Filmes brasileiros ganham nova cota no cinema e na TV por assinatura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na segunda-feira (15) duas leis aprovadas no Congresso Nacional para o setor de audiovisual do País. Uma delas recria a cota de tela para a exibição de filmes brasileiros no cinema e a outra restabelece o prazo de exibição obrigatória de obras audiovisuais nacionais na programação dos pacotes de TV por assinatura.
No caso da cota de tela no cinema para filmes brasileiros, o prazo foi estendido até 2033, conforme o Projeto de Lei (PL) 5.497/19, aprovado em dezembro do ano passado pelo Senado, após ter passado pela Câmara dos Deputados. Não houve vetos na sanção. Caberá à Agência Nacional do Cinema (Ancine) definir, anualmente, a quantidade mínima de sessões e obras a serem exibidas, levando em conta diversidade, cultura nacional e universalização de acesso. De acordo com a Agência Brasil, o descumprimento da medida pode acarretar em advertência e pagamento de multas às exibidoras.
A cota de tela tinha terminado em 2021, após ficar em vigor por 20 anos, como previa a Medida Provisória (MP) 2.228-1/2001, editada durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
‘Museus Pampulha – Diálogos MAP’ na Casa Fiat de Cultura
O projeto Museus Pampulha e a Casa Fiat de Cultura irão realizar, em parceria, uma série de atividades em janeiro, oferecendo visitas mediadas à exposição “Arte Brasileira a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” e bate-papo com poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins, cujo pensamento teórico inspira um dos núcleos da mostra em cartaz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Hoje, a partir das 19h30, é a vez dos Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Leda Maria Martins. Poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins, uma das principais pensadoras da contemporaneidade, participa de uma conversa com o curador Marcelo Campos, integrando o ciclo de conversas sobre a exposição “Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”. Leda Maria Martins inspira um dos módulos da exposição, intitulado “Pampulha Espiralar: Um Lar, Um Altar”. Neste núcleo, a fundamental teoria de Leda Maria Martins conduz as reflexões sobre os gestos do corpo e os mecanismos identitários entre a África e o Brasil.
O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, Casa Fiat de Cultura e Instituto Lumiar e integra o programa “Museus Pampulha – Diálogos MAP”. A entrada é gratuita com retirada de ingressos antecipados pela plataforma Sympla.
‘O Lugar na palavra’
Uma reflexão sobre o cotidiano e a percepção dos lugares, por meio da escrita e do desenho. A artista gaúcha Fernanda Fedrizzi apresenta, na Casa Fiat de Cultura, a mostra “O lugar na palavra”. As obras, compostas por cartazes e publicações, poderão ser manuseadas e lidas pelo público.
Escolhida no 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, a exposição fica em cartaz até o próximo domingo (21).
Nela, apresenta-se a produção poética da artista, que questiona os sentidos e significados que podem ser empregados às palavras e expressões, assim como a possibilidade de compreensão do lugar como trânsito, percurso ou deslocamento do pensar.
Todos os trabalhos pensam o lugar através da palavra, a partir de pesquisas que a artista iniciou em 2018. Antes disso, ela atuava como arquiteta urbanista, realizando, ocasionalmente, pequenas intervenções urbanas. A partir daí, por meio de cartazes, publicações e da colagem de adesivos pelas cidades por onde passava, juntamente ao ingresso na pós-graduação, decidiu dedicar-se às artes visuais, de forma a unir seus trabalhos poéticos aos estudos teóricos.
Gambiologia, a ciência da gambiarra, no Brasil das Gerais
O Brasil das Gerais, da Rede Minas, trata da criatividade transformadora e da inovação improvisada. É a gambiarra, uma das marcas culturais do brasileiro. A prática ganhou espaço na ciência, que tem área dedicada a estudar o assunto.
Especialistas em gambiologia vão estar no programa hoje, mostrando que a busca de soluções conquistou profissionais e amadores. Participam do programa o artista, designer e coordenador do Projeto Gambiologia em BH, Fred Paulino; e a engenheira eletricista e cofundadora do perfil no Instagram “Gambiarra Master”, Ana Velis. Na bancada da atração, os artesãos Douglas Breno da Silva e Bárbara Wildemberg mostram seus trabalhos. A dupla faz gambiarras reciclando pneus e transformando em peças utilitárias e artísticas. Com apresentação de Samuel Guimarães, que substitui a jornalista Patrícia Pinho, que está de férias, o Brasil das Gerais sobre gambiologia vai ao ar hoje, às 17h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
Ouça a rádio de Minas