CURTAS VARIEDADES | 25/03 a 27/03

“Diálogos pela Equidade”
Discutir e refletir sobre como as mulheres têm ocupado espaço no cinema, jogando luz sobre seus processos criativos na direção e em outras áreas de atuação do audiovisual. Esses são alguns objetivos da mostra “Diálogos pela Equidade”, cuja 4ª edição prossegue neste sábado (25) e domingo (26) no Cine Santa Tereza. Com o tema “Mulheres Plurais”, o evento exibe33 filmes que traçam um panorama contemporâneo da produção de curtas e longas-metragens dirigidos por mulheres no Brasil. A mostra é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, em parceria com o Instituto Odeon. Integrando a programação do Circuito Municipal de Cultura, a mostra tem ingressos gratuitos, que podem ser retirados on-line pelo site da Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.
“Tributo à Legião Urbana”
O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (rua Leonil Prata s/n, Alípio de Melo) recebe o show “Tributo à Legião Urbana”, neste sábado (25), às 19h, e no domingo (26), às 18h30. A apresentação será uma homenagem da escola de música Ecos Centro Musical para a banda considerada uma das maiores representantes do rock brasileiro. O show tem classificação livre e os ingressos podem ser adquiridos de forma antecipada, no site www.sympla.com.br, pelo valor promocional de R$ 40 (inteira) ou R$ 20 (meia), ou na bilheteria do teatro, a partir de duas horas antes das apresentações. No show, bandas formadas por alunos da Ecos irão interpretar os grandes clássicos da banda brasiliense e seu icônico vocalista Renato Russo. A direção das apresentações é feita por Aldemir Teles e Adonay das Neves. A apresentação é uma oportunidade para que alunos ofereçam ao público uma amostra do trabalho realizado durante cada semestre de formação. A Ecos Centro Musical está localizada no bairro Alípio de Melo e está completando dez anos neste mês.
Dia do Circo e do Teatro
O CCBB Educativo realiza neste domingo (26)o Dia do Circo e do Teatro. Às 15horas, o jardim do CCBB BH (Praça da Liberdade, 450. Funcionários) se transformará em palco para o palhaço Alegria Também, que apresenta a peça “Antes solo do que malacompanhado”. Com números que envolvem malabarismo, acrobacias, mágica, equilibrismo, em meio a improvisações, o palhaço vai criando uma relação de cumplicidade com sua plateia. Alegria Também se desafia a cada apresentação, improvisando e decidindo o que vai fazer no calor do momento. A prontidão para a cena, tanto do artista quanto do público, é o combustível essencial neste jogo fascinante que é uma roda de palhaço. Em caso de chuva, a apresentação será realizada no pátio interno (coberto) do CCBB BH.
“Monet Le Rêve”
Depois de uma temporada de sucesso em São Paulo, no ano passado, a exposição “Monet Le Rêve – Um Sonho Imersivo” desembarca em Belo Horizonte. Unindo arte, tecnologia interativa e experiências imersivas, uma das maiores exposições digitais sobre o artista já feitas no Brasil chega ao BH Shopping, onde fica até junho. Com 290 obras licenciadas, Le Rêve apresenta um dos maiores acervos digitais de Monet ao Brasil, com pinturas digitalizadas, ambientes interativos com grande riqueza cenográfica e experiências únicas inspiradas no mestre francês do impressionismo, fazendo o público se sentir na França da segunda metade do século XIX.
Pé de Sonho lança CD
Neste sábado (25), às 16h, o grupo Pé de Sonho, faz apresentação única em Belo Horizonte para lançamento do seu mais novo CD, o terceiro de sua discografia. O show, que acontecerá no Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro), faz parte da turnê estadual de lançamento do CD, que já visitou cidades como Divinópolis, Viçosa e Congonhas. Com 13 canções originais, de autoria do violonista Weber Lopes, o CD apresenta um universo com novas temáticas, novos personagens e a fantasia e a musicalidade já características do grupo. Todos vão se divertir e se maravilhar com temas como ecologia, astronomia, animais, circo, dinossauro, diversidade cultural, corpo humano, folclore, literatura e até mesmo línguas e gramática! Tudo isso por meio de canções como “Sistema Solar”, “O Circo”, “O Som das Palavras”, “Macaquinho Lelé”, “Aves da Floresta”, “Fogo na Mata”, “Abelhinha”, “África”, “Iorubá”, “Iara”, “Caranguejo”, “O Corpo” e “Tiranossauro Rex”.
Ouça a rádio de Minas