Variedades

“Diarinho” quer estimular a educação infantil

Abordagem inovadora lançada pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO busca estreitar relações de estudantes, de 7 a 12 anos, com os temas de economia, sustentabilidade e negócios
“Diarinho” quer estimular a educação infantil
Conteúdos do DIÁRIO DO COMÉRCIO serão adaptados para o Diarinho | Crédito: Leonardo Morais

A nova geração demanda por conteúdos adaptados à sua linguagem, estilo de vida e faixa etária. Segundo relatório da Reuters, os veículos tradicionais precisam encarar essa nova realidade, ampliando a disponibilidade de formatos e de tópicos tratados pelas notícias, sem perder o profissionalismo e a credibilidade. É partindo dessa proposta que surge o “Diarinho”, uma iniciativa do DIÁRIO DO COMÉRCIO voltada para a educação infantil.

O jornal buscará, através da educação infantil, compartilhar com estudantes, inicialmente de 7 a 12 anos, temáticas tratadas no veículo mineiro. A abordagem seguirá as características demandadas pela nova geração, com conteúdos lúdicos e interativos sobre economia, negócios e sustentabilidade. 

Segundo o diretor-executivo do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Yvan Muls, a iniciativa surgiu a partir de uma relação histórica entre o veículo e a Escola Municipal Arthur Guimarães, vizinhos de muro e primeira unidade a receber os exemplares do jornal feito especialmente para crianças. 

E essa parceria não é de agora. Há alguns anos, a empresa cedeu um espaço de cerca de 300 metros quadrados (m²) para que a instituição de ensino utilizasse no programa “Escola Integrada”. Relação essa, que se estreitou ainda mais com a realização de oficinas com os alunos na sede do jornal. Desse relacionamento, surgiu, então, a ideia do “Diarinho”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Segundo Yvan Muls, ao apoiarem a iniciativa, as empresas ajudam a transformar o futuro das crianças | Crédito: Leonardo Morais

“Lançamos o desafio de traduzir matérias cotidianas do DIÁRIO DO COMÉRCIO na linguagem infanto-juvenil. A iniciativa surgiu para resgatar e ampliar o hábito de leitura das crianças e iniciar o conceito de economia, mercado e emprego, a partir das escolas.”

Yvan Muls, Diretor-Executivo do Diário do Comércio

O conteúdo do “Diarinho” possibilita que os professores possam trabalhar suas disciplinas, a partir desse material, dentro da realidade do dia a dia e da atividade econômica de Minas Gerais. Com jogos e passatempos, o jornal promove aprendizagem única para a edução infantil, de forma lúdica, com engajamento ativo, estímulo à criatividade, desenvolvimento de habilidades e fortalecimento do vínculo com a leitura.

Parcerias podem garantir o futuro do projeto do DIÁRIO DO COMÉRCIO

A abordagem do “Diarinho”, segundo Muls, é inovadora e desperta o interesse das crianças pelo mundo dos negócios desde cedo, preparando-as para o futuro. Entretanto, é necessário que parceiros também abracem essa causa visando fortalecer o projeto. “Ao apoiarem a iniciativa, as empresas ajudam a transformar o futuro das crianças”, argumenta.

As primeiras edições contam com apoio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Governo de Minas, que acreditam na importância da educação para a construção do futuro, partindo da educação.

Parcerias como essas são importantes para que o jornal, atualmente com duas edições confirmadas, tenha continuidade em 2024 e possa atuar no processo de educar, formar e qualificar a nova geração.

Ainda no hall das parcerias, o Coletivo E aceitou o desafio de adaptar o conteúdo do DIÁRIO DO COMÉRCIO à linguagem infantojuvenil. A empresa acredita que a comunicação tem o poder de impulsionar mudanças significativas. E, de forma colaborativa, aproxima as organizações das pessoas com uma comunicação simples, criativa e humanizada, por meio de projetos que buscam provocar ações conscientes e efetivas para transformar o mundo.

O Diarinho adapta conceitos e dados econômicos para a linguagem das crianças | Crédito: Reprodução/Diarinho

Como apoiar as próximas edições do “Diarinho”

Se interessou pelo projeto e quer, através de sua empresa ou instituição, colaborar para a qualificação de crianças e jovens mineiros? Faça contato agora mesmo com nosso comercial no e-mail [email protected] ou telefones (31) 99959-2706 ou (31) 3469-2007 e saiba como.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas