Variedades

Diário do Comércio é finalista do Prêmio CDL/BH de Jornalismo na categoria podcast

Resultado oficial do prêmio será divulgado no dia 28 de novembro
Diário do Comércio é finalista do Prêmio CDL/BH de Jornalismo na categoria podcast
Daniela Maciel concorre a premiação pela quarta vez. Foto: Arquivo Pessoal

O Diário do Comércio está entre os finalistas da 12ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo. Na categoria de podcast, a jornalista Daniela Maciel concorre à premiação com a reportagem “Confeitaria muda vida de mulheres pelo Brasil“.

Esta é a terceira vez que a profissional fica entre os finalistas do tradicional prêmio de jornalismo em Minas Gerais. Em participações anteriores, a repórter conquistou por duas vezes o título de melhor repórter em terceiro lugar.

“É uma alegria essa indicação, pois é um reconhecimento a um projeto de podcast idealizado por mim e pela [editora executiva do Diário do Comércio] Luciana Montes. Propus fazer em formato de podcast para trazermos pessoas de todos os lugares do Estado”, diz Daniela.

“Essa edição especial do podcast foi com a Dani Formigueiro, uma pessoa com uma grande história, é uma fonte que virou minha amiga. Um pouco do segredo desse episódio, em específico, é essa nossa relação: uma mulher que, muito antes da palavra empoderamento entrar na moda, é uma mulher que já empoderava outras mulheres”, declara a finalista.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para Daniela Maciel, o episódio carrega a força e a atuação de uma mulher e a sua capacidade de comunicação. “Foi um papo de amigas, de uma confiança que existe uma na outra para poder falar. É uma mulher mineira, que está fora do eixo Rio e São Paulo, uma mulher negra, que faz o maior evento de confeitaria do Brasil em Belo Horizonte, que reúne gente do Brasil inteiro, e personalidades do mundo da confeitaria, como Beca Milano, Naná Negrão”, pontua.

Dani Formigueiro. Foto: Gustavo Amorim

Inscrições para o prêmio registraram recorde em 2024

Registrando um volume recorde de inscritos, a 12ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo terá no dia 28 de novembro a lista final com os nomes dos vencedores. Ao todo, a CDL/BH recebeu quase 300 trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de Minas Gerais e São Paulo.

O resultado de reportagens inscritas foi 125,38% maior que o número da última edição. 

A premiação reconhece os melhores trabalhos sobre o setor de comércio e serviços de Minas Gerais e trouxe nesta edição uma grande novidade: a criação da categoria Podcast, para reportagens, de caráter jornalístico, publicadas em um site de veículos ou em uma plataforma de streaming. As demais categorias  presentes nesta edição foram: Texto, Áudio, Vídeo,  Fotojornalista, Cinegrafista e Jornalismo Universitário. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas