CURTAS VARIEDADES | 19/04

“A Execução de Tiradentes”
O Museu Casa Guignard, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, promove a roda de conversa “Tiradentes Imaginário”, que busca refletir sobre a Inconfidência Mineira e o imaginário acerca do alferes Joaquim José da Silva Xavier. O evento acontece hoje, às 16h, na sede do museu, em Ouro Preto. As reflexões têm como ponto de partida a obra “A Execução de Tiradentes”, produzida por Alberto da Veiga Guignard, em 1961. O bate-papo reúne os historiadores André Castanheira, Gustavo Ferreira e Wanalyse Emery, todos formados pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Além da troca de ideias, o debate pretende envolver o público com as celebrações do Dia de Tiradentes, comemorado no dia 21 de abril. Para participar do evento, é necessário realizar inscrição on-line, que é gratuita. O Museu Casa Guignard foi inaugurado em 1987 com o intuito de reunir, conservar e exibir obras de Alberto da Veiga Guignard (1896-1962).
Festival Filmelier no Cinema
O Festival Filmelier no Cinema, uma realização da Sofá Digital, começa a circular hoje no Brasil . Ao longo de três semanas, até 10 de maio, o festival vai exibir 20 filmes inéditos, plurais e promissores que têm potencial para dialogar com diferentes públicos. Em Belo Horizonte, o evento exibirá os longas no Cinemark Pátio Savassi. Entre os destaques estão “Herói de Sangue”, protagonizado e produzido por Omar Sy, que é uma das maiores bilheterias de 2023 na França; “Blue Jean”, vencedor do prêmio do público no Festival de Veneza 2022; a produção biográfica “Tesla – O Homem Elétrico”, com Ethan Hawke; e os dramas “Sem Ursos”, do diretor iraniano Jafar Panahi, perseguido pelo governo de seu país por protestar contra seu regime conservador; e “Uma Noite em Haifa”, do premiado diretor israelense Amos Gitaï. Outro destaque é o filme nacional “Barraco de Família”, estrelado por Cacau Protásio, que ganhará uma série de pré-estreias durante o evento.
“Tizumba canta Vander Lee”
Para celebrar os seus 20 anos, o Instituto Unimed-BH presenteia Belo Horizonte e região metropolitana com o show “Tizumba canta Vander Lee”. A atração musical será realizada hoje, às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec. O cantor, compositor e multi-instrumentista, Maurício Tizumba, revisita o repertório de seu amigo Vander Lee, para celebrar e recriar as suas músicas. O resultado do projeto é uma mistura de homenagem ao cantor e compositor belo-horizontino falecido em 2016 e uma demonstração da força do percursionista como intérprete de canções, algo que remete ao início da carreira de ambos, quando eram cantores de bar. A entrada é gratuita, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. A retirada dos ingressos será via link no site Eventim.
Rejane Faria no Palavra Cruzada
Rejane Faria nasceu em Belo Horizonte, na década de 60, e é conhecida como uma das figuras que representam a renovação das atrizes negras no País, em especial no cinema de Belo Horizonte. Com formação no curso de artes cênicas do UniBH, recebeu o prêmio de “Melhor Atriz” no Festival Guarnicê de Cinema, no Maranhão, pela atuação no curta “Rapsódia para um homem negro (2015)”, de Gabriel Martins. Estrela do filme “Marte Um”, a mineira também coleciona participações em séries como “Segunda Chamada”, da Globo, e “Colônia”, criação original do Canal Brasil. Ela compartilha a trajetória de sucesso no Palavra Cruzada, da Rede Minas, hoje, às 20h. A atração, que está sob o comando de Daniela Murad, conta também com a participação da jornalista Cibele Penholate, gerente de jornalismo da Rede Minas. O público também pode conferir o programa, nesse mesmo horário, pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
Ouça a rádio de Minas