Veja os destaques da agenda cultural desta sexta (29/12)!

“Tão leve quanto o ar”
Tudo começou há 50 anos, no Palácio das Artes, em um ensaio da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. A inspiração primordial para o então estudante Giovani Fantauzzi veio do movimento das cordas de um contrabaixo. Desde então, o escultor se tornou conhecido pelas obras de médio e grande porte feitas em aço inoxidável. Os trabalhos do artista retornam ao mesmo Palácio das Artes, em uma exposição que acontece na Galeria Aberta Amilcar de Castro e no hall de entrada do complexo cultural. A mostra, intitulada “Tão leve quanto o ar”, traz conjunto de trabalhos do escultor feitos em fios de aço de alta espessura, e está aberta à visitação até 28 de janeiro dfe 2024 (domingo), com entrada gratuita e classificação livre. Giovani Fantauzzi estudou na Escola Guignard na década de 1970 e teve como mestres o próprio Alberto da Veiga Guignard, Franz Weissmann, José Amâncio de Carvalho e Amilcar de Castro, que dá nome à galeria na qual o artista agora exibirá suas obras. Uma característica do escultor é trabalhar com aço oxidado, priorizando esculturas de médias e grandes dimensões feitas com dobras de vergalhões de aço estruturados em paralelo.
“Confessionário”
O projeto Teatro Em Movimento Digital, por meio do seu eixo Webcenas, lança “Confessionário”, um espetáculo, mediado pela curta-metragem, com direção de Carla Camurati e atuação da atriz Bel Kutner e o do ator Eriberto Leão. Este espetáculo digital será exibido hoje, gratuitamente, pelo site https://teatroemmovimento.com.br/portfolio/confessionario/. Carla Camurati é a mulher que revolucionou o cinema nacional. Neste curta, ela continua investigando e se dedicando a temática que pesquisa há tempos: violência feminina, a posição da mulher nas sociedades, feminicídio. A vontade de Carla é criar uma manifesto digital. “Confessionário” mergulha neste universo; nas relações amorosas e abusivas; nas estatísticas crescentes de feminicídio. A diretora propõe uma linguagem realista e muito direta com o espectador e ficciona uma história cotidiana, para Guta e Leo, vividos pelos atores Bel Kutner e Eriberto Leão. “Confessionário” tem direção de fotografia e edição de Junae, direção de arte de Márcio Medina e trilha sonora de André Abujamrra. Tatyana Rubim e Bárbara Paz assinam a produção executiva. Este teatro cinema, mediado pela curta metragem tem duração média de 25 minutos.
Sempre um Papo
A missão da Associação Cultural Sempre um Papo, há 38 anos, é juntar língua, leitura, livro, literatura e livraria. Em 2023, a entidade realizou o 12º Fliaraxá, o 3º Flitabira, o 1º Fliparacatu, além do Sempre um Papo, em BH e São Paulo, e o Mondolivro Podcast, no ar há 25 anos, diário, agora na Alvorada FM, emissora de rádio de Belo Horizonte, com apresentação de Afonso Borges, diretor presidente da Associação Cultural Sempre um Papo. O ano de 2024 já começa com uma novidade: o Flipetrópolis – Festival Literário de Petrópolis, a se realizar no município do Rio de Janeiro. Esta “máquina” de produzir eventos literários, reuniu, presencialmente, mais de 75 mil entusiastas da literatura, que assistiram cerca de 600 atrações. Nos palcos, em todas as cidades, receberam 443 renomados escritores e escritoras, produzindo mais de 350 transmissões ao vivo no Youtube que, por sinal, bateu quase um milhão de visualizações. Nos perfis no Instagram, o público ultrapassou 3 milhões de pessoas alcançadas em interações orgânicas.
Palácio das Artes
Em 2024, o Grande Teatro do Palácio das Artes completa 53 anos e o programa Agenda, da Rede Minas, relembra a história desse local na programação especial de fim de ano. A atração dedica uma edição inteira, hoje, para tratar sobre o complexo que ocupa uma área de 18 mil metros quadrados na região central de Belo Horizonte, com teatro, cinema, galerias e centros de formação. O programa resgata a história e relembra momentos importantes, como a presença de artistas consagrados e espetáculos que passaram por lá e o incêndio de 1997, que destruiu o complexo. Tem, ainda, uma reportagem especial na programação. A jornalista e apresentadora Dani Vargas esteve no local e traz entrevistas e curiosidades. Entre elas, os antigos projetores, incluindo um dos únicos que rodam filmes de 35 mm em Minas Gerais. O Agenda sobre o Palácio das Artes vai ao ar hoje, às 20h30, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas