Veja os destaques da agenda cultural desta quinta (24/08)!

“Café com Fé”
O fim de semana está chegando e com ele mais uma edição do “Café com Fé”, uma iniciativa da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-MG). Trata-se de uma celebração eucarística, com missa seguida de café, que será realizada amanhã, às 8h, no Grupo Asamar (rua Paraíba, 1.000, Funcionários). As vagas são limitadas. Para participar é necessário confirmar a presença pelos telefones (31) 3281-0710/ (31) 98988-3079 ou pelo e-mail [email protected]. Desde 2009, a ADCE-MG promove missas e cultos ecumênicos mensais, de maneira itinerante, nas sedes de empresas associadas e parceiras da entidade. A finalidade é oferecer aos empresários, funcionários e convidados um momento para um encontro fraterno e para reflexão espiritual. Além de favorecer o fortalecimento da fé e da esperança, o “Café com Fé” permite um maior relacionamento entre as pessoas.
Festa Literária de Sabará
Hoje, amanhã, sábado e domingo, a Borrachalioteca apresenta atrações por toda Sabará como lançamento de livros, rodas de conversa com escritoras e escritores, narração de histórias, oficinas, debates, exposição, feira de livros, ilustradores na praça e música de qualidade, tudo bem pensado para que cada um se sinta pertencente a esse universo maravilhoso que é a literatura. A logomarca da Festa Literária de Sabará ganhou vida com a delicada aquarela da talentosa Luanna Grammont que inovou ao inserir um pé de jabuticaba, símbolo do município, aos elementos tradicionais: a Igreja do Rosário, a Igreja do Ó, o coreto da Praça Santa Rita e o livro aberto. Como já é tradicional no evento, as embalagens de Pão e Poesia levarão um pouco de literatura para o café da manhã de cada sabarense. A programação é toda gratuita e no site https://www.borrachalioteca.com.br/ixflis.
“A Escola vai ao cinema”
Escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já podem se inscrever no programa Cine-Expressão – A Escola vai ao cinema. A iniciativa integra a 17ª Mostra CineBH e pretende aproximar o universo cinematográfico de crianças, adolescentes e educadores da rede pública através das sessões Cine-escola. Instituições de ensino interessadas podem se inscrever gratuitamente até o dia 13 de setembro pelo site cinebh.com.br. A 17ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, será realizada entre os dias 26 de setembro a 1º de outubro, com diversas atividades gratuitas para todas as idades e públicos. Crianças e adolescentes, de cinco a 14 anos, poderão assistir a produções nacionais voltadas para sua faixa etária, e participar de um bate-papo sobre os filmes e os temas neles abordados. Serão seis sessões com 13 filmes brasileiros que apresentam temas universais e educativos para a formação de crianças e jovens. Os filmes serão exibidos no Grande Teatro Sesc Palladium, no Teatro Sesiminas e no Cine Santa Tereza – nos dias 22, 28 e 29 de setembro. Todas as sessões são exclusivamente para as escolas previamente inscritas.
Trilhas da Cena
O Trilhas da Cena, novo projeto do fotógrafo de artes cênicas Guto Muniz, pretende oferecer um espaço de visibilidade para o trabalho de profissionais das artes cênicas de todo o Brasil: seja o próprio artista ou grupo, até “aquilo que os olhos não veem”, os bastidores da cena: técnicos, iluminadores, cenógrafos, diretores, assessores de imprensa, produtores culturais e toda a equipe envolvida em um trabalho artístico. Além do caráter de memória e vitrine, o site disponibiliza uma agenda cultural com informações de serviço sobre os trabalhos de dança, circo, teatro e performance, independentemente de serem assinantes do portal. A plataforma Trilhas da Cena pode ser acessada pelo link. www.trilhasdacena.com.br.“O objetivo é construir dia após dia, de forma colaborativa, uma memória consistente das artes cênicas brasileiras”, diz Guto Muniz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Paisagens mineiras
A Galeria de Arte do Minas II é palco da mostra “Aquarelas (paisagens de Minas)”, de Marcelo Latorre. Em cartaz até 17 de setembro, a exposição conta com 31 quadros com as dimensões de 56 x 60 cm de pinturas de paisagens mineiras. “Essa diversidade de regiões, de luzes e cores são, a vários anos, o tema, a razão de meu trabalho”, explica Latorre. A Galeria de Arte do Minas II fica na avenida dos Bandeirantes, 2.323, na Serra, aberta de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h. A entrada é franca. O encontro de Marcelo Latorre com a arte aconteceu cedo, quando ainda era criança. “Minha relação com a arte começou ainda na infância, quando fazia desenhos nos meus cadernos de aula. A paixão pelo desenho, a precisão e os detalhes me levaram para a cirurgia plástica. Sempre desenhei e fazia pintura a óleo”, lembra o artista.
Ouça a rádio de Minas