Veja os destaques da agenda cultural deste sábado (13/01)!

“O Auto da Compadecida”
“O Auto da Compadecida”, obra de Ariano Suassuna (1927- 2014), será apresentado, na programação da 49ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, na segunda-feira, terça (16) e quarta (17), às 20h, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. A montagem é do Grupo Maria Cutia e tem a concepção e direção de Gabriel Villela e colaboração de Lydia Del Picchia. Os ingressos para o espetáculo têm preço único de R$25 e podem ser adquiridos nos postos do Sinparc. A classificação é 12 anos. Uma das obras mais conhecidas do paraibano Suassuna, o texto conta as aventuras picarescas de Chicó e João Grilo que começam com o enterro e o testamento da cachorra da esposa do padeiro, e acabam em uma epopeia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. Sob a direção precisa de Gabriel Villela, o grupo teatral leva para o texto de Suassuna o formato de interpretação inspirada na técnica desenvolvida pelo alemão Bertolt Brecht, como a quebra da quarta parede, representação de classe social, repetição de movimentos e metáforas. Nessa versão do Auto da Compadecida, o tom irônico está presente e pode classificar a montagem no gênero cênico-musical-picaresca.
Ensaio Geral do Carnaval
Reunindo 24 blocos de Belo Horizonte, o Ensaio Geral do Carnaval 2024 acontece no sábado (13) e domingo (14), das 10 às 20h, na avenida dos Andradas, na altura do número 4.000, na região Leste da Capital. O evento será aberto ao público e irá inaugurar uma nova sonorização, que promete transformar a festa em uma das mais tecnológicas do País. O ensaio, planejado e produzido pela Do Brasil Live Marketing, promete ser uma simulação do Carnaval: gratuito, na rua, com trios elétricos, blocos emblemáticos, suas baterias e alas de dança. Um encontro do público para antecipar as comemorações da folia belo-horizontina nos mesmos moldes que a consagraram. Serão 10 horas de festa por dia com shows completos de oito dos principais blocos carnavalescos da cidade: Angola Janga, Baianas Ozadas, Bloco da Esquina, Então, Brilha!, Havayanas Usadas, Seu Vizinho, Truck do Desejo e Volta Belchior. Eles ainda convidam, cada um, outros dois blocos para o histórico encontro.
“Meu Tempero”
Primeiro álbum solo do multi-instrumentista Rogério Delayon, “Meu Tempero” será lançado na abertura do Memorial Instrumental 2024, no domingo (14), às 11h, no Memorial Vale, na Praça da Liberdade, com entrada gratuita. Acompanhado por Camila Rocha (baixo), Gustavo Fiqueiredo (piano) e Paulo Fróis (bateria), Delayon mostrará canções do disco e também surpresas do próximo álbum. Com 33 de carreira, Rogério Delayon dividiu palco com vários artistas nacionais e internacionais de diferentes vertentes musicais. Com isso, as influências desses trabalhos se mostram presentes em “Meu Tempero”, um disco com grande variedade sonora e rítmica onde a guitarra se mistura ao violão de nylon num baião suingado na música “Salsalada”, onde a guitarra estilo George Benson traz uma releitura instrumental de “Baby Be Mine”, de Michael Jackson, e outras tantas canções que passeiam do samba ao fusion. “Meu Tempero” é o primeiro trabalho solo do artista que foi concebido na pandemia (em 2021) e lançado apenas nas plataformas digitais. Ele produziu álbuns de Sérgio Pererê, Titane, Zeca Baleiro e Tino Gomes.
Musicais para crianças
No sábado (13), a Cyntilante Produções entra em cartaz na 49ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança com três musicais voltados para o público infantil. Desde 2005 uma referência de crítica e público na adaptação e produção de clássicos da literatura universal para o teatro musical, a companhia traz aos palcos da capital mineira os espetáculos “Rapunzel”, no sábado (13) e domingo (14) e “Os Saltimbancos”, nos próximos dias 20 e 21, ambos no Centro Cultural Unimed-BH Minas. Também nos 20 e 21 de janeiro, o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes recebe o musical “João e Maria – A Opereja” – novo trabalho da trupe apresentado, pela primeira vez, na Campanha. Os ingressos já estão à venda, a partir de R$25, no posto do Sinparc, no site e no aplicativo Vá ao Teatro ou na bilheteria dos teatros. “Estamos em cartaz este ano com três fábulas que trazem trama e origem distintas, porém, foram adaptadas para o palco na linguagem envolvente do musical, que agrada e emociona crianças e adultos: figurinos e cenários grandiosos, atores cantando e tocando ao vivo”, comenta Fernando Bustamante, diretor artístico da Cyntilante Produções.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas