Veja os destaques da agenda cultural desta terça (24/10)!

Quatro décadas do Primeiro Ato
O grupo de dança Primeiro Ato celebra suas quatro décadas com uma iniciativa que tem o propósito de disseminar seu repertório, juntamente com oficina e debate. Congonhas recebe hoje, às 19h, a oficina de dança, no Museu de Congonhas, com 25 vagas gratuitas. Aberta para todos que desejam se experimentar a partir do corpo e aprender os fundamentos da dança contemporânea As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3731-6747. Às 20h, acontece uma roda de conversa, na qual o público onde vai saber mais sobre a história do grupo, seus processos criativos e seus desafios artísticos em espetáculos que misturam dança, dramaturgia, teatro e mímica. Amanhã, às 20h, no Espaço Romaria, acontece a apresentação do espetáculo “Terreiro”, que faz uma homenagem aos artistas da arte popular que, com alegria e devoção, dão forma aos festejos e crenças. O espetáculo vai contar com a participação da cantora Titane. As atividades têm entrada gratuita.
“O Tempo Sem Tempo”
O médico infectologista Carlos Starling é o convidado do “Sempre Um Papo” para o debate e lançamento do livro de crônicas “O Tempo Sem Tempo” (Autêntica), amanhã, a partir das 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública de Minas Gerais (Praça da Liberdade, s/n). A conversa será mediada por Afonso Borges, com entrada franca. O médico e escritor Carlos Starling foi, durante a pandemia, membro voluntário do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), na gestão de Alexandre Kalil. Sua atuação, ao lado de outros quatro integrantes, tornou a capital mineira a cidade mais segura do Brasil. A memória desse período está sintetizada em 53 crônicas selecionadas pelo curador Chico Mendonça, jornalista belo-horizontino. Segundo Carlos Starling, as crônicas foram selecionadas de forma “cirúrgica” por Chico. O livro “O Tempo Sem Tempo” conta com apresentações de Margareth Dalcolmo e Lilia Schwarcz.
Home Design e Arquitetura
A mostra Home Design e Arquitetura será realizada, a partir de amanhã e até o próximo domingo (29), no recém-inaugurado Mercado de Origem Olhos D’Água. O evento reunirá diversos profissionais do design e da arquitetura e também estará focado em gostos exigentes. Pessoas que estão construindo, reformando, montando ou repaginando a casa, poderão se inspirar em ambientes possíveis, usuais e modernos. Para o organizador da Mostra, Sebástian Justo, este é o grande diferencial da Home Design. Serão apresentadas as tendências emergentes no design de interiores e decoração. Os participantes poderão explorar uma ampla gama de novidades, desde revestimentos e metais sanitários até adegas, equipamentos e mobiliário de última geração para áreas gourmet. Os podem ser adquiridos no link https://homebooks.byinti.com/#/ticket/. O valor para cada dia é de R$50,00. Amanhã e quinta-feira, a mostra acontecerá entre 14h e 22h, e no sábado e domingo, das 11h às 20h.
Estação da Cultura
Integrante da Linha do Centro, a mais antiga da Estrada de Ferro Central do Brasil, a estação ferroviária de Rio Acima foi inaugurada em 1890. Hoje, tombada pelo município, o complexo agora se chama Estação da Cultura e abriga a Secretaria de Turismo e Cultura e a biblioteca municipal. O programa Estações, da Rede Minas, convida o público a embarcar em uma viagem pela história da cidade contada a partir dos trilhos, hoje, às 19h. A história de Rio Acima começa nos anos de 1700 e tem origem com os mascates que passaram a habitar a divisa entre o município e Nova Lima. Quem nos conta essa história é a professora aposentada Eunice, uma das personagens da atração. Em seus trechos, os moradores tinham como destino a Praça da Estação de Belo Horizonte para ir ao médico, passear ou vender suas mercadorias, que eram consideradas de primeira qualidade. Entre os usuários estavam, também, quem prestava serviço na Capital, como as lavadeiras e passadeiras da região. No entanto, sem aviso prévio, em setembro de 1996, com a privatização da Rede Ferroviária Central, o trecho foi desativado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas