Em Brumadinho, eventos debatem tragédia

Mães da cidade de Brumadinho e também das 272 vítimas fatais da tragédia da Mina Córrego do Feijão, assim como órfãos que perderam suas mães no desmoronamento da barragem , serão homenageados neste sábado com uma programação que inclui música e reflexão.
Será realizado em Brumadinho um concerto musical com Marcus Viana e Sagrado Coração da Terra, entre outros. Porém, antes das apresentações, na parte da manhã, haverá um seminário com a participação de Marina Silva, Padre Júlio Lancellotti e Daniela Arbex, entre outros, sobre a força da indignação como motor para transformação social e para gerar esperanças. A participação nos dois eventos é gratuita.
O seminário “Redes de Esperança e Indignação”, está marcado para as 10h deste sábado no auditório da Secretaria de Educação de Brumadinho (rua Presidente Kennedy, 20). Os trabalhos serão abertos pela presidente da Avabrum, Alexandra Andrade.
O encontro tem as presenças confirmadas de Marina Silva, ambientalista e ex-senadora pela Rede de Sustentabilidade; Padre Júlio Lancellotti, que estará on-line; a representante dos familiares das vítimas, Alexandra Andrade, que perdeu um irmão e um primo na tragédia de Brumadinho; e a jornalista Daniela Arbex, autora do livro “Arrastados”, que narra os bastidores do desmoronamento da barragem. A plateia poderá encaminhar perguntas para os participantes.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Apresentação
Já no palco, a partir das 18h no Estacionamento Central de Brumadinho, estarão Marcus Viana, o grupo Sagrado Coração da Terra e o Coro Madrigale, além de artistas como Sanráh Ângelo e a banda de percussão Batucabrum, a cantora lírica Nabila Dandara, Arnon Oliveira, Lincoln Cheib, Augusto Rennó, Bárbara Barcellos, Bárbara Garcia, Ivan Corrêa, Eduardo Campos, João Viana e Will Motta. Durante o show, serão apresentados depoimentos de mães que perderam seus filhos na tragédia da Mina Córrego do Feijão.
O espetáculo será dividido em três blocos, com repertórios dedicados à “Mãe Terra”, gestora da natureza e do meio ambiente; à “Mãe Espiritual”, que como Maria tira sua força das adversidades e da luta; e à “Mãe Luz”, mulher que ama, educa e alimenta o ser.
Os eventos fazem parte do Projeto Legado de Brumadinho, realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da barragem em Brumadinho.
Ouça a rádio de Minas