Variedades

CURTAS DC MAIS | 31/03

Consultoria da FDC

A crise causada pela pandemia do coronavírus tem afetado diretamente as empresas no País e pelo mundo afora. Em Belo Horizonte, a Fundação Dom Cabral (FDC) tem intensificado a consultoria às empresas que fazem parte do seu Programa Parceiros Para Excelência (Paex) para evitar um período de recessão e de dificuldades financeiras. Criado em 1993, O Paex reúne empresas de médio porte interessadas em aumentar sua competitividade e elevar seus resultados.

Integram o Paex atualmente 600 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal, o que garante uma riquíssima troca de experiências e aprendizados. Uma das participantes do Paex é a Alctel, empresa mineira de destaque no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Para o CEO da Alctel, Sérgio Lima, o apoio da FDC tem sido essencial.

Museu de Congonhas

Em tempos turbulentos a fé se torna ainda mais importante. É movida por este sentimento que a equipe do Museu de Congonhas estreia hoje, às 20h, no Canal Congonhas, no Youtube, uma série especial sobre uma das maiores festas religiosas do Brasil: o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas.

A produção faz parte das ações virtuais que o Museu de Congonhas preparou para o período em que a instituição física se encontra fechada como prevenção ao coronavírus. A série reúne oito vídeos, que tem duração de 5 a 12 minutos, de caráter documental, que trazem uma visão geral sobre a festa, a movimentação que muda a rotina da cidade, a diversidade cultural, a fé e a devoção. A cada semana, será disponibilizado mais um capítulo, sempre às terças-feiras, às 20h.

Campanha #AutorEmCasa

Escritores estão enviando uma foto e escrevendo um pequeno texto para publicação no Mondolivro, cluster de Afonso Borges. Eles narram sobre seu processo de criação, suas lembranças e como estão se adaptando a este novo cenário, de quarentena, para atender à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação do coronavírus.

Muitos autores se disponibilizaram a mostrar seus ambientes de trabalho, na campanha #AutorEmCasa, criada para ser exibida nas redes sociais do Mondolivro, proporcionando que o leitor mantenha uma proximidade com o autor. A ideia é de Afonso Borges, que mantém o Mondolivro, um cluster que reúne todo o seu trabalho, tendo a literatura como cerne.

Conteúdo on-line

Com o fechamento do Memorial Minas Gerais Vale (MMGV) em decorrência do Covid-19, o espaço está preparando uma série de dicas com conteúdos e vídeos para que os usuários possam acessar de casa e continuar tendo contato com as atividades já realizadas e também com o próprio Memorial, por meio da visita virtual que já é disponibilizada pelo site.

Pela tela podem ser vistos parte dos três pavimentos, com suas 31 salas que compõem o local e que contam a história de Minas Gerais. Uma ação sugerida pelo MMGV instiga a aprender e se inspirar com o vídeo “Saberes sobre plantas medicinais – patrimônio imaterial brasileiro”, com Ana Cimbleris, farmacêutica paisagista e especialista em plantas medicinais. O material está no canal do Memorial Vale no Youtube.

Cozinha em casa

A pandemia do Covid-19 mudou drasticamente a rotina dos brasileiros. O isolamento social trouxe muitos desafios para as famílias, incluindo a necessidade de elaborar suas próprias refeições nos domicílios. O fechamento de restaurantes, e de outras unidades produtoras de refeições, tem exigido que as nossas habilidades culinárias sejam colocadas em prática, ou mesmo, adquiridas rapidamente.

A professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Rita de Cássia Ribeiro, destaca que o momento pode ser uma oportunidade para nos apropriarmos do ato de produzir o que comemos. Segundo ela, cozinhar nossas próprias refeições nos faz compreender o significado da saúde e favorece a perpetuação das tradições e dos rituais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas