Destino BH será promovido em feira de turismo em Portugal
Após atingir o recorde histórico de mais de 9 milhões de visitantes internacionais em 2025, o Brasil ganha ainda mais destaque como o destino internacional convidado da 36ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL). Trata-se da principal feira de turismo de Portugal, que será realizada de 25 de fevereiro a 1º de março de 2026, em Lisboa. O anúncio reforça a posição estratégica do Brasil no mercado europeu e marca um novo momento de projeção internacional do turismo brasileiro.
A condição de país convidado garante ao Brasil protagonismo institucional, visibilidade ampliada junto ao trade internacional e uma programação especial ao longo dos cinco dias de evento, voltada à promoção da diversidade turística, à geração de negócios e ao fortalecimento da relação histórica entre Brasil e Portugal.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o anúncio representa uma oportunidade de ampliar a presença do Brasil no mercado europeu. “O que levaremos a Lisboa é plural, vibrante e autêntico, feito de gente que sabe receber, de paisagens que renovam e de experiências que ficam na memória. Vivemos um momento extraordinário no turismo brasileiro, com crescimento recorde, ampliação da malha aérea e um compromisso com a sustentabilidade. Estamos colocando o Brasil em um novo patamar no cenário global, gerando empregos, oportunidades e desenvolvimento para nosso País”, afirma.
A Europa é atualmente o segundo maior mercado emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da América do Sul. Em 2025, o fluxo de visitantes europeus cresceu 20%, com destaque para Portugal, que ocupa a segunda posição entre os países europeus emissores. Ao todo, 273.483 turistas portugueses visitaram destinos brasileiros no ano passado, crescimento de 25,251% na comparação com 2024, evidenciando a relevância estratégica desse mercado.
Estande do Brasil
O Brasil vai levar ao evento seu novo estande, com conceito imersivo e sensorial, voltado à promoção da diversidade de destinos e experiências turísticas. O espaço reunirá 24 coexpositores, incluindo representantes de destinos como Belo Horizonte, Pernambuco, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, São Sebastião, Mato Grosso do Sul, Porto Alegre e Foz do Iguaçu, ampliando as oportunidades de negócios e o relacionamento com operadores, agentes e parceiros internacionais. (Embratur)
Ouça a rádio de Minas