Veja os destaques da agenda de eventos desta quinta (07/09)!

Formação de professor de Yoga
A professora Anna Ivanov, presidente da IYTA – International Yoga Teachers Association (Associação Internacional dos Professores de Yoga) irá ministrar o curso de Yoga para formação de professor na Escola de Yoga Ponto de Equilíbrio – Profª Maria José Marinho. A IYTA cuja matriz está situada em Sydney ( Austrália), tem sua sede em São Paulo, foi constituída para criar um padrão de conduta e treinamento profissional e ético para que o ensino do Yoga seja mantido em seu mais alto nível. O curso tem como objetivo capacitar pessoas com uma formação em Yoga clássico tradicional. As aulas serão ministradas uma vez por mês, sempre aos sábados e domingos. A aula inaugural do curso será no dia 16 de setembro (sábado), as 8h, com a participação dos professores da IYTA de São Paulo e também da mestra Maria José Marinho. As inscrições estão abertas. As vagas são limitadas. Maiores informações: podem ser obtidas na Escola de Yoga Profª Maria José Marinho, que fica na avenida do Contorno, 4.614/10º andar, Funcionários, pelo telefone (31) 3225-4222/ e WhatsApp (31) 99145-7178.
Museu Casa Kubitschek
O Museu Casa Kubitschek dá início às comemorações dos seus dez anos no mês de setembro, com uma programação que inclui oficinas, mediações especiais e a realização de um piquenique-brincante que irá se apropriar dos seus icônicos jardins, um dos elementos mais significativos do espaço museológico que integra o Conjunto Moderno da Pampulha que em 2023 celebra seus 80 anos. No sábado (9), às 9h, o projeto Percursos Pampulha realiza a edição especial “Casas Modernistas da Pampulha”, na qual os participantes são estimulados a interpretar as características arquitetônicas presentes em quatro casas modernistas da região da Pampulha, explorando aspectos das diversas camadas que compõem este território, como história, arquitetura, paisagismo, arte e natureza. Para acompanhar a atividade, é necessário se inscrever pelo e-mail [email protected].
Somos Comunidade
O Programa Somos Comunidade – iniciativa do Instituto Unimed-BH e da Coreto Cultural, que atua, desde 2012, no Morro das Pedras, em Belo Horizonte -, realiza no domingo (10) das 9h às 13h, no Parque Municipal Renné Gianetti, o “Somos Comunidade – Cultura é o Caminhar”, com intervenções artísticas, apresentações de dança e música e oficinas. Toda a programação é gratuita e é formada por profissionais, alunos em formação ou já graduados pelo Somos Comunidade. No espaço “Palco Plural”, a programação inclui diversas atividades de dança com integrantes e alunos da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, interativas com o público, como a apresentação e o aulão interativo de Ballet; apresentação do Grupo de Jazz; apresentação e aulão interativo de Danças Urbanas. Ainda na dança, estão programados aulão interativo de dança de salão Núcleo Artístico; a apresentação do Camaleão Grupo de Dança.
Exposição “Sob o mesmo céu”
O Memorial Vale recebe no sábado (9), a partir das 11 horas, a exposição de fotos “Sob o mesmo céu”, de Sylvie Moyen, clicadas quando ela esteve em viagem a países como Peru, Papua Nova Guiné, Mongólia, Myanmar e Índia. Países singulares que estão, ao fim e ao cabo, sob o mesmo céu do planeta. A exposição fica em cartaz até dia 28 de janeiro. O evento integra o projeto Mostra de Fotografia, que tem curadoria de Eugênio Sávio e faz parte da 17ª Primavera dos Museus. A belo-horizontina Sylvie Moyen, nascida em 1973 e filha de imigrantes, é fascinada por máquinas fotográficas desde criança, por influência do pai, com quem aprendeu a registrar viagens familiares. O núcleo familiar também proveu o contato com a pintura: com a mãe, que tinha um ateliê de pintura, ela aprendeu a misturar e criar cores.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Sarau de poesias
O Memorial Vale recebe no sábado (9), às 11 horas, as poetas belo-horizontinas Lara de Paula, Cecília Lobo, Andrezza Xavier e Anna Lages, mediadas por Milca Alves, que, em uma grande roda poética, na qual recitarão suas poesias e refletirão sobre os desafios de se fazer cultura de forma independente em Belo Horizonte. Para participar, é preciso retirar ingressos uma hora antes do evento, pois os lugares são limitados. Haverá tradução em Libras. O evento integra o projeto Convocatória 2022 do Memorial Minas Gerais Vale. O objetivo principal do projeto é fortalecer o vínculo entre a literatura independente, o hábito de leitura e as experiências vividas pelas mulheres na cidade, fomentando a poesia contemporânea em todos os formatos. Também haverá a intervenção musical de Anna Lages, que é musicista e tocará seu pandeiro, e muita interação com o público.
Ouça a rádio de Minas