“Diálogos MAP” recebe hoje Leda Martins

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Viaduto das Artes, promove mais uma edição do “Diálogos MAP”. Desta vez, a convidada é a professora, poeta, dramaturga e ensaísta Leda Maria Martins.
Entre outras especialidades, Leda é referência em reflexões sobre corpo, memória e performance, temas que irão ocupar as discussões durante a palestra, que é aberta ao público e tem entrada gratuita. O encontro ocorre hoje, às 19h, no Museu da Moda (Mumo), que fica na rua da Bahia, 1.149, Centro. Outras informações podem ser encontradas no site pbh.gov.br/bolsapampulha.
O “Diálogos MAP” consiste em uma programação de atividades presenciais e abertas ao público que integram a 8ª edição do Bolsa Pampulha, iniciativa do Museu de Arte da Pampulha (MAP). Ao longo do programa de residências artísticas, várias palestras, mesas redondas e encontros com artistas e pesquisadores estão sendo realizadas, de forma a incentivar e instigar a produção artística local.
Leda Maria Martins irá abordar questões desenvolvidas em seu mais recente livro, intitulado “Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela”, publicado pela editora Cobogó. A obra trata das interrelações entre corpo, memória, tempo, performance e produção de saberes. A professora defende que a experiência e a compreensão filosófica do tempo podem ser expressas através da linguagem constituída pelo corpo em performance, das liturgias do reinado ao teatro e às artes cênicas. Leda Maria Martins é poeta, ensaísta, dramaturga e doutora em letras/literatura Comparada pela UFMG.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Uma das mais importantes iniciativas que envolvem residência artística e estímulo à produção de artes visuais, o Bolsa Pampulha apresentou novidades nesta edição. Entre elas, ampliou sua atuação e abarcou os segmentos de design, arquitetura e arte-educação, além de artes visuais, o que aumentou o número de bolsas, que foram de 10 para 16 selecionados. Também criou um recorte territorial, de forma a atender exclusivamente artistas, designers, arquitetos, educadores, entre outros, residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).. O programa é uma realização do Museu de Arte da Pampulha (MAP).
Ouça a rádio de Minas