Variedades

Reportagem do Diário do Comércio sobre inovação em saúde é finalista no 1º Prêmio Lide de Jornalismo

Reportagem de Daniela Maciel concorre na categoria Texto com matéria sobre a vocação de BH para inovação em saúde
Reportagem do Diário do Comércio sobre inovação em saúde é finalista no 1º Prêmio Lide de Jornalismo
Foto: Arquivo Pessoal

O Diário do Comércio é finalista em mais um prêmio de jornalismo. Desta vez, a jornalista Daniela Maciel concorre ao 1º Prêmio Rede Lide de Jornalismo pela Ciência, Tecnologia e Inovação na categoria texto com a reportagem Belo Horizonte renova vocação para ser polo de inovação em saúde.

A reportagem mostra como a capital mineira reforça sua vocação histórica para inovação em saúde com novos programas em grandes hospitais e a criação de hubs de tecnologia.

A Santa Casa BH, por exemplo, desenvolve soluções como modelos anatômicos em 3D de baixo custo por meio do Órix Lab, enquanto a Unimed-BH criou o Horizontes Hub para integrar startups e projetos em transformação digital.

O ecossistema ganha ainda o novo laboratório de Biologia Molecular da Biominas em parceria com a Himedia, que oferece infraestrutura avançada para pesquisadores e empresas. As iniciativas consolidam a capital como um polo de ciência, tecnologia e inovação em saúde.

Daniela Maciel ressalta que o Diário do Comércio faz uma cobertura atenta sobre tecnologia e inovação em Minas e que a página Vanguarda tem a missão de ir além da cobertura factual, destacando tendências e grandes movimentos do ecossistema de inovação.

“Observando as notícias que chegavam e conversando com atores do trade, percebemos que Belo Horizonte estava retomando um lugar que sempre foi seu, a de uma cidade em que a ciência, especialmente a voltada para a saúde, faz parte da história, do modelo de crescimento socioeconômico e do propósito. Ouvir cada fonte foi uma aula não só sobre tecnologia e planejamento, mas principalmente sobre espírito de coletividade e responsabilidade pública”, conta.

Premiação acontece em 24 de novembro

A premiação busca reconhecer jornalistas e estudantes que se dedicam a contar as histórias da ciência, da tecnologia e da inovação em Minas Gerais, fortalecendo a relação entre a pesquisa e a sociedade.

Os vencedores serão conhecidos no dia 24 de novembro, em cerimônia realizada no campus Pampulha da UFMG.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas