Variedades

CURTAS VARIEDADES | 07/04 a 10/04

CURTAS VARIEDADES | 07/04 a 10/04
Crédito: Freepik

Feriado na Casa Fiat de Cultura

Para quem vai passar a Semana Santa em Belo Horizonte a sugestão é aproveitar a programação da Casa Fiat de Cultura. O espaço cultural funcionará normalmente na Sexta-feira da Paixão e nos demais dias do fim de semana com uma programação gratuita e aberta a toda família. O público poderá apreciar as exposições “O Inferno de Dante – Valentina Vannicola na Casa Fiat de Cultura” e “A Terceira Margem”, além de participar das atividades do Ateliê Aberto “Medieval Dantesco”. As visitas podem ser realizadas na sexta-feira, sábado e domingo, das 10h às 18h. Na exposição  “O Inferno de Dante – Valentina Vannicola na Casa Fiat de Cultura”, o convite é que para que o público a desvende as alegorias e os simbolismos do poema épico A Divina Comédia, de Dante Alighieri, em um ambiente imersivo e que desperta o imaginário. Como um desdobramento da exposição, o público poderá participar do Ateliê Aberto Medieval Dantesco. Esta atividade irá abordar algumas características estéticas da arte produzida no período medieval.  A atividade é gratuita e será realizada de sexta a domingo em dois horários, das 10h30 às 12h, e das 15h às 17h. Não são necessárias inscrições prévias.

Lançamento simultâneo de “Viamão”

Neste sábado (8), Belo Horizonte e Buenos Aires vão receber a estreia do   documentário musical “Viamão”, que tem como tema de fundo os encontros do cantor, compositor e multiinstrumentista mineiro Sérgio Pererê e do grupo percussivo portenho No Chilla, tanto no Brasil quanto na Argentina, para a produção e divulgação de um álbum em conjunto. As exibições serão realizadas simultaneamente, às 17 horas, na Praça Alto Glória (rua. Faustino Cardoso, 81, Novo Glória), no bairro onde Pererê cresceu; e no El taller de Omar (Fitz Roy, 1.245, Caba), centro cultural da capital argentina. Na sequência do lançamento, às 20 horas, Pererê conduz, virtualmente, um debate sobre o filme. A transmissão pode ser acompanhada pelo youtube.com/sergioperere. Na próxima quarta-feira (12), o filme também será exibido no Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza), às 19 horas, em sessão comentada com Sérgio Pererê. A entrada em todas as exibições é gratuita.

Observações Noturnas

O céu foi, desde os primórdios da humanidade, objeto de curiosidade e indagação. Em 3.500 A.C., os sumérios, que ocupavam a Mesopotâmia, faziam observações sistemáticas dos movimentos dos planetas, do Sol e da Lua. Indícios de representações de conjuntos estelares, como as plêiades e as constelações da Ursa Maior e Ursa Menor, feitas por humanos há cerca de 50 mil anos, também foram encontrados gravados em pedras. Com o intuito de proporcionar esses pequenos momentos de conexão com os astros, as observações noturnas do Terraço Astronômico – localizado no 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários) –  se apresentam como uma das atividades mais tradicionais e populares entre a programação do museu. . As observações acontecerão sempre aos sábados, de 19h às 20h45, desde que as condições climáticas estejam propícias. A atividade é livre e gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção do museu a partir das 17h30, no dia em questão. A cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas tem acesso ao terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.

Faixa de Cinema

O mineiro Alberto Sena Rosa, o Tinim, estreou no teatro em 1968, em uma peça de Miguel de Cervantes, produzida por Jonas Bloch e dirigida por Amir Haddad. Desde então, entrou em cena no teatro e no cinema atuando e dirigindo ao lado de grandes nomes. Ele dividiu o palco com as ruas, onde teve que catar latinhas e revistas para complementar a renda. Uma vida dedicada à arte que valia filme… e ganhou. A trajetória do artista é retratada no documentário “Grande Tinim”, que o programa Faixa de Cinema, da Rede Minas, exibe nesta sexta-feira (7), às 23h. O pai dessa obra, o diretor Chiquinho Matias, também participa da atração. Ele conversa com o jornalista Samuel Guimarães e fala sobre o processo de criação do filme. A arte feita em Minas Gerais também está no bate-papo. Com apresentação de Samuel Guimarães, o Faixa de Cinema pode ser visto também no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

Cinquenta anos do hip hop

O hip hop celebra 50 anos em 2023. O movimento cultural e artístico nasceu nos Estados Unidos, mas ganhou vozes potentes no Brasil. Uma delas é do mineiro Roger Deff, que celebra as cinco décadas do gênero lançando o videoclipe “Um MC”. O novo trabalho é apresentado, em primeira mão, no Alto-Falante, da Rede Minas. O artista também vai estar no estúdio para falar sobre a novidade. A atração ainda traz o rapper amazonense Victor Xamã, que fala sobre o novo álbum “Garcia”. Além da batida do hip hop, a guitarra do rock também dá tom ao programa. O colunista Adriano Falabella faz uma homenagem ao escocês Ray Shulman, que faleceu no dia 30 de março, aos 73 anos. O baixista, um dos fundadores da banda britânica Gentle Giant, é lembrado no quadro “Enciclopédia do Rock”. Com apresentação de Terence Machado, Sabrina Damasceno e Adriano Falabella, o programa vai ao ar neste sábado (8), às 14h, pela Rede Minas. O público também confere a atração, nesse mesmo horário, pelo site redeminas.tv e plataforma de streaming EMCplay.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas