Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta terça (29/08)!

Veja os destaques da agenda cultural desta terça (29/08)!
Crédito: Freepik

Universo de Elena Ferrante

O universo complexo e profundo da alma feminina apresentado nas obras de Elena Ferrante, sucesso editorial mundial, vai ser explorado no próximo Divinas Conversas, ciclo de encontros e palestras promovido pela Fundação Torino, Escola Internacional de Nova Lima.  Com o objetivo de aproximar as culturas brasileira e italiana por meio da literatura de ambos os países, o Divinas Conversas terá sua primeira palestra do semestre na próxima quinta-feira (31), às 19h30, no Espaço Cultural Fundação Torino (rua Jornalista Djalma Andrade, 1.300, Piemonte, Nova Lima). A convidada para a conversa é Fabiane Secches, psicanalista, escritora e pesquisadora especialista na obra da autora italiana. O evento é aberto ao público, convidado a fazer uma imersão nas obras de Elena Ferrante, mundialmente conhecida pela “Tetralogia Napolitana”, fenômeno editorial, cujo primeiro livro foi lançado no Brasil em 2015 e que deu origem à série “Amiga Genial”.

Sonoridades argentinas e caribenhas com a Filarmônica

Na próxima quinta-feira (31) e sexta-feira (1º), às 20h30, o regente chileno Maximiano Valdés retorna à Sala Minas Gerais para dirigir junto à Filarmônica de Minas Gerais um programa de grandes contrastes: a modernidade do porto-riquenho Roberto Sierra, na sua “Sinfonia nº 2, “Gran passacaglia”, se opõe à alegria esfuziante da “Abertura Cubana”, de George Gershwin. O pianista Cristian Budu volta a se apresentar com a orquestra para interpretar o último concerto de Rachmaminov, o “Concerto para piano nº 4”, em celebração aos 150 anos de nascimento do compositor russo. A obra “Pampeana nº 3”, do argentino Alberto Ginastera, completa o repertório. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. Regente da Orquestra Sinfônica de Porto Rico, Maximiano Valdés desenvolveu sua carreira musical nos Estados Unidos e em diferentes países da Europa, da Ásia e da América Latina. Vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil em 2013, Cristian Budu vem se consolidando como um dos mais importantes pianistas brasileiros desta geração.

“O céu nos seus olhos”

A exposição “O céu nos seus olhos”, em cartaz no Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, Centro) até 19 de outubro, reúne os artistas Dri Sant’ana, Glicéria Tupinambá, Tiago Gualberto e Shima. Os trabalhos dos quatro artistas dialogam entre si e com essa constelação. Glicéria Tupinambá (BA) traz a obra “O céu tupinambá – o caminho da anta”, instalação que representa a visão Tupinambá sobre o céu. Dri Sant’ana (MG) apresenta a obra “A dança – Muzenza/ Iawô”. A artista aborda especificamente temas relacionados à religiosidade afro-brasileira, e grande parte dos conceitos religiosos tem como elemento o céu. Tiago Gualberto (MG) exibe as obras “Dots”(2014); “3-3-3-3-7” (2013) e “Árvore do Esquecimento” (2012). Shima (MG) apresenta um desdobramento da sua série “Entre Montanhas e Vales: Geometria do Voo” Trazendo a narrativa japonesa e principalmente a popular utilização de origamis na concepção de aviões.

Feira Maluco por Leitura

Os amantes da leitura e entusiastas culturais têm agora um novo destino no Power Shopping Centerminas (avenida Pastor Anselmo Silvestre, 1.495, bairro União): a Feira Maluco por Leitura. A feira fica no primeiro piso do shopping, até o dia 30 de dezembro, com uma ampla seleção literária, desde livros promocionais e mangás, até obras infantis, infanto-juvenis e para adultos, abrangendo gêneros que vão desde romance e suspense, até terror e aventura. Além disso, a operação também oferece uma variedade de livros de colorir e atividades. Uma das principais características da Feira Maluco por Leitura é a diversidade de opções a preços acessíveis. Os valores começam a partir de R$ 5,00, tornando a aquisição de livros e materiais de leitura uma opção viável para um público mais amplo. A feira funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e nos domingos e feriados, das 10h às 20h.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Cinema em Tumiritinga

A cidade de Tumiritinga, na região Leste de Minas Gerais, é a primeira do Brasil com uma população de menos de 10 mil habitantes a receber uma sala de cinema com 27 cadeiras acolchoadas, cortinado e sistema de exibição de filmes. A sala foi instalada na Escola Municipal Professora Alcina Silva da cidade. A iniciativa foi realizada na II Mostra de Cinema Infantil de Tumiritinga, encerrada no último domingo (27). A Casa Cult Darci di Mônaco, com o patrocínio da Fundação Renova, promoveu a mostra de cinema, trazendo entretenimento, alegria, beleza, conhecimento e cultura à população em geral, mas com foco especial nos estudantes da rede municipal de ensino. O objetivo foi reforçar o potencial educativo das obras audiovisuais, cinema e vídeo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas