Veja os destaques da agenda de eventos desta quinta (19/10)!

Reeleição na SME
Há quase três anos à frente da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), a presidente Virgínia Campos foi reeleita para o triênio 2024-2026, por 360 votos favoráveis e 164 contrários, em pleito realizado na última terça-feira, na sede de entidade. O plano de ações de Virgínia Campos, que tem embasamento técnico e base nos conceitos de gestão de continuidade, está promovendo melhorias graduais e sustentáveis, que permitiram solucionar dificuldades que a SME enfrentava. “Quando assumimos a SME, tivemos clareza dos problemas internos da entidade. Havia muito descrédito após escolhas erradas e compromissos geridos. A grande escolha correta que fizemos foi a opção por sanear a SME”, afirmou a dirigente em entrevista ao DIÁRIO DO COMÉRCIO. Virgínia Campos explicou que a conquista da imunidade tributária foi fundamental para colocar a SME com uma condição de governança e de compliance compatível com a grandeza da entidade.
Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
A 4ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que acontece hoje, tem mais de 60 atividades cadastradas, distribuídas por 33 municípios de Minas Gerais. O destaque é a variedade de atrações, abrangendo shows, exposições, saraus literários, clubes de leitura, oficinas de arte e espetáculos teatrais, tudo gratuito. O horário de funcionamento dos equipamentos culturais é até as 22h, uma vez ao mês. A ideia é que os cidadãos que trabalham ou estudam em horário comercial tenham a oportunidade de participar das atividades durante a semana. A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus).
“Sob o sono dos séculos”
O Sempre Um Papo recebe o escritor Márcio Ketner Sguassábia para o debate sobre o livro “Sob o sono dos séculos” (Laranja Original – 2022). A conversa será mediada pela jornalista Letícia Finamore e vai ser transmitida no canal do YouTube do Sempre Um Papo, hoje, às 19h. “Sob o sono dos séculos” se estrutura em duas partes: matriz e motriz. Na primeira, moram os poemas sobre os temas que formam a essência do autor. Na segunda, os poemas sobre os temas que o movem – a memória, a infância, a natureza, a família e as gentes do Brasil estão lá. Márcio diz que está por inteiro nele. Tudo o que o espanta ou encanta tem lugar neste livro. A simplicidade sintética dos versos é reflexo do modo como gosta de ver e de viver a vida. Márcio Ketner Sguassábia nasceu em Pirassununga (SP). É poeta e professor de literatura há quatro anos no cursinho popular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde estuda.
Dependência em tecnologia
De acordo com o levantamento ‘Digital 2023: Global Overview Report’, realizado pela Meltwater e We Are Social, em um ranking com 50 países, o Brasil é o segundo no quesito horas gastas usando internet no celular: são 5 horas e 28 minutos por dia. O Brasil das Gerais, da Rede Minas, dedica um programa para falar sobre a dependência tecnológica e qual a dose ideal para cada faixa etária. a jornalista Patrícia Pinho recebe a psiquiatra Júlia Khoury. Atuante nas redes sociais, a especialista em dependências comportamentais e tecnológicas é colunista da Rede 98 e conta com mais de 35 mil seguidores. Também participa da atração o psicólogo e neuromentor Jânio Souza. Na bancada, o telespectador vai conhecer também alguns dos trabalhos educativos da artista visual e educadora cultural Amanda Kistemann. O Brasil das Gerais sobre a dependência em tecnologia vai ao ar nesta hoje, às 17h, pela Rede Minas, site redeminas.tv e plataforma de streaming EMCplay.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Sessão de cinema comentada
Hoje, às 20h30, e na próxima segunda-feira (23), às 18h30, as Salas de Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas exibem, respectivamente, os filmes “Elis & Tom – só tinha de ser com você” e “Angela”, seguidos de comentários e roda de conversa na Sala Multimeios 1, com o Ewerton Belico, diretor, roteirista, curador e educador. Os ingressos para as exibições podem ser adquiridos na bilheteria do cinema e custam, hoje, R$ 20 (inteira), e na segunda-feira, R$ 12 (inteira). Em “Angela”, a história da socialite mineira Angela Diniz, vítima de feminicídio em 1976, pelas mãos de Doca Street, na Praia dos Ossos, em Búzios, é vivida pela atriz mineira Isis Valverde, ao lado de Gabriel Braga Nunes. Aclamado como o 11º melhor disco da música popular brasileira pela revista Rolling Stone, o disco Elis & Tom, lançado em 1974, foi gravado nos Estados Unidos. A gravação de Elis Regina (1945-1982) com Tom Jobim (1927-1994) foi um presente da gravadora Philips para Elis em celebração aos seus dez anos de carreira.
Ouça a rádio de Minas