquerda e tinha como características mais marcantes a ironia, o sarcasmo e o bom humor.
Racismo na língua portuguesa
A língua portuguesa carrega preconceitos que vem se perpetuando há anos. Como abolir termos e expressões ofensivas? Esse é tema da discussão do Brasil das Gerais, da Rede Minas, na edição de hoje. A jornalista Patrícia Pinho recebe o professor de literatura e história Matheus Roque da Silva e a publicitária e palestrante Tatiana Dametto, autora do ebook “Como falar sobre racismo com as crianças”. No programa, eles falam como a linguagem reflete o racismo estrutural da sociedade, os impactos na educação brasileira e o que as escolas podem e devem fazer para evitar o preconceito. O tema faz parte da programação especial do Brasil das Gerais na semana que encerra o ano com a temática “O que queremos para 2022”. O Brasil das Gerais vai ao ar hoje, às 13h, pela Rede Minas. O público também pode acompanhar o programa, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.
Show de Tadeu Franco
Hoje, às 21 horas, o cantor Tadeu Franco apresentará, no YouTube do Memorial Vale, músicas já gravadas por ele, passeando pelas obras do Clube da Esquina, dando novo toque ao som de Lô Borges e Tavito, além de novas e belas composições próprias. Será uma noite musical de baladas, romantismo e samba. O músico, que completou 35 anos de carreira, preparou um repertório mostrando a riqueza, a poesia e a grandeza da música brasileira. Com jeito brejeiro, ele faz apanhados particulares para, enfim, chegar ao universal, acrescentando o toque mineiro de se fazer música brasileira. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale. Tadeu Franco iniciou sua carreira em Belo Horizonte, estreando no Projeto Fim de Tarde, no Palácio das Artes. O músico se apresentou em diversos teatros da Capital. Gravou com Milton Nascimento e Simone a música “Comunhão”, de Milton e Fernando Brant.
Canções de Paulinho Breu
Hoje, às 18 horas, o cantor Paulinho Breu lança seu primeiro EP com suas composições no YouTube do Memorial Vale. As canções falam sobre o tempo, abordam questões íntimas e sociais com olhar filosófico e linguagem simples. Para o show de lançamento no formato on-line convidou a cantora Ísis Ferreira. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale. Paulinho Breu é músico instrumentista, cantautor e educador musical. Formado em Licenciatura em Música no Instituto Metodista Izabela Hendrix. Como instrumentista e improvisador participou da banda do Arena Instrumental da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, e dos projetos “Cantata” e “Ações Imprevistas”. Como compositor, arranja e interpreta canções autorais e está lançando o seu primeiro EP com canções e arranjos de sua autoria.
“O Ano em Que a Terra Parou”
Hoje, às 20 horas, o cantor Gustavito apresenta o show “O Ano em Que a Terra Parou”, com composições autorais escritas durante a pandemia. O show em formato voz e violão traz canções inéditas que vieram ao mundo nos meses vividos em quarentena, abordando reflexões sobre esse momento histórico tão peculiar. O evento acontece no YouTube, foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale. Gustavito, é um nome da cena musical independente de Minas Gerais, onde atua há uma década. Em 2021 o artista lança o álbum duplo “AHO AHA”, com três videoclipes. Para o próximo ano prepara o álbum “Destino do Clã”, em parceria com Nanan e Luiz Gabriel Lopes, além do primeiro álbum do grupo “Pena de Pavão de Krishna”, do qual é cantor e compositor há dez anos, aliando o Carnaval à espiritualidade e à música autoral.
Ouça a rádio de Minas