Variedades

CURTAS VARIEDADES | 06/05 a 08/05

CURTAS VARIEDADES | 06/05 a 08/05
Crédito: Freepik

Palhaçaria negra

Neste sábado (6), às 10h, na Mimulus Escola e Cia de Dança, acontece a primeira oficina da Mostra Benjamin de Oliveira: Palhaçaria Negra. A oficina trabalha a escuta, a oralidade e a prontidão, abordando as temáticas étnico-raciais através de exercícios de palhaçaria, brincadeiras, improvisação, jogos teatrais e a formulação de pequenas cenas cômicas que partem do improviso e da oralidade. O objetivo é trabalhar o poder propositivo e criativo, bem como a poética própria, o espontâneo, o imaginativo e a interação com outro. Os exercícios propostos têm como base as manifestações culturais e artísticas afro-brasileiras como os palhaços da Folia de Reis, além das corporeidades presentes no coco, samba e funk. A professora será Juliene Lellis, atriz, palhaça e arte-educadora, mestranda em Educação. Desde de 2013 trabalha como palhaça na OSC Instituto Hahaha. A Mimulus Escola e Cia de Dança  fica na rua Ituiutaba, 325, Prado.

Um espetáculo sobre Isidoro

Também neste sábado (6), na Mimulus, às 20h, o mestre em artes cênicas, ator e professor de dança afro Evandro Passos apresenta o espetáculo “Isidoro, um Negro de Quilate”, que narra a trajetória do faiscador negro Isidoro Amorim, preso por um intendente que o acusou de contrabando. Foi arrastado pelas ruas do Arraial do Tijuco, hoje Diamantina, para servir de exemplo. No imaginário coletivo negro da cidade, Isidoro vive. Com danças e cantos dos vissungos, o espetáculo procura desmistificar o título de contrabandista, dando-lhe o título de herói negro. Isidoro foi contemporâneo de Chica da Silva. A Mimulus Escola e Cia de Dança  fica na rua Ituiutaba, 325, Prado.

Al Pacino no

Cine Santa Tereza

A Prefeitura de Belo Horizonte promove a partir deste sábado (6), no Cine Santa Tereza, a mostra “Al Pacino”, com a exibição de filmes do ator norte-americano. A Mostra, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, exibirá 20 produções. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site da Sympla. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa da mostra pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.  No primeiro dia de exibição, o filme “Fogo Contra Fogo” (1995, classificação 14 anos) será apresentado em uma sessão comentada pelo professor e pesquisador José Ricardo Miranda Jr, no contexto do “Cineclube Liberdade”, projeto de extensão do Centro Universitário Una.  A mostra “Al Pacino” vai até  31 de maio no Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, praça Duque de Caxias, Santa Tereza).

Memorial Vale traz Eder Santos

O videoartista belo-horizontino Eder Santos abre neste sábado (6), às 10h, a exposição Retro/Ativa, no Memorial Vale. São nove videoinstalações que traçam um panorama histórico da produção do artista multimídia mineiro e dialogam com o espaço arquitetônico do edifício histórico do Memorial Vale e de seu entorno. A exposição itinerante fica em cartaz em Belo Horizonte até dia 23 de julho, antes de circular por outras três capitais brasileiras: Belém, no Pará; São Luiz, no Maranhão; e Vitória, no Espírito Santo. Gratuita, a visitação acontece das 10h às 17h30, às terças, quartas, sextas e sábados; e das 10h às 21h30 às quintas-feiras.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas