Domingo, na Pampulha, terá evento gratuito pelo Dia Mundial da Saúde com Drauzio Varella

Uma das principais autoridades médicas do País, Drauzio Varella estará em Belo Horizonte, neste domingo (6), para falar sobre os principais cuidados que a população deve adotar a fim de ter uma vida mais saudável.
A presença do médico, que também é cientista e escritor, vai compor a programação das comemorações do Dia Mundial da Saúde que, neste ano, acontece na praça Geralda Damata Pimentel, a poucos metros da Lagoa da Pampulha, que é conhecida como praça da Pampulha.
Promovido pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio em Minas Gerais (Sesc em Minas), o evento propõe democratizar o acesso à informação de qualidade sobre saúde, convidando as famílias a refletir sobre seus hábitos e a buscar o bem-estar. Por isso, a escolha do espaço público.
O médico, aliás, é conhecido por participar de quadros, tanto na TV quanto no YouTube, com uma abordagem que alia rigor científico e linguagem clara e popular. Além da palestra de Drauzio Varella, haverá ainda uma série de outras atividades.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

“Nós teremos um domingo com aferição de pressão, quick massage, balança de bioimpedância e orientação nutricional, além de espaço de lazer, atividades recreativas para as crianças, atividades circenses, pontos de hidratação e shows com Fundo de Quintal e do bloco de Carnaval Quando Como Se Lambuza”, adianta a gerente de Saúde do Sesc em Minas, Gilsane Duarte Rodrigues.
A programação na praça Geralda Damata Pimentel começa às 9 horas.
OMS
Celebrado anualmente em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma campanha para conscientizar a população global sobre a importância do autocuidado. Em apoio a essa iniciativa, o Sistema Fecomércio MG tem se destacado na promoção de eventos voltados para a saúde e bem-estar desde 2024.
A primeira edição, realizada no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na região Central de Belo Horizonte, reuniu aproximadamente mil pessoas. Neste ano, a expectativa do Sistema Fecomércio é reunir 3 mil pessoas.

O Sesc
Há décadas, o Sesc em Minas tem reforçado um papel importante em ser uma entidade provedora de serviços de saúde, expandindo a atuação tanto na Capital quanto no interior do Estado.
Segundo Gilsane Rodrigues, a entidade oferece uma gama variada de serviços, que vão desde consultas em diversas especialidades até exames e vacinação. “Em várias de nossas unidades pelo Estado, temos serviços diversificados voltados à saúde. São consultas em diversas especialidades, acesso a exames, e as nossas vacinações particulares que são bem conhecidas e com preços bem acessíveis e as vacinações públicas que também aplicamos em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH)”, explica.
De acordo com ela, a acessibilidade é um dos pilares da atuação do Sesc em MG. A adesão aos serviços de saúde da entidade tem valores diferenciados para o comércio, que é o público preferencial do Sesc, idosos, conveniados e público em geral.
Em Belo Horizonte, os serviços estão distribuídos em diversas unidades e são as seguintes:
• Sesc Centro de Excelência em Saúde (São Francisco): clínica médica, pediatria, cardiologia, odontologia e outros serviços médicos, além de exames como ultrassonografia e mamografia
• Sesc Tupinambás (Centro): nutrição, endocrinologia, pilates e outros.
• Sesc Santa Quitéria (Carlos Prates): pilates
Uma das recentes expansões do Sesc em Minas foi a ativação dos serviços de saúde em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com a inclusão de atendimento de nutrição clínica e a futura oferta de pilates e de aparelhos com fisioterapeuta.
Além das unidades fixas, o Sesc em Minas conta com unidades móveis que levam saúde para diversas regiões mineiras. “São três carretas para consultas e exames oftalmológicos, cinco caminhões para odontologia, dois para a saúde da mulher e, a partir de maio, receberemos uma unidade móvel voltada à saúde do homem”, conclui.
Ouça a rádio de Minas