Diário do Comércio é finalista em Prêmio de Jornalismo para a Solidariedade; veja como votar

O 3º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade divulgou, nessa quarta-feira (19), as reportagens finalistas do concurso. Na categoria “texto” de jornalismo tradicional está a matéria “Inspirado por invenção mineira, projeto Litro de Luz ilumina 120 comunidades brasileiras com energia solar“, da subeditora do Diário do Comércio, Juliana Baeta. Para chegar aos vencedores, o concurso abriu uma votação popular. Para votar na reportagem do Diário do Comércio, clique aqui.
A iniciativa do Instituto MOL busca reconhecer o trabalho de jornalistas, comunicadores populares e estudantes de comunicação que contribuem para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil, destacando a importância dos temas para o exercício da cidadania no Brasil.
A reportagem sobre o Litro de Luz conta a história do projeto que desenvolveu uma solução sustentável para fornecer iluminação a comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas, e também urbanas, que não contam com energia elétrica ou que possuem iluminação precária.
A iniciativa foi inspirada pela invenção do mecânico de Uberaba, Alfredo Moser, que também teve sua história contada no Diário do Comércio.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Conheci o Moser há cerca de 10 anos, quando fiz uma reportagem para outro veículo sobre a sua criação que buscava ajudar as pessoas no escuro: a lâmpada de Moser. Ao procurar saber, recentemente, sobre o andamento da sua invenção, descobri o Litro de Luz, um projeto gigante inspirado pelo Moser e que já estava impactando mais de 30 mil pessoas no Brasil. Foi assim que confirmei o que uma boa ideia sobre ajudar os outros é capaz de causar no mundo”, relata a jornalista.
Vote na reportagem do Diário do Comércio
Além das seis reportagens finalistas na categoria “texto” de jornalismo tradicional, o Prêmio Mol de Jornalismo para a Solidariedade também conta com as categorias de “áudio”, “vídeo” e “foto” de jornalismo tradicional, de “jovem jornalista” e “jornalismo comunitário”.
A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 7 de abril, no MASP em São Paulo, onde os vencedores serão conhecidos.
Ouça a rádio de Minas