Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta sexta (22/09)!

Veja os destaques da agenda cultural desta sexta (22/09)!
Cine Theatro Brasil Vallourec | Crédito: Leo Lara/Projeto Portinari

“Belo Horizonte, Cidade da Cultura”

Carlos Bracher inicia amanhã, em evento aberto ao público, de 15h30 às 17h30, na Igreja de São Francisco de Assis, no Largo de Coimbra, em Ouro Preto, a produção de um grande painel que teve como inspiração a transferência da antiga capital de Minas, de Ouro Preto para Belo Horizonte. A obra, intitulada “Belo Horizonte: Cidade da Cultura – Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade”, tem projeto e execução do artista. A proposta consiste na concepção e pintura de um painel instalação, em formato tríptico, composto por duas  telas de 3 metros de altura por 5 metros de largura e, ao centro, uma tela de 3 metros de altura por 7 de largura, que será instalado posteriormente na capital mineira. Todo o processo criativo será documentado em fotos e vídeos. Para representar Belo Horizonte e todas as suas nuances, Bracher optou por reunir nesta única obra diferentes técnicas, como pintura, escultura, plotagem de textos, vídeos e música, criando um cenário tridimensional.

Festival Cine +10

Hoje, amanhã e domingo (24), a arte abraça a Praça Sete com o Festival Cine +10 que celebra os dez anos de reabertura do Cine Theatro Brasil Vallourec. Serão mais de 50 atrações gratuitas, integrando o Cine Brasil, o quarteirão fechado da rua Carijós e as avenidas que cruzam a Praça Sete, agregando uma presença diversa de públicos e de apresentações de várias linguagens e gêneros artísticos, do erudito ao popular. Serão três dias de experiências únicas, com música, circo, teatro, cinema, arte urbana, exposição interativa, tour histórico e arquitetônico, uma instalação artística inédita na Praça Sete, além de um palco em plena rua Carijós, em frente ao Cine Brasil, montado para o conforto para quem assiste, e com acústica e estrutura adequadas para quem se apresenta. O Festival Cine +10 tem entrada gratuita.

“Alma Barroca”

Com um programa de composições do século XVIII, árias do compositor alemão Johann Sebastian Bach, o concerto inédito “Alma Barroca Série II” pretende evocar o espírito artístico do período seiscentista através do encontro entre os solistas, a saxofonista Maria Bragança, a cantora lírica Sylvia Klein e o cravista Fernando Cordella. A violoncelista Camila Ribeiro também terá participação no encontro. O espetáculo tem como cenário o segundo teatro mais antigo do Brasil ainda em atividade, o Teatro Municipal de Sabará, hoje, às 20h, com entrada gratuita. A iniciativa dá continuidade ao álbum e concerto Alma Barroca Série I, realizados em 2000 com  composições de músicos de várias nacionalidades Este primeiro trabalho contou com um programa  que promove um encontro entre a música brasileira e a música Barroca. No Alma Barroca Série II, concerto que estreia em Sabará, apenas o compositor Johann Sebastian Bach está no repertório.

Fotos de Walter Firmo

Sucesso de público na capital mineira, a exposição “Walter Firmo: No Verbo do Silêncio a Síntese do Grito”, foi prorrogada e segue até o dia 2 de outubro no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH). A mostra, que já recebeu mais de 100 mil visitantes, apresenta um panorama dos mais de 70 anos de carreira do fotógrafo Walter Firmo. Nascido no Rio de Janeiro, o artista é um dos principais nomes da fotografia brasileira. A exposição apresenta duas centenas de fotos, produzidas desde o início da carreira de Firmo, em 1950, até 2021. As imagens que integram a mostra retratam e exaltam a população e a cultura negras de diversas regiões do país, em ritos, festas populares e religiosas, além de cenas cotidianas. As fotografias apresentadas registram a poética do artista, associada à experimentação e à criação de imagens muitas vezes encenadas e dirigidas, com destaque para ensaios aclamados, como do maestro Pixinguinha na cadeira de balanço e a série com o artista Arthur Bispo do Rosário.

Orquestra de Câmara do Cefart

O talento de alunos e professores do Cefart se une à genialidade de alguns dos maiores compositores do cânone clássico e do repertório popular brasileiro, em uma noite que promete uma harmoniosa fusão de obras diversas. A Fundação Clóvis Salgado (FCS) apresenta o Concerto da Orquestra de Câmara do Cefart, que acontece hoje, a partir de 19h, na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. O conjunto de instrumentistas interpreta, sob regência do maestro Gilson Silva, composições de autores como o alemão Georg Friedrich Händel (1685- 1759), o finlandês Jean Sibelius (1865-1957) e os brasileiros Pixinguinha (1897-1973) e Jacob do Bandolim (1918-1969), além das compositoras estadunidenses Soon Hee Newbold (1974-) e Kathryn Griesinger (1979-). O evento tem classificação indicativa livre, e entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de uma hora antes da apresentação, na bilheteria da Sala Juvenal Dias. A Orquestra de Câmara do Cefart é um grupo composto essencialmente por alunos, professores e colaboradores.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas