Variedades

CURTAS DC MAIS | 31/05

CURTAS DC MAIS | 31/05
Crédito: Freepik

Suplemento Literário

Um dos mais respeitados e tradicionais periódicos brasileiros, o Suplemento Literário de Minas Gerais (SLMG) voltará a ter edições impressas neste ano. A nova edição impressa será lançada, em novembro, e está sendo preparada pelo Conselho Editorial do caderno, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, celebrado ao longo de 2022. Todo o material será distribuído, gratuitamente, para o público e instituições. A partir de novembro, voltará a ter as tiragens regularizadas, com oito edições ao ano, sendo seis bimestrais e duas especiais, impressas semestralmente. Além disso, uma versão digital do Suplemento comemorativo dos 100 anos da Semana de 22 estará disponível para consulta, no site da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em novembro. O caderno de literatura é coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Biblioteca Estadual, e conta a diversidade da cultura brasileira há quase 60 anos.

Encontro Latino-americano de Teatro

Até a próxima quinta-feira, o Sesc Palladium se tornará a casa do teatro de origem latina. O espaço receberá a 3ª edição do ELA – Encontro Latino-americano de Teatro, com a retomada das atividades presenciais. A programação inclui apresentações cênicas, além de atividades formativas e de reflexão, movimentando a cadeia produtiva do setor e valorizando a produção local e dos outros países da América Latina. Além de sediar parte do evento, o Sesc em Minas ainda colabora com a programação, apresentando espetáculos cênicos e oficinas com convidados especiais. Hoje, Claudia Eid estrela o espetáculo “Príncipe”, do grupo El Masticadero, que será apresentado às 20h. Trata-se de um monólogo inspirado em “Hamlet”, de William Shakespeare, que fala de “novas masculinidades”. Na quinta-feira, será a vez da roda de conversa “Circulação e Políticas Públicas para Festivais”, que terá a participação especial da atriz e diretora Virgínia Fdel. Ela é membro fundadora do Sinergia – Festivais Internacionais de Artes Cênicas Online.

Sophia Nogueira no Sempre Um Papo

O Sempre Um Papo recebe a escritora belo-horizontina Sophia Nogueira para falar sobre seu romance “Esta Também é a História do Meu Irmão” (Editora Gutenberg), lançado em 2021. Sob a mediação do jornalista Afonso Borges, o bate-papo acontece de forma on-line hoje, às 19h, com transmissão pelo YouTube e Facebook  o Sempre Um Papo. Sophia Nogueira, de 22 anos, se aventura com as palavras desde cedo e decidiu iniciar sua jornada na escrita de livros contando a história da adoção de seu irmão. É nisto que se baseia o romance de estreia da belo-horizontina, que desenvolve a trama em torno da personagem Amanda, uma criança inteligente, ocupada e com poucos amigos que se dá conta de que, para se sentir completa, ela precisa de um irmão. Além de escritora, Sophia Nogueira é formada em publicidade e propaganda e cursa psicologia.

“Foto em Pauta – Cosmopolíticas”

A Fundação Clóvis Salgado recebe, a partir de amanhã, imagens que compuseram o Festival de Fotografia de Tiradentes, um dos mais importantes eventos de difusão da arte fotográfica no país. A mostra “Foto em Pauta – Cosmopolíticas”, que fez parte da 11ª edição do festival, ocupará a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais até 13 de agosto. A exposição, assinada pelos curadores Pedro David e João Castilho, juntos de Eugênio Sávio, curador geral do Festival, reúne obras de 12 artistas brasileiros que trabalham com a fotografia em torno de uma política da natureza que ocorre através dos corpos, das ausências e dos territórios. A mostra apresenta obras dos fotógrafos Araquém Alcântara, Bárbara Lissa e Maria Vaz (Duo Paisagens Móveis), Breno Rotatori, Denilson Baniwa, Eustáquio Neves, Francilins, Gilvan Barreto, Julia Baumfeld, Luisa Dörr, Paulo Nazareth e Tuane Eggers. O eixo temático Cosmopolíticas, que une as imagens como um fio condutor, foi cunhado pela filósofa e historiadora belga Isabelle Stengers.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Exposição “Colônia”

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição “Colônia”, do desenhista, gravador e professor Clébio Maduro, na próxima sexta-feira, às 18 horas. A mostra reúne gravuras sobre o hospital psiquiátrico que estigmatizou o município mineiro como ‘Cidade dos Loucos’ e poderá ser vista até o dia 26 de junho de 2022. A entrada é gratuita. A partir de um documentário que assistiu sobre a referida cidade e a colônia, o artista se viu instigado a conhecer pessoalmente o primeiro manicômio de Minas Gerais e ficou sensibilizado com o que presenciou no local. Para se libertar do que testemunhou, Clébio Maduro desenvolveu uma série impactante de gravuras que imprimem as dores vivenciadas nesse lugar, principalmente pelas mulheres, traduzidas em “Holocausto Feminino”, que lhe rendeu um poema de Amílcar de Castro, em 1989. As gravuras “Banho de Sol”, “Centro S.P.” e “Jogo da Velha” também lhe concederam o primeiro prêmio na Bienal Internacional de Gravura de Santos, em 2011.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas