Variedades

Veja os destaques da agenda cultural deste sábado (07/10)!

Veja os destaques da agenda cultural deste sábado (07/10)!
Crédito: Ricardo Laf

Aniversário de Santa Tereza

O bairro mais boêmio de Belo Horizonte vai completar 123 anos. É também um dos bairros mais querido e tradicional da capital. E para comemorar essa nova idade haverá uma festança pelas ruas e praças do bairro no sábado (7), a partir de 8h, e no domingo, a partir de 10h. Praça de alimentação com comidas típicas mineiras, fogo de chão, festival de cervejas artesanais, drinks, cachaças, doces e quitandas, sanduíches e uma corrida de rua fazem parte de toda a programação. O bairro Santa Tereza teve sua ocupação iniciada pelos imigrantes, principalmente italianos, portugueses e espanhóis que vieram trabalhar na construção da nova capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Inclusive muitos dos moradores são descendentes desses imigrantes, pois uma das características de seus habitantes é continuar vivendo no local. Ainda é possível encontrar imóveis do início do século XX, que guardam suas características arquitetônicas, como o prédio do cinema e do bar Bolão.

Mostra de filmes para crianças

O Cine Santa Tereza preparou uma programação especial para celebrar o Mês das Crianças e também o Dia Nacional do Livro (29 de outubro). De sábado (7) a 22 de outubro, a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura promove uma mostra infantil, com uma divertida seleção de adaptações literárias para as telinhas. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. As animações em stop-motion de Henry Selick, “James e o Pêssego Gigante” (1996) e “Coraline e o Mundo Secreto” (2009), traduzem o universo fantástico dos autores Roald Dahl e Neil Gaiman. Wolfgang Petersen integra a seleção com “História Sem Fim” (1984), adaptação do livro de Michael Ende. O cineasta Spike Jonze comparece com seu primeiro filme infantil, a adaptação de “Onde Vivem os Monstros” (2009), de Maurice Sendak. Já o Studio Ghibli marca presença com seu delicado “O Mundo dos Pequeninos” (2010), baseado no livro de Mary Norton; exibido na Sessão Azul. Em homenagem ao centenário do escritor mineiro Fernando Sabino, será exibido o longa “O Menino no Espelho” (2014), de Guilherme Fiúza.

Memórias afro-indígenas

Do rural para o urbano, das fotografias para o lambe-lambe. Foi a partir dessa confluência que a artista baiana Jessica Lemos reuniu os trabalhos que integram “Como pisar suavemente na terra”, nova exposição da Casa Fiat de Cultura. A mostra foi escolhida no 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria e ficará em cartaz a partir de sábado (7) e até 26 de novembro. Com sete obras,a artista produz uma narrativa sobre memórias afro-indígenas e apresenta rastros de sua infância familiar, experiências com o cultivo da mandioca, aspectos sagrados desse alimento, além de ressaltar o respeito pela natureza. No dia 17 de novembro, às 19h, será realizado um bate-papo virtual com a artista, no YouTube da Casa Fiat de Cultura. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Sympla (https://bit.ly/BatePapoJessicaLemos). Em suas obras, Jessica Lemos elege o rural, representado por sua ancestralidade em fotografias e fotoperfomances; e o urbano, representado pelo que as periferias criaram enquanto expressão artística, com o pixo e o lambe-lambe.

“Sobre Vivências”

No sábado (7) e domingo (8), às 19h, no Espaço Trama (rua Antônio Augusto, 150, Nossa Senhora de Fátima), em Contagem, o Grupo Trama voltará a encenar “Sobre Vivências”, trabalho inédito que estreou em setembro e que foi aclamado pelo público. Em cena, Shirley Rodriguez, Marco Túlio Zerlotini e Carlos Henrique entrelaçam três cenas curtas, que trazem à tona o universo teatral e os desafios enfrentados pelos artistas brasileiros. Os ingressos custam R$ 20 e estão disponíveis no Sympla. “Sobre Vivências” nasceu após uma imersão artística de Shirley, Carlos e Marco com a bailarina e coreógrafa Dudude, com a atriz e cantora Lira Ribas e com o escritor e dramaturgo Francisco Falabella Rocha. O espetáculo coloca o público dentro de uma sala de ensaio, onde é possível ver os erros e os acertos de uma companhia teatral. As três cenas curtas que integram a montagem, a propósito, expõem as dores, as alegrias, as angústias e os desafios pessoais de cada integrante do Grupo Trama.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Mostra Cine Vida

Com o tema “Protagonismo Vivo”, a 3ª Mostra Cine Vida – MGS exibe, no sábado (7), às 18h, no Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza), oito curtas produzidos durante as oficinas do Projeto Cine Vida em 2023. A iniciativa promoveu oito oficinas em diferentes equipamentos culturais municipais, entre centros culturais e museu, com a proposta de desenvolver oportunidades de formação na produção do audiovisual em diversos territórios da cidade. A sessão comentada contará com a participação dos diretores e representantes dos filmes. A atividade é gratuita, mediante a retirada de ingressos no site da Sympla ou 30 minutos antes na bilheteria do Cine Santa Tereza. Realizado desde 2015, o Projeto Cine Vida retomou em 2023 suas atividades presenciais pela primeira vez após a pandemia. A cada ano, o Projeto Cine Vida aborda uma temática que direciona os alunos na criação dos roteiros dos filmes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas