Veja os destaques da agenda cultural desta sexta (05/01)!

Museu de Congonhas
Criado há oito anos, o Museu de Congonhas comemora a marca se 300 mil visitantes com a exposição “Aleijadinho Virtual – o primeiro artista brasileiro”. Assim, o equipamento cultural se consolida como um dos principais atrativos e indutor do turismo na cidade. O espaço, considerado o primeiro “museu de sítio” do Brasil, é voltado para o turismo cultural e o religioso. Alinhado com as modernas tendências de promoção da qualificação urbana, associada à vocação histórica da cidade, monitora e avalia o estado de conservação de todo o conjunto arquitetônico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos., O monumento é reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), desde 1985.
“Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”
Provocativa, a exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”, assinada pelo artista Daniel Márcio, a partir de amanhã, ocupará o hall do Big Shopping (avenida João César de Oliveira, 1.275, Eldorado), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A mostra fotográfica, que ficará disponível até o dia 5 de fevereiro, das 10h às 21h, chama atenção da população, assim como das autoridades, para a realidade das pessoas em situação de rua, enfatizando a falta de políticas públicas para esse grupo. O acesso ao trabalho inédito é gratuito, e a classificação é livre. A exposição, que agora ocupa o segundo andar do Big Shopping, após ter sido apresentada na Casa de Passagem de Contagem, traz uma série de fotos, destacando a vida e a trajetória de seis pessoas em situação de rua. A mostra conta ainda com um QR Code que direciona os visitantes para uma série de entrevistas. A escolha dos personagens, segundo Daniel Márcio, foi em parceria com a equipe de assistência social e acolhimento de Contagem.
“O lugar na palavra”
Uma reflexão sobre o cotidiano e a percepção dos lugares por meio da escrita e do desenho. A artista gaúcha Fernanda Fedrizzi apresenta na mostra “O lugar na palavra” seis obras entre cartazes e publicações, que poderão ser manuseadas e lidas pelo público. A exposição está em cartaz na Casa Fiat de Cultura até 21 de janeiro, de forma presencial e virtual. Uma das discussões apresentadas está nos sentidos e significados que podem ser empregados às palavras e expressões. A compreensão do lugar como trânsito, percurso ou deslocamento do pensar também é proposta pela artista que, com sua trajetória pela arquitetura, traz uma elaboração sistemática e reflexiva sobre o tema. A exposição apresenta a elaboração de conceitos em movimento, de uma escrita que surge da percepção sensível daquilo que é experienciado no cotidiano e na relação com a cidade. A ideia é provocar um pensar sobre o lugar na palavra, ou da palavra, nas experiências mundanas.
Circo Portugal Internacional
Com grande sucesso por onde passa, o Circo Portugal Internacional confirma curta temporada em Pouso Alegre. A cidade do Sul de Minas recebe o oitavo maior circo do mundo, sob as lonas montadas na avenida Pinto Cobra, ao lado da concessionária Honda. Em cerca de duas horas de espetáculo, o picadeiro é palco para diversas atrações, como, palhaços, King Kong, Transformers, Homem Bala, o famoso Globo da Morte, que promete hipnotizar os apaixonados pelas artes circenses, com seis motos ao mesmo tempo, e outros números que encantam toda a família. As sessões serão apresentadas todos os dias da semana, sendo de segunda a sexta, às 20h; sábado, às 17h30 e 20h; e domingo às 15h, 17h30 e 20h. Os ingressos já estão disponíveis pelo site www.circoportugal.com, com valores a partir de R$ 20 e quatro opções de espaços para a escolha do público. Para a magia acontecer em Pouso Alegre, mais de 900 toneladas de equipamentos foram deslocadas para a cidade. O grande destaque fica para a lona, fabricada na Itália com materiais que proporcionam conforto térmico e acústico. Só na tenda principal, é possível receber até 1.600 pessoas sentadas que, de qualquer ponto do recinto, terão visão privilegiada ao palco hidráulico.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas