Variedades

Veja os destaques da agenda de eventos desta sexta (15/12)!

Veja os destaques da agenda de eventos desta sexta (15/12)!
Moema Stharling Soares, o homenageado Antonio Eustáquio da Rocha Soares e o vereador Jorge Santos | Crédito: Câmara de BH

Grande Colar do Mérito Legislativo

O presidente do PIC, Antonio Eustáquio da Rocha Soares, foi agraciado com o Grande Colar do Mérito Legislativo 2023, por indicação do vereador Jorge Santos, na última terça-feira (12). O Grande Colar do Mérito Legislativo, que foi criado há 20 anos, é uma honraria destinada àqueles que se destacaram em suas áreas de atuação. A cerimônia aconteceu no Plenário Amyntas de Barros, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, e contou com a presença do presidente da Câmara, Gabriel Azevedo, inúmeros parlamentares, homenageados e seus familiares e outros convidados ilustres.

Mistura Minas

O projeto Mistura Minas, que será aberto hoje e prossegue até o próximo dia 23, no jardim do Palácio da Liberdade, com entrada gratuita, promove encontros inéditos entre artistas da música contemporânea e tradicional mineira, trazendo ao público a mescla da música popular, com o rap, jazz, samba, hip hop, pop, rock e folclórica. Os shows valorizam efeitos visuais, com iluminação, projeções e efeitos especiais que prometem uma atmosfera imersiva. Mais de 20 artistas subirão ao palco, montado em um dos principais cartões-postais da cidade. Os shows acontecem de segunda a sexta-feira, às 20h. Aos sábados e domingos, tem roda de choro, às 16h, e os shows ocorrem às 19h. O acesso gratuito acontece por meio de retirada de ingressos pelo Sympla, no link www.sympla.com.br/evento/mistura-minas-2024/2273008. Haverá ingressos disponíveis no local conforme capacidade e disponibilidade lugares. A estreia da programação conta o lançamento do disco da Dea Trancoso, que ao lado de Regina Machado, Pedro Morais, Luiza Brina e Letícia Bertelli, realiza hoje um show inédito.

“Dia de Rock”

Com o grande objetivo de fomentar a cena do rock do Brasil, o festival “Dia de Rock” acontece pela primeira vez em Belo Horizonte, hoje, das 18h às 22h, com entrada gratuita. As principais atrações são Black Pantera, Traste e Last Warning. Com programação completamente gratuita, o evento ocorre embaixo do Viaduto Santa Tereza, local de grande efervescência cultural e simbólico para realizar a 1ª edição do evento na capital mineira. O festival tem origem em Juiz de Fora e reuniu mais de 20 mil pessoas em três edições de sucesso, trazendo 41 bandas para a cidade. Quem abre o festival com a potência do hardcore é a banda Last Warning de Belo Horizonte. O grupo foi um dos destaques na última mostra de bandas do “Dia de Rock”. Em seguida, a Black Pantera traz um show energizante com grandes sucessos. O grupo mineiro de Uberaba já passou por grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza e Oxigênio e acabam de chegar de uma turnê pela Europa.

“Aleijadinho Virtual”

Depois do sucesso em Ouro Preto a exposição “Aleijadinho Virtual – O primeiro artista brasileiro” chega hoje ao Museu de Congonhas (alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77, Basílica). A visitação pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. A mostra reúne a vida e as principais obras do mestre do barroco-rococó das Américas, oferecendo ao público uma experiência interativa em realidade virtual (VR) e uma exposição com as obras em realidade aumentada (AR). O projeto foi realizado pelo Studio KwO XR, e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura e tem entrada franca. Com o objetivo de contribuir para a preservação do patrimônio material do artista, criando um registro digital de alta definição de suas obras mais importantes, a exposição, que fica em cartaz até o dia 14 de janeiro de 2024, é composta por duas partes: uma experiência interativa em realidade virtual (VR), e uma exposição de obras do artista em realidade aumentada (AR).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Coisa” e “Mudas”

“Coisa” é um acontecimento do encontro entre pessoas. Encontro esse que se dirige ao conceito de comunidade enquanto um ecossistema, onde os diferentes organismos interagem em um determinado ambiente. Já “Mudas” nasce do desejo de realizar uma montagem sobre o feminino, em seus aspectos simbólicos e vividos. É com estas duas propostas que a turma de formandos do curso técnico em dança do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado (FCS), finaliza o ano de 2023 e, mais importante, um ciclo de aprendizado na escola de dança da instituição. Os espetáculos serão apresentados hoje e amanhã, às 20h, e domingo (17), às 19h no Teatro Francisco Nunes, localizado dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. As apresentações têm entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de 2 horas antes de cada apresentação, na bilheteria do teatro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas