Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta quinta (28/09)!

Veja os destaques da agenda cultural desta quinta (28/09)!
Crédito: Ale Catan

Jacyntho Lins Brandão

O Sempre Um Papo recebe o professor e escritor Jacyntho Lins Brandão para conversar sobre sua trajetória na literatura. O bate-papo acontece de forma on-line hoje, às 19h, sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro. O programa será transmitido no YouTube do Sempre Um Papo. Jacyntho Lins Brandão é professor emérito da UFMG, instituição na qual ensinou língua e literatura grega de 1977 a 2018. É autor de ensaios sobre a língua e a literatura grega, bem como de traduções do grego, do acádio e do francês medieval. Atualmente é presidente da Academia Mineira de Letras. Diante desta rica trajetória, o Sempre Um Papo conversa com o professor em questões que tangem à sua carreira e às suas produções acadêmicas e literárias, inclusive sobre seu mais recente trabalho. Harsiese era o nome de um alto funcionário egípcio cuja múmia terminou consumida pelo fogo no incêndio do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. É sob sua égide que se situa este novo livro do presidente da AML, sobre o qual não será errado dizer que tem como foco a dissolução.

“Kafka e Boneca Viajante”

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH recebe o espetáculo musical “Kafka e a Boneca Viajante”, a partir de hoje e até 9de outubro, na quinta, sexta e segunda-feira, às 19h, e sábado e domingo, às 17h. Sucesso de público no Rio de Janeiro, a peça com dramaturgia de Rafael Primot, direção de João Fonseca e direção musical de Tony Lucchesi, conta com Alessandra Maestrini, André Dias, Carol Garcia e Lilian Valeska (que foi uma das protagonistas do aclamado musical “Marrom”) no elenco. Idealizada pelo empreendedor cultural Felipe Heráclito Lima e produzida por Maria Angela Menezes e Amanda Menezes, a montagem inédita estreou no CCBB RJ. A montagem “Kafka e a Boneca Viajante” é inspirada em uma história curiosa, que não despertou de sonhos intranquilos, mas da imaginação popular. Contam que, enquanto caminhava por uma praça perto de sua casa, o escritor Franz Kafka (1883-1924) encontrou uma menina que chorava por haver perdido sua boneca. Sensibilizado, Kafka passou a escrever cartas à menina, descrevendo suas aventuras pelo mundo.

“Sinfonia Espanhola”

Em sua estreia com a Filarmônica de Minas Gerais, a violinista espanhola Leticia Moreno celebra os 200 anos de nascimento de Lalo, com sua famosa “Sinfonia Espanhola’, peça influenciada pelo rico folclore daquele país. Explorando o repertório sinfônico de Sergei Rachmaninov, a orquestra apresenta uma de suas obras mais marcantes, as “Danças Sinfônicas” e dá início ao programa com a alegre “Abertura” da ópera “O segredo de Susanna”, do italiano Wolf-Ferrari. As apresentações serão realizadas hoje e amanhã, às 20h30, na Sala Minas Gerais, com regência do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais. Espanhola de ascendência peruana, Leticia Moreno é uma violinista versátil, de carisma e força interpretativa marcantes. Presença constante nas grandes salas de concerto da Espanha, tem fortalecido seus laços com a América Latina, retornando toda temporada e se apresentando com as principais orquestras do continente. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais.

Mostra de Arte Digital

Realizada pela Casulo Cultura, a 1ª Mostra de Arte Digital reúne tecnologia, artes plásticas, dança, luz, moda, audiovisual e movimento. A programação poderá ser conferida gratuitamente a partir de hoje e até 27 de outubro, na Galeria de Arte Cemig (avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho), de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. A Mostra de Arte Digital – MAD chega à sua primeira edição apresentando uma seleção de obras exclusivas, criadas pelos artistas especialmente para este projeto. O ponto em comum é que todas exploram o uso de tecnologias aplicadas de forma digital e interativa, ampliando as possibilidades criativas para os artistas, ao mesmo tempo em que trazem para o público novas perspectivas de reflexão e diálogos sobre as mais diversas formas de manifestações artísticas, principalmente a partir do advento das novas tecnologias. Desta forma, a Mostra de Arte Digital convida o espectador a despertar novos olhares sobre o formato de consumo e de interação da arte com os mais variados tipos de expressão.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Arquivos para o Imaginário”

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição “Arquivos para o Imaginário”, da artista Bárbara Elizei, amanhã, às 19 horas. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 5 de novembro de 2023. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre. Dispostas em sequência, as chapas criam uma coluna de arquivo para absorver vestígios de mundos imaginados onde é possível adicionar imagens, reorganizar seus limites, observar seus reflexos e seccionar seus assuntos. A partir da superfície lisa, a obra estabelece um convite para formular “Arquivos para o Imaginário”. Natural de Varginha, no Sul de Minas, Bárbara Elizei é graduanda em artes visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, em Belo Horizonte, onde reside atualmente.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas