Variedades

CURTAS VARIEDADES | 13/04

CURTAS VARIEDADES | 13/04
Crédito: Freepik

Semana da Inconfidência

O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), vai realizar a Semana da Inconfidência, projeto inédito no Estado, a partir de amanhã e até 21 de abril em Ouro Preto e, entre amanhã e o próximo dia 23, em Tiradentes. O objetivo é iniciar nova abordagem para as comemorações do Dia da Inconfidência, em 21 de abril, data em que o importante legado da Inconfidência Mineira é revisitado. A agenda contará com programação cultural em Ouro Preto e em Tiradentes. Além de atos cívicos e agendas oficiais, serão desenvolvidas ações que contribuam para o desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia criativa em ambas as cidades. O Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência vai realizar a retirada das medalhas pelos agraciados, referentes aos anos de 2020 e 2022, no próximo dia 18, das 9 às 15h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho. Os agraciados que não puderem comparecer no evento poderão retirar as medalhas posteriormente no Cerimonial do governo de Minas.

Festival de História

O importante papel exercido por mulheres e escravizados na vida política, social e cultural do Brasil, apagado pela versão oficial dos fatos, estará no centro dos debates da edição especial do Festival de História (fHist), que será realizado em Mariana e Ouro Preto, a partir de hoje e até o próximo dia 29. “O fHist vai resgatar histórias de segmentos sociais absolutamente negligenciados, dando a eles a relevância devida nos processos político, econômico e cultural de Minas”, diz o jornalista Américo Antunes, organizador do Festival e que divide a curadoria da edição especial com a educadora Pilar Lacerda. Entre as histórias que serão resgatadas no “Abril de histórias para não esquecer” está a de mulheres pretas, com papel ativo na vida religiosa e cultural das Minas Gerais, e a perseguição a elas. O tema será destaque na Mesa de Debates “Histórias não contadas: sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário”, com a presença do professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) Moacir Maia e de Aldair Rodrigues, também historiador e professor da Universidade de Campinas (Unicamp). Ambos são autores do livro “Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário: mulheres africanas e Inquisição em Minas Gerais”, que inspira a mesa do fHist, que será realizada amanhã, a partir das 17 horas, no anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto.

Gestão de Meio Ambiente

Empresas que buscam a sustentabilidade e a integridade nos negócios devem adotar boas práticas de gestão para que sejam reconhecidas pela sociedade e pelo mercado. Uma das qualidades mais admiradas é o cumprimento voluntário das leis, que atesta a idoneidade e a seriedade de uma organização. E foi justamente por ser uma empresa sustentável e íntegra que a Cenibra venceu o VII Prêmio Compliance ESG Brasil 2022, na categoria Gestão de Meio Ambiente. Entre 4 mil organizações inscritas, a Cenibrase destacou-se por sua excelência no controle legal e na gestão corporativa. Promovida pelo Grupo Ambipar, referência global em gestão ambiental, a premiação tem o objetivo de valorizar, incentivar e reconhecer as empresas brasileiras que estão em conformidade com as leis aplicáveis ao seu negócio e, mais especificamente, demonstram bons resultados em sustentabilidade, por meio do compliance e dos principais pilares do ESG – sigla em inglês para designar práticas de governança ambiental, social e corporativa. A conservação e a proteção da biodiversidade são prioridades da estratégia de sustentabilidade da Cenibra. O patrimônio biodiverso da empresa é composto por cerca de 106 mil hectares de florestas, que sustentam variada e rica fauna silvestre e abundante recurso hídrico.

ArcelorMittal no Imersão Indústria

A ArcelorMittal é uma das patrocinadoras do Imersão Indústria 2023, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O evento será encerrado hoje, no Minascentro, em Belo Horizonte. Jefferson De Paula (presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Longos Latam e Mineração Brasil) participa do painel “Cases Empresários da Indústria”, hoje, às 17h. O executivo abordará os desafios e as perspectivas do setor. O encontro é um dos principais do setor industrial do País e foca em competitividade, gestão e sustentabilidade. Para finalizar, a Orquestra Jovem das Gerais fará uma apresentação hoje. A ação dará início às comemorações de 35 anos da Fundação ArcelorMittal, que apoia o projeto. A proposta do Imersão Indústria 2023 é proporcionar aos participantes a oportunidade de aperfeiçoar conhecimento, fortalecer parcerias, repensar estratégias e criar soluções inovadores para o segmento da indústria.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas