Variedades

Destino BH será promovido em feira de turismo em Portugal

Anúncio marca um novo momento de projeção internacional do turismo brasileiro no mercado europeu
Destino BH será promovido em feira de turismo em Portugal
Destino Belo Horizonte vai estar representado na feira de turismo em Lisboa, Portugal | Foto: Reprodução Adobe Stock / Pedro

Após atingir o recorde histórico de mais de 9 milhões de visitantes internacionais em 2025, o Brasil ganha ainda mais destaque como o destino internacional convidado da 36ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL). Trata-se da principal feira de turismo de Portugal, que será realizada de 25 de fevereiro a 1º de março de 2026, em Lisboa. O anúncio reforça a posição estratégica do Brasil no mercado europeu e marca um novo momento de projeção internacional do turismo brasileiro.

A condição de país convidado garante ao Brasil protagonismo institucional, visibilidade ampliada junto ao trade internacional e uma programação especial ao longo dos cinco dias de evento, voltada à promoção da diversidade turística, à geração de negócios e ao fortalecimento da relação histórica entre Brasil e Portugal.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o anúncio representa uma oportunidade de ampliar a presença do Brasil no mercado europeu. “O que levaremos a Lisboa é plural, vibrante e autêntico, feito de gente que sabe receber, de paisagens que renovam e de experiências que ficam na memória. Vivemos um momento extraordinário no turismo brasileiro, com crescimento recorde, ampliação da malha aérea e um compromisso com a sustentabilidade. Estamos colocando o Brasil em um novo patamar no cenário global, gerando empregos, oportunidades e desenvolvimento para nosso País”, afirma.

A Europa é atualmente o segundo maior mercado emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da América do Sul. Em 2025, o fluxo de visitantes europeus cresceu 20%, com destaque para Portugal, que ocupa a segunda posição entre os países europeus emissores. Ao todo, 273.483 turistas portugueses visitaram destinos brasileiros no ano passado, crescimento de 25,251% na comparação com 2024, evidenciando a relevância estratégica desse mercado.

Estande do Brasil

O Brasil vai levar ao evento seu novo estande, com conceito imersivo e sensorial, voltado à promoção da diversidade de destinos e experiências turísticas. O espaço reunirá 24 coexpositores, incluindo representantes de destinos como Belo Horizonte, Pernambuco, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, São Sebastião, Mato Grosso do Sul, Porto Alegre e Foz do Iguaçu, ampliando as oportunidades de negócios e o relacionamento com operadores, agentes e parceiros internacionais. (Embratur)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas