Diamond Mall apresenta a mostra “Além do Horizonte”

Já pensou em encaixar argolas no famoso pirulito da Praça Sete, usar o antigo hotel Othon Palace, no coração do centro de Belo Horizonte, como ralador para um delicioso queijo gigante ou transformar o teto do coreto da Praça da Liberdade em espremedor de frutas? E que tal fazer da avenida Afonso Pena uma enorme pista de boliche? As imagens inusitadas e divertidas fazem parte da exposição “Além do Horizonte”, um convite para os moradores da capital mineira observarem pontos e prédios conhecidos da cidade de forma diferente, sob novas perspectivas e ângulos. O trabalho com mais de 20 telas ilustradas pelo artista belo-horizontino Gustavo Simões fica em cartaz no Piso L3 do Diamond Mall (avenida Olegário Maciel, 1.600, Lourdes) a partir de hoje e até 30 de julho. A visitação é gratuita.
A história das ilustrações, segundo Gustavo, nasce em 2016, época em que ele começou a fazer voos de drone pelo céu de Belo Horizonte de forma despretensiosa. O passatempo rendeu uma coleção de mais de 20 mil fotos aéreas da cidade e da região metropolitana. Isso sem falar de outros milhares de registros dos mais de 40 países pelos quais já passou.
Em 2019, Simões decidiu abrir um perfil no Instagram (@gustavosimoes.art) para postar algumas das imagens captadas. A ideia de um livro de fotos aéreas veio em 2022. O intuito era mostrar BH do alto, com visões e ângulos bem diferentes dos que estamos acostumados a ver no dia a dia.
O sucesso do livro e o engajamento nas redes sociais foi tamanho, que neste ano, ele começou a ilustrar as fotos.“É um trabalho que leva as pessoas a repensar e perceber que sempre podem ver diferente do óbvio”, conta o artista, acrescentando que apesar de nunca ter realizado cursos de desenho ou fotografia, já tinha facilidade para desenhar. Para incrementar as ilustrações aprendeu técnicas em vídeos na internet e usa uma caneta específica, com a qual desenha no photoshop.
Gustavo vende as fotos e desenhos que produz, desde a pandemia. O cliente tem a chance de optar pelo fine art – um nível estético mais refinado – ou pela impressão comum.
Para a superintendente do Diamond Mall, Jucilene Oliveira, receber a exposição de um artista tão criativo e com trabalho lúdico como o de Gustavo Simões, é motivo de alegria para o mall. “Os trabalhos dele, realmente, aguçam o nosso olhar e nos levam a perceber que a arte pode existir em tudo. Ela é um elemento crucial que colore nossas vidas. Está nos detalhes, nas nuances, na provocação”, destaca.
Ouça a rádio de Minas