Variedades

De Diamantina ao Planalto: documentário revisita o legado de JK em BH

Filme amplia a narrativa de Juscelino Kubitschek como reinventor do Brasil. Confira também outros destaques de Variedades
De Diamantina ao Planalto: documentário revisita o legado de JK em BH
Crédito: Gervásio Baptista/Arquivo Pessoal

No dia 26 de fevereiro, às 18h30, o Teatro Feluma (Alameda Ezequiel Dias, 275 – Centro – BH) ganha ares de cinema para a exibição do documentário “JK, o futuro chamado ao presente”, com curadoria do pesquisador Fábio Chateaubriand Guedes. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e a Casa JK de Diamantina.

O filme amplia a narrativa de Juscelino Kubitschek como reinventor do Brasil ao revisitar a trajetória do menino Nonô de Diamantina ao líder que mudou os rumos do desenvolvimento brasileiro. Os ingressos são limitados e já podem ser adquiridos na plataforma Sympla.

Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:

Cine Santa Tereza traz “Um Pouquinho de Brasil”

O Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89) promove de 10 a 27 de fevereiro a mostra Especial de Carnaval: “Um Pouquinho de Brasil”. Serão apresentados documentários e filmes que exaltam a música brasileira – do samba à bossa nova e à tropicália -, incluindo cinebiografias de grandes nomes da canção nacional.

As sessões são gratuitas e os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema, a partir de 30 minutos antes do início dos filmes. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte. Haverá documentários como “Horizontes do Samba – Patrimônio Cultural de BH” e longas como “Noel, Poeta da Vila” e “Gonzaga – De Pai pra Filho” (foto).

Light FM comemora audiência

Com pouco mais de três anos no dial de Belo Horizonte, a Light FM (103,9) está comemorando os números de audiência alcançados em 2025. Levantamento feito pela emissora, baseado em dados divulgados pela Kantar Ibope Media, aponta um crescimento de 40% no share (participação no mercado) entre janeiro e dezembro de 2025 em um dos mercados radiofônicos mais competitivos do País. A pesquisa aponta também um avanço de 21% no horário comercial, que é de 2ª a 6ª feira, de 6h às 19h.

Emanuel Carneiro
Foto: Divulgação Rádio Light

Para 2026, a emissora anuncia a implantação de um novo sistema de transmissão que ampliará consideravelmente sua área de cobertura. “Teremos o sistema de transmissão mais moderno do País, com equipamentos de última geração, que levará mais qualidade e potência para os nossos ouvintes”, garante o diretor Emanuel Carneiro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas