Variedades

Empreendedorismo: ter o próprio negócio está na lista dos principais desejos dos brasileiros

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023, o objetivo aparece na terceira posição, atrás somente de “viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria”
Empreendedorismo: ter o próprio negócio está na lista dos principais desejos dos brasileiros
Semana Global do Empreendedorismo é o maior evento mundial de mobilização do assunto, no qual o Sebrae é embaixador no Brasil | Crédito: Reprodução Freepik

Mais de 90 milhões de brasileiros estão envolvidos diretamente com o empreendedorismo. Na lista dos 15 principais desejos, “ter o próprio negócio” figura na terceira posição, atrás de “viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria”. Esse resultado coloca o País entre os mais empreendedores do mundo, de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023. Em Minas Gerais, são mais de 2,1 milhões de pequenos negócios, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, segundo dados da Receita Federal.

Para promover o crescimento econômico e a inovação por meio do empreendedorismo, foi criada a Semana Global do Empreendedorismo 2024 (SGE), maior evento mundial de mobilização do assunto, no qual o Sebrae é embaixador no Brasil. O tema da 17ª edição, que acontece entre 18 e 24 de novembro, é “Empreendedorismo é para todos” e objetiva acolher diversos perfis de donos de negócios, com suas necessidades e desafios, a exemplo de jovens, seniores, mulheres e rurais.

Em Belo Horizonte, a sede do Sebrae Minas contará com palestras sobre controles financeiros e precificação, como montar um canvas, Inteligência Artificial com foco em negócios Pet e empreendedorismo feminino. As inscrições devem ser realizadas com antecedência pelo Sympla.

Dia Internacional

No dia 19 de novembro de 2014, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino para destacar e valorizar o papel das mulheres nos negócios.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para incentivar, apoiar e fortalecer as proprietárias de pequenos negócios, o Sebrae Minas conta com o Sebrae Delas. A iniciativa tem o objetivo de fomentar e profissionalizar práticas empresariais e políticas públicas para valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres. O programa mescla os saberes e a força feminina direcionada aos negócios, atuando em quatro frentes: inteligência, sensibilização, articulação e formação de rede, e capacitação.

O Sebrae Delas é uma oportunidade para impulsionar ações empreendedoras femininas de sucesso e estender seu alcance por meio da SGE.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas