Variedades

CURTAS VARIEDADES | 06/04

CURTAS VARIEDADES | 06/04
Crédito: Freepik

“Concertos Sacros”

O Ars Nova-Coral da UFMG continua sua temporada 2023 e apresenta uma série de concertos com o repertório dedicado à música sacra. São obras do italiano Gregorio Allegri, compositor do século XVII; do veneziano Antônio Caldara, compositor do século XVIII; do alemão Johann Sebastian Bach, compositor também do século XVIII; e do estoniano Arvo Pärt, compositor nascido no século XX. O programa se inicia com o emblemático Miserere, ou “Misericórdia”, um moteto a capella em estilo concertato, composto pelo italiano Gregorio Allegri (1582-1652). O texto deste moteto é o Salmo 51, que fala de perdão e purificação. Em seguida, o Ars Nova-Coral da UFMG interpreta Crucifixus, ou “Crucificado”, outro moteto finamente elaborado para coro a 16 vozes e contínuo pelo veneziano Antônio Caldara (c.1670-1736). O Ars Nova-Coral apresenta “Concertos Sacros” hoje, às 21h, Igreja São Sebastião (avenida Augusto de Lima, 1,655,  Barro Preto); no próximo dia 11, às 19h30, na Igreja da Boa Viagem (rua Sergipe, 175, Funcionários) e no próximo dia 17, às 20h, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho).

“Origens da AML e seus fundadores”

Como e em que cenário surgiu a Academia Mineira de Letras? O público terá a oportunidade de conhecer as curiosidades e fatos históricos na palestra “Origens da AML e seus fundadores”, apresentada pela professora Cecy Barbosa Campos. O encontro on-line acontece hoje, a partir das 11h, pelo canal do YouTube da Academia Mineira de Letras. Após a criação da Academia Brasileira de Letras, intelectuais de Juiz de Fora, empolgados com o fato e contaminados pela efervescência cultural da cidade, entusiasmaram-se e sentiram a necessidade de fundar, no interior mineiro, uma academia de letras nos moldes da que fora criada no Rio de Janeiro.  Depois de alguns anos, foi decidida a mudança para Belo Horizonte. Outras academias de letras foram criadas em Juiz de Fora, sendo a mais antiga a Academia Juiz-forana de Letras, que completa 40 anos. Natural de Juiz de Fora, Cecy Barbosa Campos é bacharel em direito, licenciada em letras (inglês), mestre em teoria literária pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de onde é professora aposentada. Atualmente é escritora, palestrante, membro de academias de letras no Brasil e no exterior e presidente da Academia Juiz-forana de Letras.

Feira do Mineirinho

O mês de abril chegou e com ele a programação musical diversificada e com entrada gratuita na Feira do Mineirinho. Hoje, a partir das 19h, o público vai curtir o som do Passe Vip, que apresentará pagode, samba e muito mais. O grupo vai contar com a participação especial do cantor Kayke. A noite será animada também pelo DJ Hugo Santiago. A entrada é gratuita. Já no domingo de Páscoa (9), a partir das 9h, a animação começa com o Motopoint, encontro de motociclistas de vários motoclubes. Também será dia de música. O grupo Diga Lá preparou uma super roda de samba, com direito a marchinhas, pagode e ritmos dançantes. E o rock vai ecoar pela feira. Com um repertório enérgico, a Ca$h tocará sucessos do Coldplay, Radiohead, Dragons, The Killers, Pearl Jam, Soundgarden e muito mais. A banda apresentará ainda clássicos dos Rolling Stones, Beatles, ACDC, entre outros. Outra atração será a banda É Nozes que vai animar a galera com o melhor do pop rock nacional dos anos 80 e 90. O DJ Hugo Santiago também marcará presença.

Instituto Unimed-BH faz 20 anos

Até o próximo dia 16, a fachada do Espaço do Conhecimento UFMG, que fica na Praça da Liberdade, será iluminada à noite pelo vídeo que celebra os 20 anos do Instituto Unimed-BH. O Instituto Unimed-BH é o braço social da cooperativa de saúde e faz aniversário no dia 10 de abril, com uma programação recheada de diversos espetáculos, shows, intervenções e instalações artísticas para todos os tipos e gostos, ocupando espaços culturais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O Instituto Unimed-BH, associação sem fins lucrativos, foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, a entidade destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas