Dia de Finados: veja a programação dos cemitérios em BH e outras cidades mineiras

A Igreja Católica celebra, neste sábado (2), o Dia de Finados. Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, todas as paróquias e cemitérios da capital mineira terão atividades religiosas especiais na data, como missas em intenção aos falecidos.
A programação começa às 7h30, no Cemitério da Paz, no bairro Caiçara, na região Noroeste da Capital, com a primeira missa do dia, presidida pelo bispo auxiliar dom Joaquim Mol. Outras missas também serão celebradas no local, em vários horários:
- 9h,
- 11h,
- 13h30,
- 15h e
- 16h30.
O acesso principal será pela avenida Presidente Carlos Luz, 850.
No bairro Bonfim, também na região Noroeste, está o Cemitério do Bonfim, inaugurado em 1897, sendo o mais histórico de Belo Horizonte. O equipamento público reúne um dos traçados arquitetônicos fúnebres mais ricos em detalhes do País, e túmulos de políticos como Olegário Maciel e Raul Soares, e de famílias poderosas como Savassi e Rousseff.
No local, para celebrar o Dia de Finados, haverá missas às 8h, 10h, 14h e 16h. A entrada principal se dá pela rua Bonfim, 1.120.
Já na região Leste da cidade, está o Cemitério da Saudade, segunda necrópole mais antiga de BH, que teve o seu primeiro sepultamento realizado em 1942. Por lá, haverá uma missa às 7h, e depois às 9h, presidida pelo bispo auxiliar dom Edmar José.
Outros horários (11h, 13h, 15 e 17h) também serão marcados por celebrações. O acesso dos visitantes ocorre pela rua Cametá, 585, no bairro da Saudade.
Leia também: Comércio de BH poderá funcionar no Dia de Finados
E no Cemitério Bosque da Esperança, no bairro Jaqueline, na região Norte de Belo Horizonte, onde estão sepultadas 36 mil pessoas, serão celebradas missas às 8h, 11h e 16h. Às 10h45 ocorre a tradicional chuva de pétalas que será realizada por um helicóptero. Os carros devem entrar pela portaria 2, localizada na rua Tipuana.

Confira a programação de Dia de Finados em outros cemitérios e cidades:
- Cemitério da Consolação: haverá missas às 8h, 10h e 15h, com acesso pela rua Jose Gomes Domingues, 2000, no bairro Jaqueline, na região Norte da capital mineira.
- Cemitério e Crematório Parque da Colina: terá três missas, sendo elas às 9h, 11h e 15h, além de uma apresentação do Coral do Instituto Mano Down, às 11h. O acesso será pela rua Santarém, 50, no Nova Cintra, na região Oeste de Belo Horizonte.
- Cemitério e Crematório Belo Vale: situado em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o cemitério terá duas missas, às 9h e às 15h, com apresentação musical do Instituto Mano Down.
- Cemitério Bom Jesus: localizado em Contagem, na RMBH, terá missa às 8h com o bispo Dom Nilvado, e outra às 10h.
- Cemitério Nossa Senhora da Conceição: situado em Mário Campos, na RMBH, terá uma única missa às 8h30, conduzida pelo bispo auxiliar dom Joel Maria.
- Cemitério Santa Luzia: localizado em Sete Lagoas, na região Central de Minas, terá missa às 9h com o bispo dom Francisco Cota. Já no Cemitério Santa Helena, na mesma cidade, as missas ocorrem às 8h, 10h, 12h e 15h.
- Cemitério Lagoa Santo Antônio: situado em Pedro Leopoldo, na RMBH, estará aberto a visitações de 7h às 17h.
- Cemitério Nossa Senhora Aparecida: localizado em Juiz de Fora, na Zona da Mata, o local ficará aberto das 7h às 18h e terá celebrações às 8h, 10h, 13h e 15h.
- Cemitério das Paineiras: situado em Araxá, no Triângulo Mineiro, o equipamento público terá missas às 7h, 9h e 16h.
- Cemitério Central: localizado em Itaúna, na região Centro-Oeste do Estado, as celebrações serão às 7h,10h e 16h.
Ouça a rádio de Minas