Variedades

Veja os destaques da agenda cultural deste sábado (23/12)!

Veja os destaques da agenda cultural deste sábado (23/12)!
Crédito: Divulgação/Coop Encena

Arte solidária em Minas

Ajudando a democratizar a arte e ampliar o acesso à cultura para o público de diversas cidades de Minas Gerais, o projeto Coop Encena, realizado pelo Sistema Ocemg em parceria com as cooperativas, encerra 2023 com o objetivo cumprido. Cerca de 4 mil pessoas puderam assistir às apresentações teatrais gratuitas de “Acredite, um espírito baixou em mim” e “Velório à brasileira”, duas das peças mais populares da dramaturgia cômica mineira. Os espetáculos circularam por 13 municípios, levando ao público o humor de mãos dadas com a solidariedade: cada ingresso foi trocado por dois quilos de alimentos que, ao final, foram doados a 19 instituições beneficentes das comunidades locais. De 2004 até hoje, o projeto já alcançou um público de mais de 74 mil pessoas, em 149 apresentações, realizadas em 89 municípios com a colaboração de 387 cooperativas. Um número igual de entidades sociais foram beneficiadas com a doação dos alimentos arrecadados.

Escultura no Centro

O Centro Cultural UFMG abriga a exposição ‘Harmonia Sólida em Canção Líquida’, da artista Yurika Renan Morais. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 4 de fevereiro de 2024. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de artes visuais com habilitação em escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre. Yurika Renan Morais, artista mineira, nascida e criada em Belo Horizonte, local onde desenvolveu o interesse e habilidades nas mais diversas formas de expressão artística. Com uma pesquisa ampla e sensível, atualmente, estuda artes visuais na UFMG, onde se dedica à escultura em pedra sabão, escultura em metal, cerâmica e fotografia digital, explorando, por meio dessas técnicas, as formas fluídas, o corpo humano e todos os processos de descobertas psíquicas e identitárias que habitam o corpo humano.

“Mestres de Ofício”

Minas Gerais é um mundo, ou melhor, um universo inteiro de diversidade cultural, histórias e, sobretudo, de pessoas que carregam ofícios ou modos de fazer que atravessam gerações. A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), em parceria com a Empresa Mineira de Cultura (EMC), irá contribuir com essa cena, ao valorizar e fomentar o rico trabalho que é desenvolvido pelo interior do Estado. No sábado (23), `as 12h, estreia no programa + Geraes, da Rede Minas, a série “Mestres de Ofício de Minas Gerais”, em que os espectadores irão conhecer homens e mulheres que representam ofícios que resistem. No primeiro episódio, o programa irá mostrar as Marias Artesãs, de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Elas produzem arte a partir da palha de milho. Nas próximas semanas, o público poderá conferir tecelãs, queijeiro, carranqueiro, dentre outras atividades, carregadas de história. “Essa parceria reforça aquilo que tanto trabalhamos, que é a valorização da cultura e da arte que representa, para essas pessoas, também renda. É nosso papel difundir o que existe de melhor em Minas”, diz Renata Maria Renault dos Santos, diretora geral e executiva da EMC. O programa pode ser visto, no mesmo horário, no site redeminas.tv e plataforma de streaming EMCplay

Edições especiais do Alto-Falante

Apresentações musicais com direito a plateia na Rede Minas. Esse é o Alto-Falante, que presenteia o público com edições especiais, no sábado (23) e no próximo dia 30, às 13h, para celebrar o Natal e o Ano-Novo em grande estilo. Duas bandas mineiras foram para a emissora e tocaram para os fãs do programa, um formato inédito da atração que há 25 anos traz o melhor do pop e rock para a telinha. A festa foi comandada pelo trio de apresentadores Terence Machado, Adriano Falabella e Mariana Lima, que estão à frente da atração produzida pela Rede Minas e exibida, também no país, pela TV Brasil. De guitarra a bateria. As bandas Loss e Pelos garantiram uma atmosfera vibrante ao programa. A primeira foi formada em 2020 e teve seu primeiro clipe, Burn Inside, lançado em rede nacional pelo próprio Alto-Falante. Já a Pelos surgiu ainda no século passado, em 1999, no Aglomerado da Serra, região Centro-Sul da capital mineira, tornando-se, desde então, um nome de destaque no cenário do rock em Belo Horizonte. O grupo tem, hoje, como um de seus integrantes Thiago Pereira, que fez parte do time do Alto-Falante.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas