Variedades

CURTAS VARIEDADES | 21/03

CURTAS VARIEDADES | 21/03
Crédito: Freepik

“Conversa sobre Camões”

A professora e acadêmica Maria Antonieta Cunha conversa com o público hoje sobre a obra e permanência de um dos maiores autores da história da literatura e poesia lusófona. Na palestra intitulada “Conversa Sobre Camões”, ela revisita obras, trechos e histórias do português, que servem de referência para poetas de todos os tempos.  O encontro será aberto ao público e acontece na sede da Academia Mineira de Letras (AML), a partir das 19h.  “Se a epopeia ‘Os Lusíadas’ traz obviamente algumas dificuldades para sua fruição, hoje em dia, a lírica de Camões, criada nas formas tradicionais e do Classicismo e falando, sobretudo, do amor, traz originalidades e surpresas que encantam ainda hoje os que gostam da melhor poesia”, destaca Antonieta Cunha. A partir da provocação “Camões: quantos poetas cabem na sua poesia lírica?”, a palestra da ocupante da cadeira nº 9 da AML vai debater a influência do escritor e aventureiro português em poetas e leitores: dos clássicos, passando pelos modernos até os contemporâneos, como Pablo Neruda e  Vinicius de Moraes.

“Contínuo Barroco”

O Palácio das Artes recebe hoje a exposição “Contínuo Barroco”, do escultor e entalhador mineiro Hélio Petrus. A mostra ocupa a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard até 21 de maio de 2023 e traz uma curadoria de 32 esculturas e talhas policromadas entalhadas em madeira. Em celebração aos 55 anos de carreira e 80 anos de vida do artista, a mostra faz referência ao mestre de ofício, ao fazer manual e à arte popular, ressaltando a magnitude do Barroco Mineiro. Considerado um dos principais artistas do Brasil, Petrus e sua arte sacra nos transportam ao período colonial: com requinte nos detalhes, suas esculturas, talhas e querubins são apreciados em todo o mundo.  O cedro, material que dá vida às diversas formas da expressão artística de Petrus, é transformado pelas mãos do artista em anjos, querubins, madonas, santos e talhas. A expografia, que foi cuidadosamente construída pelo artista gráfico e designer Flávio Vignoli, traz uma série de elementos que buscam evidenciar o lugar dramático e contemporâneo do Barraco e sua presença na vida cotidiana dos mineiros.

“Escultura no Centro”

O Centro Cultural UFMG abre a exposição “Embaraço”’, da artista Sabrina Damas, hoje, às 19 horas. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 23 de abril. A entrada é gratuita e integra o projeto “Escultura no Centro”, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de artes visuais com habilitação em escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre. Sabrina Damas é ceramista, artista pesquisadora e arte-educadora. Atua, principalmente, na área da criação tridimensional, tecelagem, trançado, pintura, desenho, poéticas visuais e tecnologia dos materiais. É mestranda em artes visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG e arte-educadora do Centro Cultural Venda Nova, da Fundação Municipal de Cultura (FMC-PBH), onde ministra diversos cursos e oficinas.

“No Fundo da Gaveta”

 “No Fundo da Gaveta” é o nome da primeira mostra individual de obras de Rafael Sá Bertolacini, produzida pela Vira Lata Intervenções Artísticas. O propósito é a reflexão sobre temas como sonhos, medos, morte, vida e tudo que se pode guardar com carinho ou ser esquecido dentro de uma gaveta. A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – MHC (Praça Vereador Josias Belém,  Centro, Contagem )  é palco desta mostra inusitada,  até 12 de maio. A entrada é gratuita. Já na entrada, o público é convidado a responder, em um painel, à pergunta: O que você guarda no fundo da gaveta? Bertolacini pretende resgatar sonhos e reflexões guardados ou esquecidos. Sentimentos, papéis, documentos, identificações, caixas, canetas, cabos e aparelhos eletrônicos obsoletos, objetos que por um curto período de tempo tiveram um valor maior e perderam sua função. Os suportes das obras são gavetas achadas em caçambas ou em descartes de antiquários.

Formação em audiovisual

O Projeto Cultura & Cidadania apresenta sua edição especial de audiovisual que vai oferecer quatro oficinas de formação livre e gratuita com temas que pretendem preencher lacunas na capacitação de audiovisual em Minas Gerais, além de abrir novos horizontes na vida profissional de jovens e adultos. De abril a julho, os interessados poderão se qualificar em “Elaboração de projetos audiovisuais”; “Introdução ao Audiovisual – fundamentos da imagem em movimento, ontem e hoje”; “Produção de Roteiros em Curta-metragem” e “Documentário para Cinema, TV e Podcast”. A primeira oficina recebe inscrições até o dia 12 de abril através de formulário disponível em linktr.ee/culturaecidadaniacircula. Realizadas em formato on-line, na plataforma Zoom, as aulas serão ministradas por profissionais qualificados de vários estados do Brasil. O projeto, que disponibiliza 140 vagas, vai apresentar ferramentas simplificadas, sem exigência de conhecimento prévio ou recursos complexos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas