Variedades

Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática, em BH, terá mais de 40 mil itens

Evento é organizado pela Associação Mineira de Filatelia e Numismática
Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática, em BH, terá mais de 40 mil itens
Crédito: Reprodução

Mais de 40 mil itens vão circular durante o Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática, que abrange selos, postais, cartas, cédulas, moedas e medalhas e muitas outras peças que formam esse universo de história, arte, cultura, política, música, fauna, geografia, flora e muito mais. O encontro começa nesta quinta-feira (18) e vai até sábado (20), no Hotel Royal Golden (rua Rio Grande do Norte, 1.015 – Savassi – Belo Horizonte). O horário é de 9h às 19h e a entrada é gratuita.

Organizado pela Associação Mineira de Filatelia e Numismática, a programação deste ano conta com duas exposições especiais: a 1ª Expo BH, competição filatélica com 25 coleções de várias regiões do Brasil e que foram selecionadas pela Federação Brasileira de Filatelia (Febraf), e a mostra Minas Gerais na Numismática, que reúne itens relacionados ao Estado como cédulas, vales, apólices, moedas, medalhas e outras, compreendendo do século XVIII ao XX. “Este acervo de valor numismático histórico é uma homenagem a Minas Gerais e ao centenário da Sociedade Numismática Brasileira (SNB) e pertence ao comendador Gilberto Fernando Tenor, presidente da entidade”, informa Mariana Campos de Souza Justo, diretora comercial da SNB.

O encontro, segundo os organizadores, é importante para aproximar os aficionados por coleções e o público de todas as idades. Há, ainda, a feira de comercialização – espaço tradicional em qualquer evento desses segmentos realizado no mundo – na qual participam representantes de Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Raridades e curiosidades

Nesta primeira edição da Expo BH, é possível encontrar curiosidades como o Penny Black, primeiro selo emitido no mundo pela Inglaterra, em 1840, e a famosa série brasileira Olho de Boi, a segunda emissão feita por um país, em 1843, e o primeiro na América Latina. Mas as atrações filatélicas não param por aí. Entre as 25 coleções expostas estão, por exemplo, as Cartas reais para Minas Gerais, que trazem correspondências durante os reinados de Dom João V e Dom José I, de 1718 a 1774. O teor era diversificado, como aguardente (Dom João V – 1718), escravos (Dom João V – 1725) e diamantes (Dom José I – 1752).

Filatelia e Numismática
Crédito: Reprodução

Na mostra Minas Gerais na Numismática, raridades históricas revelam, do século XVIII ao XX, peças cunhadas, produzidas, carimbadas e emitidas em território mineiro desde o período colonial. Entre as preciosidades estão o Recibo da Casa de Administração Geral dos Diamantes: documento de 1773 emitido em Tijuco, hoje Diamantina, referente a dezesseis oitavas de ouro entregue ao estabelecimento.
Há também a Medalha Inaugural, que foi a peça de lançamento com imagem da nova capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1897.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas