Variedades

CURTAS DC MAIS | 31/08

CURTAS DC MAIS | 31/08
Crédito: Freepik

“Uma voz, um instrumento”

Zé Renato interpreta canções de Paulinho da Viola em mais um show da série “Uma voz, um instrumento”, amanhã, às 21h, no Centro Cultural Unimed – BH Minas (rua da Bahia, 2.244, Lourdes). No show intitulado “O amor é um segredo”, o cantor e compositor capixaba celebra os 80 anos do príncipe do samba. No show, Zé Renato será acompanhado do percussionista Paulinho Dias. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site Eventim. Uma das mais belas vozes da música brasileira, Zé Renato é fundador do grupo vocal Boca Livre e mantém sólida carreira solo como cantor e compositor. Como intérprete, Zé Renato já visitou a obra de grandes compositores e, em 2019, lançou o álbum “O Amor é um Segredo”, com canções de Paulinho. “Optei por nove sambas, boa parte deles não tão conhecidos. Nas escolhas que fiz, há também uma explícita dose de tristeza – que, a meu ver, percebe-se nos mais lindos sambas que conheço. A tristeza é senhora, disse Caetano”, disse Zé sobre o disco.

“Brasilidade Pós-Modernismo”

Celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e lançar luz aos traços, remanescências e conquistas que o movimento trouxe, no decorrer dos últimos 100 anos, às artes plásticas do Brasil e refletir, a partir da atualidade, sobre um processo de rever e reparar este contexto. Este é o objetivo de “Brasilidade Pós-Modernismo”, mostra que já passou com sucesso por outras três capitais e fecha sua temporada no dia 19 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte.Com curadoria de Tereza de Arruda, a mostra aborda as diversas características da arte contemporânea brasileira cuja existência se deve, em parte, ao legado da ousadia artística cultural proposta pelo Modernismo. Nuances que o público poderá conferir nas obras dos 51 artistas de diversas gerações que compõem o corpo da exposição, dentre os quais Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Arnaldo Antunes, Cildo Meireles, Daniel Lie, Ernesto Neto, Ge Viana, Jaider Esbell, Rosana Paulino e Tunga.

“Da Escola para o Cinema”

O projeto “Zoom! Da Escola Para o Cinema” tem objetivo de proporcionar às escolas sessões exclusivas no cinema do Sesc Palladium. A iniciativa possibilita à instituição de ensino escolher um filme de acordo com a faixa etária dos estudantes, privilegiando filmes que estejam fora do circuito comercial e que estimulem reflexões em torno da linguagem cinematográfica. São mais de 50 títulos à disposição, além de outros que podem ser buscados pela equipe do Sesc Palladium de acordo com os temas solicitados pelos professores. As exibições acontecem de quarta a sexta-feira, sempre às 14h. Podem agendar sessões escolas da rede pública ou privada, com alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Visitas mediadas

Com objetivo de aproximar as crianças e adolescentes das diversas atrações artísticas que o Sesc Palladium abriga, o espaço também oferece às escolas visitas mediadas à intervenção artística “Desvios: Movente”, da artista Sylvia Amélia. A montagem propõe outra visão sobre nossa relação com o espaço urbano a partir de imagens e sons. As visitas podem ser realizadas em dias e horários variados ao longo da semana de acordo com a disponibilidade do Programa Educativo. Podem participar grupos escolares da rede pública ou privada, desde às crianças da Educação Infantil, aos estudantes do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As escolas interessadas em se inscrever e participar da programação devem agendar as visitas dos grupos entrando em contato com o Educativo do Sesc Palladium pelo e-mail [email protected]. Toda a programação é gratuita.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Por Onde Andei”

Até 11 de setembro está aberta a Exposição “Por Onde Andei”, de Adenor Gondim, no mesmo horário de funcionamento do Memorial Minas Gerais Vale (MMGV), no Café do Memorial. A exposição do fotógrafo baiano Adenor Gondim integra o projeto “Mostra de Fotografia” e reúne imagens dos mais de 40 anos dedicados à fotografia documental, com ênfase nos registros de manifestações religiosas populares no nordeste brasileiro. A curadoria é de Eugênio Sávio. Com um reconhecido trabalho já apresentado em diversos museus do Brasil e do exterior, Adenor Gondim nasceu em Ruy Barbosa, no sertão da Bahia, em 1950. Graduado em biologia pela UFBA, adotou a fotografia como meio de sobrevivência e de expressão. A religiosidade popular se impôs como tema à medida que se afirmavam o fascínio e o respeito pelas manifestações da fé.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas