Dia Mundial do Meio Ambiente inspira programação especial nos museus da Pampulha

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, inspirou as equipes dos museus da Pampulha a criar uma programação que reflete sobre o tema em atividades artísticas, culturais e educativas. A Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) e o Museu Casa Kubitschek (MCK) promovem ao longo do mês uma série de ações, como exposição itinerante e concerto de cordas.
Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelos equipamentos museais da Pampulha, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no site do projeto.
Os jardins do MAP serão palco de um encontro que celebra a natureza na atividade “Paisagismo ecológico – Piquenique com Wellington Dias”, amanhã, das 10h às 12h. O artista Wellington Dias, idealizador do Jardim Mandala da UFMG, é o convidado para uma roda de conversa em formato de piquenique em meio ao paisagismo de Burle Marx. A proposta é abordar os elementos que fizeram parte da construção do jardim idealizado pelo ícone do modernismo em diálogo com os trabalhos do artista convidado. Para participar, basta realizar a inscrição pelo e-mail [email protected]. A classificação é livre.
Um dos símbolos de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha entra em foco na Semana do Meio Ambiente no Museus Pampulha. No próximo domingo (15), das 13h30 às 15h30, a equipe educativa do MCK convida os visitantes para vivenciar a “Mediação sobre a Lagoa da Pampulha e oficina de cerâmica”, que pretende refletir sobre a história e a preservação da Lagoa, seguida de experiência de modelagem em argila inspirada em animais da fauna da região. A atividade é voltada a todas as idades e as vagas são limitadas (sujeito a lotação).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Oficina
A fim de aproximar o público visitante de seu acervo, o MCK elaborou a atividade “Brincando de casinha: oficina de miniatura de móveis modernistas”, que será realizada no dia 28 de junho, das 10h30 às 12h30. A partir de referências do mobiliário da família Guerra, que habitou a casa pelo maior tempo, os participantes terão oportunidade de fazer reproduções de designs utilizando materiais de retalhos e reciclados, trazendo nova vida a fragmentos e dialogando acerca das especificidades do design de interiores modernista. A atividade é livre, sem necessidade de inscrições prévias e tem vagas limitadas).
Também no dia 28, das 9h às 12h, o MAP realiza mais uma edição do Percurso Pampulha com a “Caminhada cartografia sensorial – Edição Especial: Museu de Arte da Pampulha e a relação com a história de Belo Horizonte”. O objetivo é que os participantes possam construir um mapa orgânico com base na observação feita ao longo do caminho, como elementos de arquitetura, elementos sensoriais e percepções do corpo em relação ao espaço, registrando tudo isso em forma de desenho. O ponto de encontro da caminhada será na rua da Bahia, no bairro de Lourdes. Para participar, é necessário inscrição prévia pelo e-mail [email protected].
Ouça a rádio de Minas