Dupla conquista: Diário do Comércio é premiado e homenageado no Prêmio CDL/BH de Jornalismo
Prestígio e reconhecimento duplos. O Diário do Comércio foi homenageado pela gestão da presidente do veículo, Adriana Muls, e premiado na categoria texto, com a jornalista Juliana Baeta, durante o 13º Prêmio CDL/BH de Jornalismo, em cerimônia realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) na sede da entidade, no bairro Boa Viagem, na região Centro-Sul de BH, na noite desta terça-feira (16).
“Em um ambiente em que se celebra os talentos da imprensa mineira, é uma sensibilidade da CDL de reconhecer vozes femininas que fazem a diferença no jornalismo com um outro olhar para os dilemas da sociedade, para um jornalismo de qualidade, sensível e, ao mesmo tempo, propositivo e profundo. Que a gente que está sendo homenageada aqui hoje possa expandir a nossa voz para outras mulheres, ampliando nosso olhar pro mundo com a nossa sensibilidade e a vontade de transformação. Fico muito feliz e honrada de receber essa homenagem”, afirmou Adriana Muls, que também é diretora editorial do Diário e defensora do jornalismo propositivo, que vai além dos fatos ao abrir a possibilidade de mobilização por meio da informação.
Jornalista formada pela PUC Minas, com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialização em Comunicação para Gestão de Crises, Adriana Muls assumiu a presidência do Diário do Comércio em 2019. O veículo, que completou 93 anos em 2025, é o único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais.
A presidente do Diário do Comércio também é idealizadora do Prêmio José Costa, criado em 2007 em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e Instituto Orior. O prêmio já está em sua 9ª edição e reconhece organizações e pessoas que fortalecem o desenvolvimento do Estado.
Além disso, desde 2017, Adriana coordena o Movimento Minas 2032, uma iniciativa que busca engajar todos os setores da sociedade na construção de um futuro mais sustentável, justo e igualitário. Também está à frente do Projeto Parceiros do Futuro –Cenários Minas 2040, que em parceria com a consultoria Spine se propõe a mobilizar empresários, acadêmicos, lideranças políticas e a sociedade civil para um debate aprofundado sobre as potencialidades e os entraves da economia mineira, criando uma agenda de desenvolvimento sustentável e de longo prazo.

De acordo com a CDL, as homenagens são uma forma de reconhecer a excelência de quatro mulheres no comando de redações tradicionais do jornalismo mineiro. “Elas simbolizam o talento, a coragem e a sensibilidade de quem está à frente de grandes redações. São líderes que inspiram equipes, pautam debates e abrem caminhos para novas gerações. É um orgulho para a CDL/BH prestar essa homenagem e reconhecer o papel transformador dessas profissionais”, afirmou o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva.
Além de Adriana Muls, foram celebradas Maria Cláudia Santos, da Itatiaia; Renata Nunes, de O Tempo; e Patrícia Gomes, da Record Minas.
Jornalista do Diário do Comércio é premiada

A jornalista Juliana Baeta conquistou o 3º lugar na categoria “texto” com a matéria Empreendedorismo indígena: entre a aldeia e a cidade, povos originários buscam autonomia.
“Me sinto grata por representar o Diário do Comércio nesta premiação que trata da economia e do empreendedorismo na cidade, principalmente com um tema que nós, imprensa, tratamos tão pouco: o protagonismo dos povos indígenas no desenvolvimento da sociedade e, mais urgente do que nunca, na nossa sobrevivência enquanto planeta”, celebrou a jornalista.
Já o jornalista Leonardo Morais, foi finalista na categoria “repórter fotográfico” com as imagens das reportagens Cidade vertical: Edifício Maletta luta para reerguer protagonismo histórico e Entre receitas e memórias, imigrantes latino-americanos reconstroem o futuro em BH.

De acordo com a CDL, as reportagens finalistas foram selecionadas por uma comissão julgadora formada por profissionais de comunicação, representantes de entidades do setor e especialistas convidados. “O Prêmio CDL/BH de Jornalismo tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho da imprensa e acadêmico na produção de conteúdos que fortalecem o ambiente de negócios e promovem o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais”, informou a entidade, em nota.
Além de texto e repórter fotográfico, o prêmio reconheceu os melhores trabalhos nas categorias áudio, vídeo, podcast, repórter cinematográfico e jornalismo universitário. Criado em 2012, o prêmio CDL/BH de Jornalismo tem como propósito valorizar os profissionais que contribuem para um jornalismo ético e comprometido com a sociedade.
CDL/BH é porta-voz de mais de 13 mil associados
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é uma entidade de classe sem fins econômicos, filiação política, partidária ou religiosa. Há mais de 60 anos, a entidade promove soluções para o comércio varejista e os setores de serviços da Capital, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da comunidade. Atualmente, a CDL/BH é porta-voz de mais de 13 mil associados.
Ouça a rádio de Minas