Variedades

CURTAS VARIEDADES | 15/03

CURTAS VARIEDADES | 15/03
Crédito: Freepik

Desenvolvimento sustentável

O professor e ex-ministro da Fazenda Paulo Roberto Haddad apresenta uma importante discussão sobre o futuro do Brasil, hoje, a partir das 19h, na Academia Mineira de Letras (AML). O economista lança o livro “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Narrativas para a construção do futuro”, publicação que trata de questões como o crescimento econômico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental, documentando fatos e analisando contextos históricos, desde o período colonial até o governo Bolsonaro. Em sua obra, o autor também estabelece propostas para a implementação do Plano Decenal para a realização dos 17 ODS e a construção de um futuro coletivo mais sustentável para as próximas gerações, que serão contempladas em sua palestra. O encontro será aberto ao público. Durante o lançamento do livro e palestra, ele também vai abordar a criação de uma Proposta de Plano Decenal de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, conforme compromisso do Estado brasileiro assinado na ONU em 2015. A entidade internacional estabeleceu objetivos a serem cumpridos em cooperação internacional pelos seus signatários até o ano de 2030 e o Brasil projeta-se como um dos protagonistas das transformações elencadas pelo acordo.

Festival de História

O Festival de História (fHist) abre hoje as inscrições para a sua edição itinerante, que será realizada de 13 a 29 de abril nas três capitais das Minas Gerais: Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte. A participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição no site www.festivaldehistoria.com.br. Nessa versão especial, o fHist faz um convite à reflexão sobre o legado dos 200 anos de Independência e os desafios do presente, resgatando histórias não contadas e que foram apagadas da memória nacional em razão de problemas que persistem na nossa sociedade, como o racismo, o machismo, o genocídio indígena e a criminalização da pobreza.A participação das mulheres nas lutas pela independência será um dos pontos centrais dos debates do festival. Uma das histórias resgatadas será a de Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, fazendeira que tentou salvar a Inconfidência Mineira, com uma rebelião armada quando soube da prisão de Tiradentes, no Rio de Janeiro. Ela será o tema da mesa de debates “Hipólita estava lá”, realizada em 29 de abril, em Ouro Preto, com as presenças da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha, da historiadora Heloísa Starling e da cantora e compositora Zélia Duncan. No fHist, Hipólita será ainda homenageada, no mesmo dia, no Panteão dos Inconfidentes no Museu da Inconfidência.

Prêmio Décio Noviello

A Fundação Clóvis Salgado inaugura duas novas exposições do 3º Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais, que ocuparão as galerias Genesco Murta e Arlinda Corrêa Lima a partir de hoje e até 28 de maio. Foram contemplados os artistas visuais Eduardo Hargreaves, de Juiz de Fora, para a Galeria Arlinda Corrêa Lima, com a exposição “Brasil, Hy-Brasil”, e Pedro Neves, deImperatriz(MA), para a Galeria Genesco Murta, com a exposição “Tripa”. A nova edição do Prêmio Décio Noviello de Arte Visuais busca levar ao público reflexões acerca da representação identitária na pintura, e também a partir da diversidade de suportes imaginar novas formas de figuração geopolíticas e de apagamento da memória.Em “Tripa”, Pedro Neves explora as possibilidades da pintura em um conjunto de obras que refletem o conceito de “tripa”, tendo como base a materialidade da palha e da massa.Já em “Brasil, Hy Brasil”, Eduardo Hargreaves confronta os múltiplos suportes – desenhos, pinturas, objetos, instalações multimídia, vídeoinstalação e ações performadas para vídeo e animações – com uma reflexão sobre as ações exploratórias e extrativistas que, aos poucos, vão consumindo paisagens e memórias.

“Olhe bem as montanhas”

O Diamond Mall recebe até 9 de abril a exposição “Olhe bem as montanhas”, com curadoria de Marcos Esteves, em homenagem à Serra do Curral. Para retratar em forma de arte as belezas naturais da Serra, foram convidadas dez artistas mulheres para pintar telas de registros desse patrimônio cultural. A ideia é também promover esses nomes femininos, no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. A Serra do Curral faz parte da memória de Belo Horizonte e é um dos locais da cidade mais querido pelos mineiros. “Nesta exposição, vamos explorar toda a sua importância histórica, sua beleza e sua biodiversidade local”, destaca Marcos Esteves. A mostra ficará exposta no Piso L3 do Diamond Mall, com entrada gratuita, durante o horário de funcionamento do shopping, das.10 às 22h.

Saulo Laranjeira no Palavra Cruzada

Cantor, compositor, ator, humorista e apresentador. O currículo de Saulo Laranjeira é grande e resume, um pouco, a carreira artística que construiu na televisão e nos palcos. Nessa história, um capítulo à parte na Rede Minas, com o programa Arrumação. Saulo é o convidado do Palavra Cruzada de hoje). No programa, ele lembra Pedra Azul, cidade do Vale Jequitinhonha onde nasceu, e fala sobre a trajetória artística e seus personagens que ganharam o Brasil. Apresentado por Daniela Murad, o programa também conta com a participação do jornalista Luiz Flávio Lima. O Palavra Cruzada com Saulo Laranjeira vai ao ar hoje, às 20h, pela Rede Minas, no site redeminas.tve na plataforma de streamingEMCplay.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas