Variedades

CURTAS DC MAIS | 31/03

CURTAS DC MAIS | 31/03
Crédito: Freepik

“Sinfonia da Presença”

Foram 20 meses sem a experiência visceral do encontro presencial entre os músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) e o público, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Consequência da pandemia, esse hiato de tempo nunca havia acontecido nos 45 anos de história do corpo artístico gerido pela Fundação Clóvis Salgado (FCS). Durante esse período de distanciamento, a solução encontrada para continuar levando arte e emocionando o público foi a produção de vídeos inéditos gravados nas casas dos próprios músicos que, por meio do programa #PalácioEmSuaCompanhia, transformaram as redes sociais em palco. Paralelamente a isso, esses 20 meses também foram marcados por trajetórias de integrantes da Orquestra Sinfônica, repletas de emoção, saudade, superação e transformações profundas. Para revelar todo o processo e os bastidores do aguardado reencontro da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais com o palco e o público, a Fundação Clóvis Salgado estréia hoje, às 10h, o documentário “Sinfonia da Presença”, em seu canal do YouTube. Para quem não puder acompanhar o lançamento, a obra seguirá disponível na plataforma.

Kiko Ferreira no Sempre Um Papo

O escritor mineiro Kiko Ferreira participa hoje, às 19h, do Sempre Um Papo. Ele conversa com a jornalista Jozane Faleiro sobre seus livros e seus 40 anos de carreira literária, com transmissão pelas redes sociais do projeto (YouTube, Facebook e Instagram) e tradução simultânea em libras. Além de escritor, Kiko é jornalista, crítico musical e produtor cultural. Possui extensa trajetória no jornalismo cultural, tendo trabalhado em veículos como Estado de Minas, Hoje em Dia, Rádio UFMG, Rádio Inconfidência e TV Horizonte, entre outros. Além disso, foi presidente da Rede Minas de Televisão, vice-presidente da Associação das Rádios Públicas Brasileiras (Arpub) e diretor de produção musical da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Kiko Ferreira é autor de dez livros, entre eles “Stet”, “Beijo Noir” e “Manual de Berros e a Poesia Física”, seu mais recente, lançado em 2020.

Sentimentos gerados pela pandemia

Até 30 de abril, a Galeria do Minas II recebe a primeira mostra da edição 2022 do Programa de Exposições Temporárias da Galeria do Minas II. Intitulada “Interno”, a mostra apresenta 14 trabalhos, da artista Luciana Hermont, entre pinturas, instalações, desenhos e objetos artísticos, a partir de formas de expressão que incluem textos, desenhos e poesias de pessoas de diferentes idades, profissões, segmentos estudantis e localidades. O objetivo da mostra é, segundo Luciana, “retratar o momento em que as 50 pessoas que fizeram parte do projeto tiveram que encarar o próprio interior, juntamente com seus medos e sombras, durante o período de restrições sociais, ‘trancadas’ em casa e em si mesmas”, explica. A Galeria de Arte do Minas II fica na avenida dos Bandeirantes, 2.323, na Serra, e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h. É obrigatório o uso de máscara. O vídeo da visita virtual da mostra será exibido no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube, no dia 5 de abril, às 18h.

Festa do Biscoito

Os quitutes mineiros encerram, em grande estilo, a temporada do Sabor & Afeto, da Rede Minas, hoje, às 20h. Produtos típicos de Minas Gerais que se transformam em grandes pratos nas mãos de cozinheiros são os destaques do programa. A atração mostra a diversidade da mesa no Estado, que traz o sabor no centro e a família e amigos ao redor. Chef Esperança apresenta deliciosas iguarias simples ou gourmetizadas feitas com ingredientes regionais. O programa ainda traz uma reportagem especial gravada em Japonvar, no Norte de Minas. Japonvar tem apenas 26 anos. A jovem e pequena cidade, com pouco mais de 8 mil habitantes, é palco da tradicional Festa do Biscoito. O quitute tem até nome: “peta”. A equipe da Rede Minas foi até o local para conhecer essa e outras delícias. A repórter Danielle Domingos mostra uma das mais conhecidas moradoras da cidade. Arlinda Mendes de Aquino, a “dona Fiinha”, foi uma das precursoras na receita e responsável por transformar o biscoito em um grande evento.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Atividades presenciais na Gruta em abril

Espaço icônico do underground de Belo Horizonte, a Gruta (rua Pitangui, 3.613, Horto) dá sequência às atividades presenciais em abril, com atrações da música e das artes cênicas. A programação do mês começa amanhã com festa que traz discotecagem da DJ Kingdom. A casa, que reabriu suas portas no mês passado, recebe também o projeto musical Céu de Criola (Milena Torres e Ray di Yacy), no dia próximo 8; a cantora e multiartista Coral, no dia 15; a artista cênica Marina Viana, com a performance “MPB: Peça Bagunçada Sem Estrofe Nem Refrão”, no dia 22; e a cantora, compositora e instrumentista Juliana Perdigão, no dia 29 Todas as atrações têm custo de entrada popular, no valor de R$ 20, e listas de gratuidade para pessoas transgênero. A princípio, a Gruta funcionará com horário e lotação reduzidos (das 20h às 0h e máximo de 40 pessoas), o que pode mudar de acordo com a evolução da situação sanitária de Belo Horizonte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas